Maio Roxo

Maio Roxo

Mês de conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais

O mês de maio é dedicado à conscientização e melhoria da qualidade de vida de pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). A data oficial é o 19 de Maio que é o Dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais, ou seja, a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. E durante todo o mês, associações de pacientes em todo mundo estão unidas para divulgar tais patologias e intensificar ações que garantam qualidade de vida às pessoas que convivem com esse diagnóstico.

A Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa são doenças imunomediadas, o que significa que não são transmissíveis e que não têm cura, mas que têm tratamento.  Seus sintomas podem incluir diarreia, perda de sangue e presença de muco nas fezes, dor abdominal, distensão abdominal, emagrecimento súbito e sem razão aparente.

A DII Brasil – Associação Nacional dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais, que é uma de  nossas associadas da área da Saúde e que atua no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 3 – Saúde e Bem Estar – tem como missão “trabalhar pela divulgação da Doença de Crohn e da Retocolite Ulcerativa e, através da educação da população”, e  acredita que a informação é uma das mais poderosas ferramentas de enfrentamento às doenças, possibilitando diagnósticos rápidos e acesso ao tratamento certo no tempo adequado.  Com isso, a possibilidade de sucesso no tratamento aumenta sensivelmente, trazendo por consequência mais qualidade de vida ao portador.

Em 2022, a DII Brasil tem desenvolvido diversas ações para cumprir esse objetivo. Assim é que, numa iniciativa do seu Conselho Científico e do Comitê Jurídico, foi lançado no dia 1º de Maio a Campanha de Combate às Fake News em DII.  A campanha será executada ao longo de todo 2022 e entregará ao público vídeos de curta duração informando de forma sucinta e esclarecedora as dúvidas dos pacientes em vários assuntos ligados às DII.

Já o Comitê de Imprensa da DII Brasil lançou a campanha Quebre o Silêncio, visando repostar em uma página do Instagram  (@maioroxodiibrasil) todas as publicações feitas por portadores com relatos sobre as DII.

Ainda em maio, a Associação Nacional de Portadores, DII Brasil, iluminará na cor roxa o Congresso Nacional nos dias 20 e 21,  chamando atenção para a causa.

Por fim e não menos importante,será  iniciado em  maio com motivos para comemorar uma conquista:  o Projeto de Lei 5.307/2019 (Projeto de Lei das DII) recebeu parecer favorável também pelo Relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Deputado Hiran Gonçalves.  A expectativa é pela aprovação do Projeto para que o país ganhe uma lei que torne oficial o Maio Roxo para que o mês seja de intensa divulgação, a exemplo do que já acontece com o Outubro Rosa, além de garantir importantes direitos aos pacientes.

Inobstante, o mês continua sendo de trabalho diante da séria falta de medicamentos que atinge vários Estados do país.  Relatos chegam por partes dos portadores dos mais diversos cantos do Brasil dando conta da falta de medicamentos ou do fornecimento intermitente deles, o que é extremamente indesejado quando estamos falando sobre duas doenças que necessitam de tratamento contínuo e de forma regular para que os sintomas sejam controlados.  

O  “Maio Roxo” representa a união de todos os portadores por essa causa.  Sintetiza cada portador que vem a público falar sobre sua condição, que colabora divulgando as informações corretas sobre as DII, que acompanha o Projeto de Lei e pede a aprovação de uma Lei nacional.  

Ajude a divulgar essa causa que é de muitos!

Para mais informações sobre a DII Brasil e a campanha do Maio Roxo acesse: https://diibrasil.org.br/

Fonte: Dii Brasil

2022-05-06T18:24:35-03:0005, 05, 22|0 Comments

Leave A Comment