Diário do Comércio terá ‘Botão de Agir’ para pautas especiais do Dia do Idealista

///Diário do Comércio terá ‘Botão de Agir’ para pautas especiais do Dia do Idealista

Diário do Comércio terá ‘Botão de Agir’ para pautas especiais do Dia do Idealista

MM2032, Idealist.org e Fundamig avançam na proposta de comunicação propositiva e desenvolvem mecanismo para facilitar ação das pessoas nos conteúdos

Por Élida Ramirez

O Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global (MM 2032), criado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO para fomentar ações efetivas que rumem à consolidação da Agenda 2030, em parceria com a Federação Mineira de Fundações e Associações do Direito Privado (Fundamig) e o Idealist.org, avança no projeto de mobilizar a sociedade para a ação social no Dia do Idealista. A ideia, pioneira no Brasil por colocar o jornalismo como instrumento de ações da sociedade, instituições do Terceiro Setor, empresários e poder público frente às questões que impactam a vida dos mineiros, está sendo realizada de forma colaborativa.

Para viabilizar a proposta de produção de conteúdo que fomente a ação na sociedade, a equipe de desenvolvimento do Idealist.org nos Estados Unidos está criando o ‘Botão de Agir”. A ideia é que a cada tema de reportagem o leitor encontre o botão para iniciar virtualmente uma ação, que levará a uma outra ação que começará digitalmente por meio de ícones similares aos de compartilhar, curtir e comentar.
As reportagens serão publicadas no DIÁRIO DO COMÉRCIO todo Dia do Idealista, que é celebrado em dias e meses coincidentes como hoje, 02/02. Dessa forma, o DIÁRIO DO COMÉRCIO amplia o espaço para a divulgação de dados, estratégias e contextos da Agenda 2030 que serão publicados junto à uma proposta de ação relacionada à reportagem e pensada para engajar a sociedade no tema.

A Fundamig colabora com a articulação no Terceiro Setor. Para Julia Caldas de Almeida, superintendente da entidade, a iniciativa materializa a reflexão, a cultura de participação e o posicionamento na sociedade. “A importância do ‘Botão de Agir’ é incorporar a participação nas outras propostas de call to action como curtir e compartilhar. Dessa forma, os leitores podem refletir e colaborar para um mundo melhor sendo agentes ativos da transformação social. Do local ao global” comenta.

Em 2023, a abordagem contemplará os temas da Agenda 2030 e ainda informações voltadas às instituições do Terceiro Setor, movimentos e iniciativas sociais mostrando nas reportagens exemplos inspiradores que eduquem e motivem o uso da tecnologia na sensibilização e captação de recursos.

Antes mesmo que o “Botão de Agir” esteja pronto, a participação já pode acontecer, conforme antecipa Renato Orozco, representante do movimento Idealist.org no Brasil. “Estamos prototipando o “Botão de Agir” para que ele viabilize a participação popular nas causas mais urgentes e pertinentes em Minas Gerais. Porém, queremos que toda a construção seja colaborativa. Por isso, criamos um formulário para que o leitor do DIÁRIO DO COMÉRCIO possa sugerir pautas para os próximos Dias do Idealista”, explica.

O especialista prevê que a jornada digitalizada facilitada para a participação popular, empresarial, estatal e das iniciativas, movimentos e Oscips (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) deve ser concluída em março.

De acordo com Adriana Muls, presidente do DIÁRIO DO COMÉRCIO, é necessária uma sinergia frente às propostas mais urgentes em Minas Gerais. “Precisamos estar no lugar da ação próspera, pensada e organizada de forma conjunta, criativa e simplificada para que os esforços sejam realmente eficazes e convertidos para a transformação social. Do contrário, ficaremos em muita prosa e pouca caminhada”,
acredita Adriana.

A data

Fundado em 1995 pelo idealista Ami Dar, o Idealist.org promove ações que trazem retorno à sociedade através de voluntariado, doação ou oportunidades diferenciadas. O Dia do Idealista começou a ser celebrado a partir de 2018 por todo o mundo. Na plataforma, há possibilidades de visibilidade para o projeto ou simplesmente a pessoa pode se oferecer para alguma ação. Seja você um idealista e some amor ao mundo.

O próximo material a ser publicado no DIÁRIO DO COMÉRCIO é no dia 03/03.

Participe da enquete para escolher o conteúdo dos próximos “Dia do Idealista”: Clique aqui e responda!

2023-02-08T15:09:59-03:0007, 02, 23|0 Comments

Leave A Comment