Legado do #DoaMG é recurso, relacionamento e união

///Legado do #DoaMG é recurso, relacionamento e união

Legado do #DoaMG é recurso, relacionamento e união

Crédito: Divulgação

Experiência trouxe oportunidades para sociedade e Terceiro Setor. Ampliação da rede de contatos, inovação e aumento nas arrecadações são principais conquistas 

* Por Élida Ramirez (MM2032)

Organizado pela FUNDAMIG, Conectidea, Minas Voluntários, o Idealist.org, CeMAIS e Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global, criado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; (ODS), da ONU, a segunda edição da campanha #DoaMG impactou pelo menos 50 iniciativas do Terceiro Setor mineiro em 2022. 

 A informação é dos organizadores que promoveram uma série de atividades e eventos em novembro para incentivar a cultura da doação em Minas Gerais. Dentro do conceito de transformar intenções em ações por um mundo melhor, o evento Conexão #DoaMG funcionou também como articulador de conexões entre iniciativas e ideias para fortalecimento das doações em Minas Gerais. 

Para Julia Caldas de Almeida, superintendente-executiva da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (FUNDAMIG), a experiência abre uma nova etapa para o processo de sensibilização para a doação. “Embora ainda não tenhamos dados sobre a quantidade arrecadada no #DoaMG, uma vez que envolve um grande número de organizações, acreditamos que estamos no caminho certo e que o mais importante nós sabemos conquistamos: a atenção e o entendimento de importantes parceiros, organizações representativas e líderes engajados em somar forças com a gente. Essa é a perspectiva, de aprendermos o valor de dar e receber e o quanto esse, às vezes pequeno, gesto, é capaz de transformar. Seguiremos nesse processo educativo de fomento da cultura da doação”, comenta.

A Associação Brasileira de Captação de Recursos, ABCR, articuladora do Dia de Doar no Brasil, colaborou com toda a estrutura e mentoria da iniciativa pioneira no estado. Carol Farias, líder do Dia de Doar no Brasil destacou a importância da união:
Vimos que o relacionamento e apoio entre as iniciativas é fundamental para a cultura da doação. Quando uma iniciativa soma a outra para resolver um problema, cria um ecossistema de soluções e uma rede de ajuda que já são em si mesmas as primeiras doações. Esse é um legado inovador que transforma para melhor o ambiente” 

Rodrigo Franzot, criador do site Risu, uma plataforma mineira pensada para ajudar as instituições a arrecadar de forma mais fácil e segura, comenta sobre os desafios de estimular a população a aderir às campanhas propostas no site, além de incentivar a terceira idade em doações que envolvem a tecnologia. 

Considerando que essa parte da população tem vontade, porém tem mais dificuldades com essas ferramentas. O Risu inovou “analogicamente” oferecendo carnês de pagamento, com até 24 parcelas para que o doador possa todo mês fazer o pagamento para a instituição escolhida”. Franzot esteve presente no Conexão #DoaMG conta que disponibilizou assessoria no site para três instituições aderirem a plataforma. As escolhidas até o momento foram: Cemais, Fundamig e a terceira será definida em janeiro de 2023 em uma live que será realizada pela empresa.

Dolores Bertila Correa, Superintende Geral do Sistema Divina Providência conta que as sementes do #DoaMG estão sendo colhidas.  E que a instituição já está modernizando o site e incrementando novas ferramentas de captação, além de melhorias nos canais de comunicação da empresa.

“Além da troca de experiências e implantação prática dos saberes, o relacionamento é uma parte muito importante deste tipo de evento. Fiz conexões importantes e relacionamentos. Com um deles, vamos criar uma coluna para nosso jornal, outro vamos ampliar parcerias de doações. E assim vamos ampliando a rede do bem” reforça Dolores.

Para os participantes do evento, o saldo foi positivo com possibilidades de ampliação. Para o próximo ano, o #DoaMG espera adesão de um maior número de empresas e um aumento significativo nas doações.

2022-12-23T15:23:22-03:0023, 12, 22|0 Comments

Leave A Comment