RAMACRISNA RECEBE PRÊMIO OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO

//RAMACRISNA RECEBE PRÊMIO OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO

RAMACRISNA RECEBE PRÊMIO OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO

 

Créditos: Beatriz Miranda

Gabriella Prado, assistente de comunicação; Vitória Cruz, coordenadora pedagógica do CAER; Solange Bottaro, vice-presidente da Ramacrisna; e Américo Amarante Neto, superintendente da Ramacrisna

A Instituição Social Ramacrisna, localizada na zona rural de Betim, é uma das vencedoras do Prêmio Objetivos do MilênioMinas com o projeto CAER – Centro de Apoio Educacional Ramacrisna. O prêmio ODM foi criado pelo Governo Federal em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos. O evento de premiação aconteceu no dia 24 de março, segunda-feira, às 14h, na Cidade Administrativa de Minas Gerais.

O Prêmio reconhece iniciativas de prefeituras ou de organizações como ONGs, universidades, fundações, empresas e movimentos sociais que contribuem com o cumprimento das metas do Milênio estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), como acabar com a fome e a miséria, reduzir a mortalidade infantil, entre outras.

As ações do CAER – Centro de Apoio Educacional Ramacrisna – CAER, tem impactado positivamente no alcance de três Objetivos do Milênio: alcançar a educação básica de qualidade para todos, Erradicar a extrema pobreza e a fome, e garantir a Sustentabilidade Ambiental.

O CAER alcança a educação básica de qualidade para todos uma vez que além de se tratar do projeto mais antigo e mais consolidado da Ramacrisna, explora três áreas de atuação da Instituição (assistência social, educação, arte e cultura), sendo um exemplo de intersetorialidade social, pois trata-se de um projeto onde o governo, o mercado e a sociedade civil atuam juntos em benefício da melhoria da sociedade, por intermédio do atendimento de toda a comunidade do seu entorno com atividades complementares à escola regular, com oficinas de artesanato, informática, acompanhamento escolar, brinquedoteca, biblioteca, esportes e oficina de brinquedos.

A Ramacrisna disponibiliza  alimentação rica, variada e nutritiva, elaborada por uma nutricionista, lanche matinal, vespertino e almoço para os alunos diariamente, inclusive nas férias, o que contribui para a erradicação da extrema pobreza e a fome.

Ao participar das atividades da oficina de artes e artesanato e da oficina de brinquedos, o aluno valoriza o conceito de reciclagem e transformação dos produtos, sendo que,  em sua maioria são realizadas, com materiais reaproveitáveis como jornais, garrafas pets, caixas de leite, retalhos de tecidos, embalagens plásticas, madeira de palets doada por empresas, dentre outras. Todas as peças construídas são levadas pelas crianças para casa, garantindo a Sustentabilidade Ambiental.

SOBRE O CAER __________________________________________________________________

Com o Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER) são assistidas 520 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 17 anos,  estudantes de cinco escolas públicas de Betim: Escola Municipal Jorge Afonso Defensor, Escola Municipal Desembargador Souza Lima, Escola Municipal Geraldo Magela Diniz, Escola Municipal Alair Ferreira de Souza e Escola Estadual Nascimento Nunes Leal.

Todos têm à disposição uma infraestrutura adequada ao aprendizado e atividades complementares a escola regular, no contraturno, com oficinas de arte e artesanato, atividades culturais como aulas de musica, Orquestra Jovem Ramacrisna, informática, acesso à internet, acompanhamento escolar, brinquedoteca, oficinas de áudio visual e esportes: futsal, handebol, vôlei, jiu-jitsu, basquete futebol, refeitório, auditório com 200 lugares, playground, além de uma extensa área verde.

2018-09-04T00:53:47-03:0026, 03, 14|0 Comments

Leave A Comment