DC terá pautas e ações especiais todo dia do Dia do Idealista

///DC terá pautas e ações especiais todo dia do Dia do Idealista

DC terá pautas e ações especiais todo dia do Dia do Idealista

* Por Élida Ramirez (MM2032)

MM2032, o Idealist.org.br e a FUNDAMIG formam uma coalisão para promover conteúdos e ações no dia do Idealista, celebrado em datas de mês e dias coincidentes, como 01/01, 02/02,por exemplo

O Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global (MM2032), criado pelo Diário do Comércio para fomentar ações efetivas que rumam à consolidação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, instituídos pela ONU em 2015 para a Agenda 2030, em parceria com a FUDAMIG e o Idealist.org, lançam o MovimentAção Idealista.

O MovimentAção Idealista é a soma de esforços do MM2032, da FUMAMIG e do Idealist.org, que se unem em uma ideia pioneira: a produção de conteúdo alinhada às ações capazes de disseminar a cultura da doação, permitindo que sociedade, instituições do Terceiro Setor, empresários e Governo se organizem para colaborar com um mundo melhor.

O jornal vai divulgar campanhas, dados, estratégias e contextos da Agenda 2030 e dos ODS para colaborar com a amplificação das doações e suas inúmeras possibilidades de alcance em Minas Gerais, sempre com uma proposta de ação.

As publicações serão mensais e nos dias do idealista, celebrados em datas de mês e dia coincidentes, como 01/01, 02/02, 03/03, por exemplo. Em 2023, parte da abordagem contemplará ainda informações voltadas às instituições, com cases inspiradores que eduquem e motivem a inovação na forma de sensibilizar e captar. A culminância ocorrerá no mês de novembro, quando acontecerá a terceira edição do Dia de Doar, campanha liderada pela FUNDAMIG em Minas Gerais, a #DoaMG.

Pensando neste desafio, a MovimentAção Idealista já deu o primeiro passo no ano passado. O jornal Diário do Comércio publicou uma matéria inspirada na primeira ação de 12/12/2022. Na matéria, um passo a passo de como fazer a destinação solidária de parte do Imposto de Renda para Instituições do Terceiro Setor. Além do conteúdo, divulgado no DC, foi feita grande mobilização junto à FIEMG, Fundação CDL, sociedade, outros veículos de comunicação e parceiros.

De acordo com Adriana Muls, presidente do Diário do Comércio, a sociedade, em sua maioria, desconhece a possibilidade dessa ação.

“Precisamos que esse conhecimento seja revertido em ações solidárias e doações. Para isso é necessário que as informações sejam capilarizadas. Com a parceria com a FUNDAMIG, Idealist.org e os mineiros vamos potencializar a quantidade de doadores e ações prósperas. Nossa intenção é que partilhar torne um hábito em Minas, no Brasil.  O Diário do Comércio tem como missão a construção de um futuro melhor para todos”,acredita.

Para Renato Orozco, representante do movimento Idealist.org, as entidades precisam estar preparadas para pedir e a comunicação tem papel primordial.

“Para doar tem que pedir. Sabemos que os mineiros são solidários, queremos que em novembro as pessoas já estejam preparadas para doar. Mas para isso é necessário pedir e saber pedir. Contar com um jornal de qualidade como o DC é sensacional”.

Orozco comenta ainda que hoje em dia existem plataformas que simplificam as ações, como por exemplo a destina de destinação de parte o IR ou outras captações. Porém, se comprometer com o outro é mais. Não se limita apenas a criar uma cartilha de procedimentos.

Para Julia Caldas de Almeida, superintende da FUNDAMIG, o dia de doar tem que ser realmente um dia onde a ação principal seja a doação.

“Precisamos estabelecer o permanente diálogo com a sociedade ao longo do ano. Cada um deve lembrar do seu papel no desenvolvimento social. Produzir um conteúdo educativo e informativo e promover junto uma ação prática a cada dia do idealista, mensalmente, é uma boa fonte de inspiração para aqueles que possuem meios de colaborar com a melhoria da vida de milhões de pessoas”

DIA DO IDEALISTA

Fundado em 1995 pelo idealista Ami Dar, o Idealist.org promove ações que trazem retorno à sociedade através de voluntariado, doação ou oportunidades diferenciadas. 

O dia do Idealista começou a ser celebrado a partir de 2018 por todo mundo. Na plataforma você encontra possibilidades de visibilidade para seu projeto ou simplesmente se oferecer para alguma ação. Seja você um idealista e some amor no mundo.

O nosso próximo encontro aqui no DC está marcado para o dia 02/02.

2023-02-02T12:07:54-03:0001, 01, 23|0 Comments

Leave A Comment