Salão do Encontro reabre para visitações guiadas em 2022

///Salão do Encontro reabre para visitações guiadas em 2022

Salão do Encontro reabre para visitações guiadas em 2022

Foto: Emerson de Souza

As visitas, que devem começar ainda no primeiro semestre, fazem parte das ações de Educação Patrimonial do Projeto Semeando Cidadania, Saber & Cultura

As visitas didáticas guiadas ao Salão do Encontro retornarão ainda no primeiro semestre deste ano. A instituição irá respeitar as autoridades em saúde e seguirá todas as regras de biossegurança.  O Salão é registrado como Patrimônio Cultural Imaterial de Betim. O título foi concedido em 2000 pela forma de ensinar do Salão do Encontro, por meio de técnicas de valorização da cultura mineira, como a tecelagem, a pintura e o artesanato, que tornam a nossa metodologia única e representativa na nossa comunidade.

As visitas serão direcionadas principalmente para alunos da rede municipal de Betim, municípios adjacentes e comunidade em geral, com o propósito de promover Educação Patrimonial, ação que prevê o ensino das culturas e tradições de um povo, de modo a valoriza-las e mantê-las vivas. Em suma, é uma forma dinâmica e criativa da escola se relacionar com o patrimônio cultural da região.

Este é um dos pilares do Projeto Semeando Cidadania, Saber & Cultura, realizado no Salão do Encontro, com o patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais. Aqui no Salão, desenvolvemos essa iniciativa por meio das oficinas de artesanato e técnicas arte-educativas em duas unidades: Matriz, no bairro Angola, e Filhote, no Laranjeiras, preservando a cultura mineira.

“Esperamos que durante essas atividades educativas possamos reforçar nos estudantes de Betim a importância de valorizar os patrimônios da cidade. O Salão é um deles e queremos que as gerações futuras reconheçam e valorizem as técnicas que mantemos na instituição há mais de 50 anos”, destaca a Gerente de Projetos e Captação de Recursos, Maria de Lourdes Leite.

Novidades após um ano desafiador

O ano de 2021 se encerrou após um período desafiador por conta da pandemia. Até julho, as atividades de arte-educação ainda eram realizadas de forma remota. A instituição disponibilizou cadernos de atividades para as crianças, além de vídeos explicativos e com atividades lúdicas, artísticas e culturais – todos postados no nosso canal no YouTube.

“Esses materiais foram de suma importância para mitigar a defasagem no ensino aprendizagem das crianças”, destacou a coordenadora pedagógica da Escola Complementar, Aline Silva. 

Em agosto, após autorização da Secretaria Municipal de Educação (Semed), retornamos com nossas atividades presenciais. Inicialmente de forma híbrida, com revezamento de turmas para evitar aglomerações, e em novembro, com a capacidade máxima. Sempre obedecendo rigorosamente os protocolos de biossegurança.

O ano encerrou com chave com ouro com as mostras “Construtores do Futuro”, que expôs os trabalhos feitos pelos alunos da Escola Complementar; e “Há muita vida no Salão”, com as atividades dos pequenos da Educação Infantil. As turmas da Unidade Filhote, no bairro Laranjeiras, em Betim também realizaram uma mostra linda, expondo trabalhos em cestaria, madeira, materiais recicláveis, entre outros.

A coordenadora da Escola Complementar, Edna Borges, destaca que o trabalho rendeu bastante, mesmo com poucos meses de atividades presenciais.

“A prova do resultado positivo (em 2021) foram os trabalhos produzidos nos setores de artesanato em tão pouco tempo. Também nas atividades de recreação, conseguimos fazer campeonatos e circuito de brincadeiras. Nas oficinas de Libras o retorno foi excelente! Terminamos o ano com quase 90% dos alunos já sabendo a oração e o hino do Salão na língua de sinais. Também auxiliamos as escolas de referência, reservando horários para dever de casa. E os programas retornaram: Guarda Jovem do Bem, aulas de yoga e palestras. De forma geral é um ponto de partida super positivo para continuarmos o trabalho em 2022”, comenta.

SOBRE O PROJETO SEMEANDO

O projeto Semeando Cidadania, Saber & Cultura prevê atividades educativas por meio de artes integradas para crianças e adolescentes a partir da primeira infância. Além de promover o resgate e preservação das técnicas e saberes da cultura mineira, registradas como Bens Culturais Imateriais no Livro de Registros do Patrimônio Cultural do Município de Betim.

Os participantes do projeto também têm acesso às oficinas de arte educação, aulas de canto coral, oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais), rodas de conversa, debates e mostras culturais.

Uma novidade que o projeto proporcionará é o retorno das visitações ao Salão do Encontro, propiciando o acesso e o envolvimento da comunidade no reconhecimento e valorização dos bens culturais de Betim. Ao fim de dois anos, o projeto irá alcançar diretamente em torno de 2.900 pessoas com suas ações.

O Semeando Cidadania, Saber & Cultura é realizado pelo Salão do Encontro com o patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Sobre o Salão do Encontro

O Salão do Encontro tem 51 anos de história. A instituição é referência na promoção do desenvolvimento social por meio da educação, capacitação profissional e assistência social.

Cerca de 800 crianças e adolescentes de 4 meses a 14 anos recebem formação escolar gratuita e diferenciada por meio da Educação Infantil, Pré-Escola e Escola Complementar.

Aproximadamente 1.200 pessoas são atendidas, diariamente, pelas atividades de educação, iniciação profissionalizante e fortalecimentos de vínculos, realizadas nos bairros Angola e Laranjeiras, em Betim; em Belo Horizonte, com a unidade do Programa Jovem Independente; e por meio do acolhimento institucional para crianças e adolescentes no município de Vespasiano.

2022-02-24T18:10:35-03:0024, 02, 22|0 Comments

Leave A Comment