FUNDAÇÃO TORINO: A ESCOLA QUE ENSINA A PENSAR E FORMA CIDADÃOS DO MUNDO

//FUNDAÇÃO TORINO: A ESCOLA QUE ENSINA A PENSAR E FORMA CIDADÃOS DO MUNDO

FUNDAÇÃO TORINO: A ESCOLA QUE ENSINA A PENSAR E FORMA CIDADÃOS DO MUNDO

Ensino de quatro idiomas, vivência multicultural e acesso às universidades brasileiras e européias são alguns dos diferenciais que fazem com que a Fundação seja referência em escola internacional.

A Fundação Torino, fundada em 1975 com o objetivo inicial de garantir a continuidade dos estudos dos filhos dos funcionários italianos do Grupo Fiat, é uma escola internacional completa, a maior escola italiana do Brasil e segunda maior da América Latina e oferece ensino de qualidade e privilegia a pluralidade cultural, a ética e a formação profissional diferenciada.

A escola internacional oferece da Educação Infantil ao Ensino Médio (Scuola Materna, Scuola Elementare, Scuola Media e a Scuola Superiore) com duas opções de formação: LiceoScienzeUmane(Técnico em Administração) e o LiceoScientifico.Desde cedo, os alunos aprendem durante a alfabetização: o português, italiano e o inglês, além do espanhol, a partir do primeiro ano da Scuola Media, e o latim que pode ser aprendido na Scuola Superiore.

A Scuola Superiore torna os alunos gestores nas áreas de humanas eadministrativa, atendendo ao que cada aluno quer seguir na sua vida profissional. O LiceoScientificoé voltado para uma análise crítica da humanidade como Filosofia, História das Artes, Astronomia, além de Matemática, Biologia, Física, Química e os idiomas inglês e latim. O LiceoScienzeUmane– Técnico em Administração – é dedicado aos conhecimentos administrativos, jurídicos e econômicos, e assim, faz com que o aluno se torne apto a conhecer e se desenvolver no competitivo mercado de trabalho.

É nesta fase, que os alunos são submetidos ao Esami Di Estato(Exame de Estado), que são avaliações organizadas pelo Ministério de Educação Italiano correspondentes às matérias ministradas na instituição.  Com esse diploma, o aluno tem a opção de ser admitido em uma universidade européia, sem prestar vestibular.

Acompanhando o frequente interesse dos alunos pelo intercâmbio escolar no exterior e relevância da oportunidade de conhecer culturas diferentes, experimentar novas possibilidades de relacionamento, descobrir-se com talentos e potenciais desconhecidos, a Fundação Torinoapóiaesta iniciativa e considera importante que sejam respeitados alguns princípios e regras fundamentais que possibilitem um maior enriquecimento dessa experiência. Com convênios com escolas naAlemanha e Itália, o colégio acompanha o aproveitamento dos alunos que estão no exterior.

Ainda na Scuola Superiore, no 1º ano do ensino médio, os horizontes se ampliam em uma viagem educativa é pela Europa. Durante 15 dias, os alunos se aprofundam na história, nos pontos turísticos e no idioma de quatro capitais: Lisboa, Londres, Paris e Roma. Eles são acompanhados pelos professores e estudam no próprio local, os conteúdos aprendidos nos livros.

Na 5ª série, os alunos da Scuola Elementare têm a oportunidade de fazer seu primeiro intercâmbio internacional, na Itália. Além de visitarem várias cidades, como Pompeia, Vaticano, Pisa, Florença, Veneza, vão para Urbino, cidade patrimônio da humanidade, onde permanecem alguns dias hospedados no Centro de Arte Corte dellaMiniera, dividindo espaço, informação e experiência com outros estudantes de vários países. Para a maioria dos alunos, é a primeira experiência de independência; viajam sem os pais, acompanhados de educadores, e amadurecem muito.

Diversos projetos, como a Revista Carpe Diem, o Econscienza e o Atentado Poético, são desenvolvidos na Fundação Torino e compartilhados com a comunidade. Além disso, as atividades esportivas são muito valorizadas (Giochi dela GioventùJogos de IntegraçãoCorrida e Caminhada e Passeio Ciclístico, entre outros), o que cria nos alunos a consciência da importância de manter corpo e mente em equilíbrio e, portanto, saudáveis.

Serviço____________________________________________________________________________

FUNDAÇÃO TORINO: A ESCOLA QUE ENSINA A PENSAR E FORMAR OS CIDADÃOS DO MUNDO

Fundação Torino

Rua Jornalista Djalma Andrade, 1300,

Belvedere, Nova Lima

www.fundacaotorino.com.br

Fonte: Agência Pessoa Comunicação e Relacionamento

2014-09-15T16:00:09-03:0015, 09, 14|0 Comments

Leave A Comment