No primeiro encontro virtual do ano, NAVE reúne parceiros veteranos e recém chegados

///No primeiro encontro virtual do ano, NAVE reúne parceiros veteranos e recém chegados

No primeiro encontro virtual do ano, NAVE reúne parceiros veteranos e recém chegados

A reunião, que contou com importantes organizações e referências na área do Voluntariado no Brasil,também validou o planejamento de 2021 para o Núcleo

Pela primeira vez em formato virtual, via Google Meet, ocorreu, na última terça, dia 10, mais um encontro do Núcleo de Altos Estudos em Voluntariado e Sustentabilidade – NAVE, que tem por objetivo servir como fórum permanente de estudos, troca de experiências e construção de boas práticas e saberes nas áreas de Voluntariado e Sustentabilidade – especificamente o Voluntariado Transformador e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, promulgados em 2015 pela Organização das Nações Unidas – ONU.

Realizado pelaFUNDAMIGe pela filiada MINAS VOLUNTÁRIOS, o Encontro contou com a presença de membros natos, representantes das realizadoras e de organizações que integram o Núcleo desde a sua criação, como a Fernanda Martins, que implantou o PROV3- Programa de Voluntariado do Terceiro Setor (Metodologia MINAS VOLUNTÁRIOS, com parceria da FUNDAMIG, lançado em 2018) na Organização Regional de Combate ao Câncer – ORCCA, filiada a FUNDAMIG localizada em Betim, e que, atualmente,é coordenadora de projetos do Instituto Marum Patrus – IMAP. Fernanda relatou sua satisfação em acompanhar o desenvolvimento dos estudos, na certeza de que produziremos materiais de grande utilidade para o dia a dia das OSCs.

Outras organizações filiadas à FUNDAMIG também integram o NAVE, como a Fundação Benjamin Guimarães (Hospital da Baleia), representada no encontro pela Danielle Ferreira e pela Maria Conceição Almeida, gerente e auxiliar de Mobilização de Recursos; o Comitê pela Cidadania(Associação de empregados voluntários da Petrobras em MG / REGAP), representado por seu diretor, Frederico David.

E nesse encontro o grupo também contou com a presença da convidada Marina Frota, diretora da ATADOS, e dos selecionados via editais NAVE – de 2019, como a Bárbara Alves, coordenadora do Um Pé de Biblioteca; e os recém-chegados, do Edital 2020, oProf. Dr. José Luiz Esteves, a Lívia Moraes e a Natalia Tsuyama, que se inscreveram como pessoas físicas.

José Luiz, que já foi CEO da filiada à FUNDAMIG Childfund, comentou sobre o projeto da Mala de Leitura, levado as comunidades:“verdadeiras bibliotecas ambulantes”. Natália Tsuyamafalou sobre a importância da Educação Transformadora, tanto no contexto do Voluntariado como do Desenvolvimento Sustentável. Partilhou sobre o Empreendimento Social “Volunt”, que atende organizações da sociedade civil gratuitamente em demandas de marketing e gestão, e se colocou à disposição para novas interações a partir das temáticas e sequência dos trabalhos do NAVE em 2021. Já Lívia Moraes relatou suas experiências prévias na área do Terceiro Setor e da responsabilidade social, emorganizações como Gerdau, Hospital da Baleia, Jr. Achievement e, agora,FIEMG, fazem parte de sua formação. Falou da alegria e da expectativa de integrar o NAVE, na certeza de que muito terá a aprender e também contribuir.

Após apresentações, Dr. Gilson Assis Dayrel, presidente da FUNDAMIG, relembrou das importantes conquistas na última reunião especial da Frente Parlamentar de Apoio ao Terceiro Setor, que aconteceu,online e com transmissão simultânea, pelo site da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG no dia  21 de outubro.A reunião já foi a segunda da Frente, lançada em 15 de maio de 2019, Frente esta articulada pela FUNDAMIG, por meio de seu Comitê de Desenvolvimento para as Parcerias, Voluntariado Transformador e Cidadania, que é secretariado pelo presidente da filiada MINAS VOLUNTÁRIOS, Rodrigo Starling. Dentre os encaminhamentos destacou: a redação de um Projeto de Lei, estendendo para todas as Organizações da Sociedade Civil – OSCs, a isenção de impostos sobre as doações recebidas, o ITCD e também, a criação de um curso de formação de Lideranças para o 3º Setor, a ser ofertado pela Escola do Legislativo.

Na sequência,Rodrigo Starling fez a apresentação do planejamento estratégico NAVE 2021, que objetiva construir, em regime de coautoria, uma publicação Nacional / Internacional de referência em Voluntariado e Sustentabilidade, a princípio com o título “VOLUNTARIADO TRANSFORMADOR E A AGENDA 2030 – MODOS DE USAR”,nos formatos físico e digital. A ideia é suprir a lacuna de produções nesta temática, incluindo teoria e tecnologias sociais, com vistas a serem replicáveis e escaláveis. Inclui ainda uma pesquisa online, a partir de dados secundários, sobre ações de Voluntariado Transformador no mundo.

Para a construção e lançamento desta publicação, prevista para dezembro de 2021, serão criados três grupos de trabalho, responsáveis, respectivamente: pelo financiamento, pela pesquisa, e pelo conteúdo e desenvolvimento da publicação.

Wagner Faria, diretor do MV, convidou a todas e todos para oVII Fórum Internacional do Voluntariado Transformador e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá dias 1, 2 e 3 de dezembro deste ano (informações e inscrições AQUI). No mesmo evento, ocorrerá o lançamento da revista NAVE, com 5 artigos da temática Voluntariado e os ODS. O Fórum abrigará também a entrega do I Prêmio do Voluntariado Transformador, com o objetivo de premiar iniciativas de governos, empresas, organizações sociais e cidadãos.

O Encontro aconteceu via Google Meet e são sempre fechados, com participação apenas dos membros NAVE, selecionados via edital e/ou convidados. Interessados em participar devem encaminhar e-mail para nave@minasvoluntarios.org, aos cuidados de Rodrigo Starling.

2020-11-12T18:23:12-03:0012, 11, 20|0 Comments

Leave A Comment