Prêmio Integridade CAOTS 2022

//Prêmio Integridade CAOTS 2022

Prêmio Integridade CAOTS 2022

A cerimônia de outorga dos prêmios aconteceu no último dia 15, na sala Minas Gerais do Ministério Público, com presenças das fundações ganhadoras, da FUNDAMIG e presença em peso do Ministério Público

Aconteceu, no último dia 15, na sala Minas Gerais do Ministério Público, a cerimônia de outorga do Prêmio Integridade CAOTS 2022, uma parceria entre o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Velamento de Fundações e às Alianças Intersetoriais (CAOTS) e a Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (FUNDAMIG).

Dra. Tatiana Pereira, coordenadora do CAOTS, abriu o evento, dizendo de sua alegria e honra em receber as fundações para reconhecimento do brilhante trabalho desenvolvido por elas. “Em fevereiro de 2021, o CAOTS idealizou a implementação do Programa de Integridade no âmbito das fundações privadas de Minas Gerais, como plano geral de atuação do Ministério Público, exercício de 2021/2022 e, com a parceria da FUNDAMIG, conseguiu o apoio da consagrada Fundação Dom Cabral, a qual através do Programa Hands on Compliance capacitou, gratuitamente, (…) mais de 200 colaboradores de cerca de 100 fundações mineiras. Tais resultados ensejaram inclusive o reconhecimento por parte do Conselho Nacional do Ministério Público, o qual premiou o projeto Hands on Compliance em 2º lugar, na categoria Governança e Gestão, no último dia 30 de novembro do corrente ano.”

Na mesma linha do programa de integridade e, para motivar ainda mais as fundações privadas do estado de Minas Gerais, o CAOTS assinou o ACT nº 079/2022 com a FUNDAMIG, desta vez, para a criação do prêmio de integridade CAOTS 2022, a fim de reconhecer boas práticas em compliance, adotadas por fundações de direito privado, sediadas no estado de Minas Gerais, que manifestassem  interesse e obtivessem as três maiores pontuações nos pressupostos e requisitos elencados no formulário de inscrição.

O prêmio foi lançado em uma live, realizada no dia 3 de novembro de 2022, disponível no canal do YouTube da FUNDAMIG, a qual contou com as participações da Dra. Tatiana e do professor Marcelo Estraviz. Na live foi apresentado e explicado, item a item, o formulário de inscrição e foram esclarecidas várias dúvidas dos participantes interessados em concorrer ao prêmio.

Foi um formulário dividido em 10 seções, sendo a primeira composta por dois pressupostos eliminatórios. as demais colheram informações sobre a política de compliance da organização, certificações, causa e estratégia, governança, sustentabilidade financeira, comunicação e  transparência e a última foi um critério de desempate, que foi a data de implementação do programa na fundação.

A partir do preenchimento deste formulário foi possível analisar todas as respostas e documentações enviadas e selecionar as três ganhadoras. Julia Caldas de Almeida, superintendente da FUNDAMIG, parabenizou, em sua fala, as fundações ganhadoras: “parabenizo pelo pioneirismo, pelo afinco e profissionalismo, e pela coragem de submeter os programas à avaliação do órgão fiscalizador, as senhoras e os senhores realmente merecem o prêmio que irão receber hoje”.

Confira as fundações premiadas, em ordem alfabética:

A Fundação ArcelorMittal

Núcleo de investimento e transformação social do grupo ArcelorMittal. Sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: Educação, Cultura e Esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos completos para um futuro mais promissor.

A Fundação Filantrópica e Beneficente de Saúde Arnaldo Gavazza Filho

Situada no município de Ponte Nova/MG, classificada como hospital geral, é considerada um dos maiores complexos hospitalares do interior do estado de Minas Gerais. Atualmente atende a toda a população por demanda espontânea e referenciada da micro e macrorregião de Ponte Nova, Viçosa e Manhuaçu. A instituição é referência em cirurgia cardiovascular, neurologia e trauma, presta atendimentos de urgência e emergência, por se tratar de um hospital porta aberta. O hospital também conta com centros especializados em otorrinolaringologia, oncologia e oftalmologia, com equipamentos de última geração e profissionais altamente capacitados. Possui 20 leitos de unidade de terapia intensiva (uti), 10 leitos de unidade coronariana (uco) e 119 leitos clínicos.

A Fundação Sara

Ao longo de mais de 24 anos de história, a Fundação Sara tornou-se referência em prestar assistência social humanizada às crianças e adolescentes com câncer em Minas Gerais. Inicialmente em Montes Claros e, à partir de 2010, ampliou sua atuação com uma unidade em Belo Horizonte. Tem como missão prestar assistência social às crianças e adolescentes com câncer e ser agente de promoção de conhecimentos e de melhorias no tratamento oncológico. A Instituição, por meio de seus parceiros e de toda a comunidade, oferece assistência à criança e ao adolescente, de 0 a 18 anos, com total apoio na realização do tratamento por meio de programas que oferecem hospedagem, refeições, transporte para hospitais e laboratórios, atendimentos por profissionais do serviço social, psicologia, pedagogia e nutrição. Além de atividades de lazer, apoio na aquisição de medicamentos, cateteres, realização de exames, dentre outros. 

Ao final, proferiram suas falas e parabenizaram as fundações pelo trabalho, o procurador-geral de Justiça, Dr. Jarbas Soares Júnior, o Dr. Mauro Flávio Ferreira Brandão, subcorregedor e responsável pelo Programa de Integridade do Ministério Público de Minas Gerais, e o Dr. Tomáz de Aquino Resende, vice-presidente da FUNDAMIG.

Assista a cerimônia na íntegra: https://youtu.be/hUHX-F6z6Xs 

Veja as fotos do evento aqui.


2022-12-19T15:40:07-03:0019, 12, 22|0 Comments

Leave A Comment