Hands on Compliance

///Hands on Compliance

Hands on Compliance

Mais cinquenta Fundações mineiras iniciaram na última segunda-feira a turma 2 do Programa de qualificação

No último dia 3, via Zoom, foi realizada a live de abertura oficial para a segunda turma do Programa Hands On Compliance, uma parceria da FUNDAMIG com  Fundação Dom Cabral, CCR, e com o CAOTS / MPMG que objetiva de maneira prática, ferramentas para a implantação de um programa de integridade para Fundações de Minas Gerais. Para facilitar essa jornada de aprendizado, o curso é 100% online e conta com a participação dos professores do Centro de Governança, Gestão de Risco e Compliance da Fundação Dom Cabral, uma das dez melhores escolas de negócios do mundo.

A live, que contou com a participação de 74 representantes de Fundações mineiras, além do prof. Dalton Sardenberg que deu  as boas-vindas aos 106 alunos inscritos na segunda turma do Programa, formada por 53  fundações de Minas Gerais. Foi também apresentado aos participantes o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem FDC) por meio do qual os participantes poderão assistir as aulas e realizar as atividades, além de entrar em contato com a organização do programa para sanar dúvidas.

A primeira turma, já concluída e certificada, participa, dia 5/5, do primeiro evento da Fase 2 do Programa, que terá como tema a importância do engajamento da alta gestão no Programa de Integridade da organização.

Sobre o Programa Hands on Compliance

É um programa 100% online, assíncrono e gratuito, com metodologia criada pelo Centro de Governança, Risco e Compliance (GRC) da FDC e patrocinado pela empresa CCR. A turma é formada por dois representantes indicados pela organização – o executivo principal e o Compliance Officer – que terão acesso a um conteúdo formativo de 40 horas/aula, divididas em três módulos. Ao final de cada um dos três módulos, os participantes devem enviar a documentação relativa à implementação do Programa de Integridade da organização. Assim, após o cumprimento da jornada de aprendizagem, os participantes saem com o Programa de Integridade pronto e adequado à realidade de suas respectivas organizações, além de receberem certificado da FDC.

Sobre a FDC

A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira, associada à FUNDAMIG, que há 45 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2020, a instituição ficou em 9º lugar no ranking de educação executiva do jornal britânico Financial Times. Desta forma, consolidou sua posição como a melhor escola de negócios da América Latina e a mais bem colocada do Brasil. Somente em 2020 passaram pela FDC mais de 20 mil profissionais entre executivos, empresários e gestores públicos. No campo social, a FDC conta com iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades. Dessa forma, em 2020 a escola executiva lançou o FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim, concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação.

Sobre o CAOTS/MPMG

Os Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (CAOs) são órgãos auxiliares da atividade do Ministério Público. Entre suas finalidades estão as de orientar e sistematizar as ações dos órgãos de execução. Cabe a eles estimular a integração e o intercâmbio entre as Promotorias de Justiça que atuem na mesma área e tenham atribuições comuns.

Sobre a FUNDAMIG

A Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado – FUNDAMIG, primeira organização representativa de Fundações no Brasil, foi criada em 30 de novembro de 1994, por um grupo de Fundações que, aliadas ao Ministério Público de Minas Gerais, via Promotorias de Justiça de Velamento de Fundações, já pretendiam, desde então, representar, advogar pela causa, unir, fortalecer e profissionalizar o Terceiro Setor, como mecanismo de transformação social, trabalho no qual a FUNDAMIG permanece resiliente.

Missão: Contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, promovendo o fortalecimento, a união e a colaboração entre Fundações e Associações de Minas Gerais.

2022-05-06T18:39:05-03:0005, 05, 22|0 Comments

Leave A Comment