Diagnóstico do Terceiro Setor – Minas Gerais

///Diagnóstico do Terceiro Setor – Minas Gerais

Diagnóstico do Terceiro Setor – Minas Gerais

Conhecer e fortalecer o Terceiro Setor é impulsionar o Desenvolvimento Sustentável.

O projeto Diagnóstico do Terceiro Setor – Minas Gerais, é uma correalização do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Velamento de Fundações e às Alianças Intersetoriais – CAOTS / Ministério Público de Minas Gerais e da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado – FUNDAMIG, que busca retratar, de maneira aprofundada e completa, a situação das Organizações da Sociedade Civil – OSC – de Minas Gerais, de forma a basear, categoricamente, um planejamento amplo para o desenvolvimento sustentável, via fortalecimento do Terceiro Setor mineiro.

O projeto pretende beneficiar, diretamente, as Organizações (dos três setores da sociedade) que atuam no fortalecimento do Terceiro Setor (ODS 17 – Parcerias em prol das Metas), fornecendo base para planejamentos de ações assertivas no apoio às OSCs. Indiretamente, beneficiará a todas as OSCs do Estado, uma vez que serão impactadas pelas ações realizadas pelas organizações de fortalecimento e apoio, atingindo, ainda, a toda a população do estado, que é beneficiária das Organizações Sociais nas suas mais diversas áreas de atuação, como Saúde, Educação, Assistência Social, Meio Ambiente, etc.

O último diagnóstico do Terceiro Setor foi idealizado e coordenado pelo atual vice-presidente da FUNDAMIG, Dr. Tomáz de Aquino de Resende, e realizado pelo Centro de Apoio Operacional ao Terceiro Setor – CAOTS / Ministério Público de Minas Gerais – MPMG, no ano de 2006, abrangendo o município de Belo Horizonte/MG.

O Mapa das Organizações da Sociedade Civil – MOSC / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) reúne dados cadastrais das organizações formalmente registradas, extraídos automaticamente de bases de dados, entretanto, o preenchimento do formulário, com informações atualizadas de contato e ODS de atuação, por exemplo, depende das próprias Organizações, que, em sua maioria, não o fazem de forma proativa / assertiva. Por essa razão, a primeira fase do projeto, a ser realizada ao longo de 2022, pretende selecionar voluntários em todos os 853 municípios do Estado, a serem capacitados, inclusive em parceria com o IPEA, para que possam auxiliar as organizações nesse preenchimento.

Em um segundo momento, o que a coordenação do projeto chama de fase 2, essa base cadastral atualizada será essencial para uma pesquisa diagnóstica ainda mais aprofundada, com as mais de 80 mil Organizações da Sociedade Civil, de direito privado, sem fins lucrativos e finalidade pública – Terceiro Setor – sediadas e que atuam no Estado de Minas Gerais, em seus 853 municípios, por meio de Voluntariado, parcerias e Alianças Estratégicas Intersetoriais, e criação de base de dados gratuita e online, facilmente acessível a todas as Organizações que atuem no fortalecimento do Terceiro Setor Mineiro e à toda a população interessada.

Para essa empreitada, a FUNDAMIG conta com uma equipe de especialistas em Projetos de Desenvolvimento, em Pesquisa, em Voluntariado e em Comunicação, além de parceiros como a Fundação Dom Cabral, o SESC Minas, o IPEA, a Associação Mineira de Municípios, o Movimento Minas 2032, a Conectidea, o Minas Voluntários, dentre outros. Conheça mais sobre o projeto e seja nosso parceiro nesse trabalho (clique e veja a apresentação do projeto).

Saiba mais sobre a parceria entre a FUNDAMIG e o CAOTS/MPMG: https://fundamig.org.br/fundamig-assina-acordos-de-cooperacao-tecnica-com-ministerio-publico-de-minas-gerais-e-fundacao-dom-cabral/

Assista a entrevista que a nossa superintendente-executiva e Gerente do Projeto D3SMG, Julia Caldas de Almeida, realizou com o idealizador do projeto e VP da FUNDAMIG, Dr. Tomáz de Aquino Resende, sobre o trabalho apresentado há exatos 15 anos: https://www.youtube.com/watch?v=Dr9dCeE8BPg&t=10s

2022-02-24T18:34:26-03:0024, 02, 22|0 Comments

Leave A Comment