Orquestra Jovem das Gerais estreia Turnê Internacional no final de Junho

/, Notícias/Orquestra Jovem das Gerais estreia Turnê Internacional no final de Junho

Orquestra Jovem das Gerais estreia Turnê Internacional no final de Junho

Jovens musicistas, todos de comunidades em situação de vulnerabilidade social, apresentarão concertos na França e na Itália

Orquestra Jovem das Gerais - Turnê Itália e França 2014 - Foto de divulgação

Repertório mesclado e estilos diferentes irão marcar a Turnê Internacional da Orquestra Infanto juvenil Doutor Milton Dias, um dos núcleos da Orquestra Jovem das Gerais. A plateia terá a oportunidade de ouvir canções de Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Villa Lobos, Ary Barroso entre outros, ao som de instrumentos tocados por crianças, adolescentes e jovens sonhadores que terão sua primeira experiência no exterior. Ao todo, 34 alunos viajam para a França e a Itália.

Os preparativos para o evento acontecem desde maio de 2013, e desde então pais e alunos receberam todas as orientações sobre a Turnê, a partir da experiência adquirida pela Orquestra em suas várias apresentações no Brasil e no exterior. No último mês, a Orquestra tem se dedicado exclusivamente aos ensaios que acontecem todos os dias em sua sede.

A Orquestra Jovem das Gerais terá concertos no Festival Orchestre Giovanili, na Itália e no Provencal Festival of Youth Ochestras, na França. Essa é a oportunidade dos beneficiados, todos de comunidades em situação de vulnerabilidade social, demonstrar seus talentos a pessoas do mundo inteiro, uma vez que ambos os festivais recebem músicos e expectadores de vários países.

É perceptível a transformação que a vida desses jovens musicistas sofreu no decorrer da convivência artística, desde o aprimoramento de seus talentos à inserção social. Com o acesso à arte e à cultura, os alunos são estimulados a ter atitudes que visam o bem comum. Essa percepção é desenvolvida gradativamente ao longo do tempo porque, mais que formar músicos, a Orquestra busca a transformação social nos seus alunos, fazendo com que eles interpretem a sua presença no meio musical como uma oportunidade de transformar ideais e realidades.

Sobre a Orquestra

Fundada em 1997 pelos músicos Renato Almeida e Rosiane Reis, a ONG Orquestra Jovem de Contagem promove o desenvolvimento cidadão através da arte, cultura e educação. A instituição oferece oficinas de instrumentos de cordas, sopros e percussão a crianças, adolescentes e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Situada em Contagem, a ONG atende atualmente 250 crianças. Em seu espaço 1400 beneficiados despertaram talento artístico ao longo dos anos. O acesso democrático à arte possibilitou a seus jovens musicistas a experiência de apresentar concertos em vários segmentos sociais, fato que revitaliza a formação cidadã e a inclusão social.

Seus alunos já fizeram apresentações em vários países, como EUA, Inglaterra, Espanha, Alemanha e agora retornam à França e à Itália. A Orquestra já obteve várias premiações, como o “Musicistas sem Fronteiras”, da Associação Internacional de Voluntariado da Itália, “Título de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Contagem” e “Cidadania Cultural”, da Secretaria de Educação, Esportes e Cultura de Contagem.

Esse sonho é realidade devido a grandes parceiros, como a Petrobras, através de seus programas socioambientais, Copasa, Magnesita, Belgo Bekaert e Supermix Concreto, por intermédio da Lei Rouanet e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Orquestra Jovem de Contagem

2018-09-04T00:53:14-03:0013, 06, 14|0 Comments

Leave A Comment