Varginha é palco do VI Fórum Internacional de Voluntariado Transformador

//Varginha é palco do VI Fórum Internacional de Voluntariado Transformador

Varginha é palco do VI Fórum Internacional de Voluntariado Transformador

Evento que contou com mais de 100 presenças no Sul de Minas é exemplo claro da força das parcerias e alianças estratégicas entre FUNDAMIG, Minas Voluntários e Vida Viva Varginha

Na última quinta-feira, 30, foi realizado em Varginha o VI Fórum Internacional: Voluntariado Transformador e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS/ONU, evento que protagonizou avanços para o Brasil e América Latina.

Foi realizada a assinatura da Carta de Varginha – Pacto de organizações do Sul de Minas pelos ODS/ONU, que tem por objetivo propor, debater e construir estratégias para o Voluntariado Transformador como instrumento de alcance destes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A palestra magna ficou a cargo de Armelle Cibaka – Coordenadora do Programa de Voluntariado Internacional pela Sustentabilidade do ICLEI América do Sul (Governos Locais pela Sustentabilidade), com o tema “Voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Construindo Líderes para o Futuro”.

As outras plenárias, “Programa de Desenvolvimento de Empresas e Organizações Sociais (PDEOS / Fundação Dom Cabral)”, por Nádia Rampi da Fundação Dom Cabral (FDC), e “Parcerias e alianças estratégicas, por uma agenda local na implementação dos ODS/ONU”, por Julia Caldas – Superintendente da FUNDAMIG, abrilhantaram a discussão sobre o tema proposto pelo Fórum.

Além disso, importantes falas, de Francisco Graça de Moura,  Secretário municipal de habitação e promoção social do município de Varginha/MG, e Diego Gazola, idealizador do Virada Varginha fecharam o evento.

Idealizado em 2010 pelo Centro Mineiro de Voluntariado Transformador (MINAS VOLUNTÁRIOS), desde de 2015 o Fórum conta com a co-realização da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (FUNDAMIG) e, nesta edição, com a Associação do Voluntariado de Varginha (VIDA VIVA).

Nas cinco edições precedentes, o evento foi realizado na capital Belo Horizonte. Nesta edição inédita em Varginha, mais de 150 pessoas estiveram presentes no evento.

O evento contou com o apoio e chancela de importantes parceiros, nacionais e internacionais, tais como: ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, Ciclo Universal dos Embaixadores da Paz (CUAP), Prefeitura de Varginha Escoteiros do Brasil, Rede Nacional de Mobilização Social (COEP), Fundação Dom Cabral (FDC), Grupo UNIS, Centro de Empreendedorismo Pesquisa e Inovação (CEPI), Podium Apart Hotel, TV Alterosa, Starling Consultores, Pettersen e Faria – Sociedade de Advogados, Abacatu Filmes, Impactus, Lar São Vicente, Conect Idea, Virada Varginha, Rádio Mais FM, Adriana Galo, Agência Tupã, Inter Aduaneira, Com Ciência e Escoteiros do Brasil.

2018-12-06T15:05:28-03:0005, 12, 18|0 Comments

Leave A Comment