Liderança: um diferencial no Terceiro Setor

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Liderança: um diferencial no Terceiro Setor

O mundo globalizado que vivemos exige das organizações do Terceiro Setor uma visão contemporânea sobre o modelo de gestão de pessoas e sua constante atualização. Para isso, a busca, a criação, o desenvolvimento e a manutenção de talentos são prioritários para o novo modelo de gestão. Uma afirmação não pode ser esquecida: as organizações tem seus resultados positivos em seu banco de talentos e trabalhá-los significa estar a cada dia mais próximo desse resultado.

Desenvolver o capital humano é uma das atribuições do líder atual e os conhecimentos, as habilidades e as competências são valores que precisam ser cultivados e motivados constantemente pelo Gestor. Cito as competências como um conjunto de 3 fatores que devem ser analisados: saber fazer, querer fazer e poder fazer.

Saber Fazer – Os profissionais do terceiro setor, muitas vezes, não tem experiência ou informação sobre o público a ser atendido, possuem a iniciativa mas, alguns deles tem conhecimentos que não foram colocados em prática e, desta forma, agregam muito pouco à organização. Têm um potencial a ser explorado, mas não encontram meios de utilizá-lo. O papel do líder é de descobrir e desenvolver esse potencial.

Querer Fazer – Os profissionais do Terceiro Setor precisam estar motivados constantemente. Eles precisam encontrar espaço para usar o seu conhecimento, experiência e descobrir que o seu projeto está de acordo com o seu propósito de vida. O líder precisa saber motivar os seus colaboradores.

Poder Fazer – É muito importante o papel da liderança no Terceiro Setor. O líder precisa se conhecer, conhecer os outros, saber resgatar, motivar, engajar seus colaboradores para que a organização tenha resultados positivos.

O líder tem um papel fundamental nas organizações do Terceiro Setor e, muitas vezes, não são as faculdades, universidades, ou escola de negócios que formam os líderes. O líder precisa ser inspirador, comunicador, agente de mudanças, administrador e estrategista. É ele quem influencia diretamente o clima organizacional .

A liderança é um somatório de várias competências, raramente encontradas em uma única pessoa. Essas competências são adquiridas ao longo da nossa vida e podem ser desenvolvidas. Portanto, seja você mesmo, faça o melhor que puder, pratique o bom senso, respeite as pessoas, saiba ouvir, entenda o erro como parte de uma evolução e lembre-se que você não é o poder, você apenas está no poder naquele momento.

Pense nisso.

Renata Lemos

Master Coach – Grupo Transforma

www.grupotransforma.com.br

2014-10-15T15:11:16-03:0015, 10, 14|0 Comments

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