Pesquisa: A Força das Mulheres no Terceiro Setor

/, Notícias, Terceiro Setor/Pesquisa: A Força das Mulheres no Terceiro Setor

Pesquisa: A Força das Mulheres no Terceiro Setor

Com o objetivo de mapear o perfil das mulheres à frente do Terceiro Setor de Minas Gerais, a pesquisa “A Força das Mulheres no Terceiro Setor” será lançada no Dia Internacional da Mulher, 8 de março. O estudo investiga as necessidades, cargos ocupados, participação e poder de decisão das mulheres nas Organizações da Sociedade Civil (OSC).

Vale lembrar que o Terceiro Setor é formado por entidades de direito privado e sem fins lucrativos, que visam a promoção do bem comum e o desenvolvimento social, ambiental, cultural e econômico, atuando em parceria com o Estado e a iniciativa privada. Além disso, organizações religiosas também são reconhecidas como parte do Terceiro Setor.

O objetivo da pesquisa é embasar a construção de um relatório e um guia com propostas para que as organizações do Terceiro Setor fomentem a qualificação das mulheres e planos de equidade de gênero, trabalhando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e criando espaços de diálogo para concretizar caminhos de representatividade e protagonismo feminino.

A pesquisa “A Força das Mulheres no Terceiro Setor – FM3S” é uma iniciativa do Movimento A Força das Mulheres do Terceiro Setor, coidealizada pela Conectidea e FUNDMIG (signatárias da Estratégia ODS), que busca promover a equidade de gênero e o empoderamento feminino na gestão e liderança das organizações do Terceiro Setor. Fazem parte do Grupo de Trabalho mulheres atuantes nos três setores da sociedade, concretizando uma aliança intersetorial pelo desenvolvimento do projeto. O GT é composto por representantes das organizações parceiras: Fundação Dom Cabral, Ministério Público de Minas Gerais, Cemais, Instituto Ramacrisna, Diário do Comércio.

Para fins de produção de conhecimentos e divulgação dos resultados, a pesquisa será anonimizada. As agentes de tratamento de dados serão a FUNDAMIG e a Fundação Dom Cabral.

Durante o ano, o FM3S trabalha conteúdos relacionados ao tema definido pela ONU para o Dia Internacional das Mulheres. Em 2023, a temática é “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”, em alinhamento com o tema prioritário da 67ª sessão da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres (CSW): “Inovação, mudança tecnológica e educação na era digital para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas”, marcada para acontecer entre os dias 6 e 17 de março de 2023.

Para saber mais sobre o manifesto das Mulheres no Terceiro Setor, acesse o link https://conteudos.fundamig.org.br/manifesto-mulheres-no-terceiro-setor .

2023-03-08T23:22:46-03:0008, 03, 23|0 Comments

Leave A Comment