FUNDAMIG no 16º Festival ABCR – O maior da história

/, Eventos, Institucional, Mulheres no terceiro setor, Notícias, Terceiro Setor/FUNDAMIG no 16º Festival ABCR – O maior da história

FUNDAMIG no 16º Festival ABCR – O maior da história

Evento focado em captação de recursos reúne mais de mil participantes em São Paulo

“Cada ano a gente espera superar o ano anterior. A gente teve mais de mil inscritos e é a primeira vez que a gente atinge esse número. Quase 300 pessoas passaram pelas masterclasses que já aconteceram sábado e domingo. Teremos cinco plenárias, 72 palestras e recebemos 100 inscrições para as mentorias expressas,” destacou Fernando Nogueira, diretor executivo da ABCR, durante a cerimônia de abertura do evento.

Camilla Figueiredo, presidente do Comitê Científico do Festival ABCR, também falou na abertura, destacando a diversidade e a qualidade das propostas recebidas, com participantes de todas as regiões do Brasil. “Em 2024, tivemos 147 inscritos. Cada integrante do comitê analisou, em média, 30 propostas”.

Veja mais sobre o festival em: https://festivalabcr.org.br/ 

Destaques da participação da FUNDAMIG no evento:

A FUNDAMIG apoia o evento institucionalmente e com divulgação há vários anos. Em 2024, além desse apoio, pudemos também estar entre o seleto grupo de palestrantes do Festival, representados pela nossa superintendente executiva e líder da campanha estadual para o Dia de Doar, Julia Caldas de Almeida. “Este evento não é apenas uma oportunidade de compartilhar conhecimento, mas também um convite à colaboração e à inovação em prol de um futuro mais justo e sustentável. Como participante, pude contribuir com minhas ideias e aprender com profissionais que são referência em Captação de Recursos e sustentabilidade, em um espaço que celebra a diversidade de vozes e experiências”, conta.

Julia falou sobre a experiência com a campanha mineira para o Dia de Doar, a #DoaMG, e todas as conexões que realizamos por aqui, no painel “Captando com muitos para muitos: Dia de Doar e o poder da filantropia comunitária”, que contou também com a participação de Tassia Tostes (do Dia de Doar em Santos), Ana Lúcia Amstalden (Doa Piracicaba) e Lays Gasperin (da Sinergize), conduzidas pela Carol Farias, líder nacional do Dia de Doar, que compartilharam suas experiências com as campanhas.

Da esquerda para a direita, Tássia Tostes, Ana Lúcia Amstalden, Lays Gasperin e Julia Caldas de Almeida.

Julia explicou um pouco da trajetória da campanha, que se iniciou em 2021, diante da necessidade de apoiar o setor de cuidados que tanto sofreu durante a pandemia. A líder da campanha contou que foi um início bem solitário e incipiente, com uma campanha apenas virtual, mas que surpreendeu na adesão por parte de parceiros e interesse das organizações. “Nesse primeiro ano contei com apoio de comunicação da Conectidea, a Nanda (Nanda Soares, fundadora e diretora da Conectidea) fez as artes voluntariamente e nós impulsionamos com o recurso do edital da ABCR”.

Julia, durante sua participação no painel, que ocorreu no palco 9 do primeiro dia de evento, entre Ana Lúcia e Lays.

Em 2022, a campanha já ganhou um importante parceiro, o Movimento Minas 2032, coordenado pelo Diário do Comércio e pelo Instituto Orior. Além da campanha, tivemos também o primeiro evento presencial, onde buscamos sensibilizar parceiros e conseguimos levar 50 pessoas bastante estratégicas e representativas à sede do Diário do Comércio. Veja aqui como foi o evento: [Evento 2022].

Em 2023, mais dois parceiros chegaram para somar forças: a Bliiv, que coordenou o Grupo de Trabalho com 10 OSC para aprenderem e construírem juntas suas campanhas de captação para o Dia de Doar, sob supervisão do Rodrigo Franzot (cofundador e CMO da Bliiv), e a FDC, que sediou o segundo evento, Conexão #DoaMG, que contou com o dobro de pessoas da primeira edição e uma novidade: seis embaixadores da campanha que nos apoiaram na divulgação para seus públicos. Veja aqui sobre o evento: [Evento 2023].

Para 2024, Julia conta que a campanha foi lançada em 5 de junho, durante a roda de conversa sobre Cultura de Doação que aconteceu após o pré-lançamento do filme DOAR, que foi uma das ações do eixo 1 da campanha, que busca mobilizar e sensibilizar para a causa. Desse eixo também faz parte a coluna semanal no Diário do Comércio, parceiro da campanha desde o primeiro momento, que leva ao conhecimento da sociedade casos práticos que aproximam o tema da realidade das pessoas. A campanha conta também com mais dois eixos: o de qualificação das OSC, liderado pelo Rodrigo Franzot da Bliiv, que este ano está com edital aberto para 20 OSC; e o terceiro eixo, que é o evento presencial, o Conexão #DoaMG.

Desenvolvimento Institucional: Um Tema de Destaque

Um tema certamente se destacou dentre todos os demais, por ser um assunto novo nos palcos de eventos da área, mas também pela sua relevância e por ter feito tanto sentido para quem atua no Terceiro Setor há tantos anos: o Desenvolvimento Institucional. Como é importante falar sobre isso. “Nós precisamos nos desenvolver enquanto organizações, sem finalidade lucrativa, mas com finalidade de superávit, para podermos exercer nosso propósito realmente, sem ficarmos exaustos e adoecidos por não conseguirmos quase nunca fechar as contas no fim do mês”, diz Julia Caldas, superintendente da FUNDAMIG. 

Leia mais sobre esse tema na matéria do portal captadores.org: [Desafios e soluções da captação para desenvolvimento institucional].

Veja o que disseram sobre o evento os representantes e parceiros da FUNDAMIG que estiveram por lá:

Solange Bottaro, presidente da FUNDAMIG e VP do Instituto Ramacrisna: “O Festival ABCR 2024 proporcionou encontros e insights valiosos sobre inovação e impacto social.”

Da esquerda para a direita, Marcelo Estraviz (fundador da ABCR, do festival e do Selo DOAR), Solange Bottaro (presidente da FUNDAMIG e VP do Instituto Ramacrisna), Américo Amarante Neto (superintendente do Instituto Ramacrisna), Julia Caldas de Almeida (superintendente executiva da FUNDAMIG) e Lívia Furtado (assessora jurídica da FUNDAMIG).

Nádia Rampi, VP da FUNDAMIG e diretora da Fundação Dom Cabral: “Voltamos fortalecidos e certos de que impulsionar o impacto nas nossas Instituições é uma missão muito nobre! Vamos em frente!”

Da esquerda para a direita, Nádia Rampi (VP da FUNDAMIG e diretora da FDC), Julia Caldas de Almeida e Lívia Furtado (assessora jurídica da FUNDAMIG).

Lívia Furtado, assessora jurídica da FUNDAMIG: “Hoje eu conheço o processo de uma associação ou fundação de ponta a ponta: desde o início, quando ainda é um sonho dos fundadores, até a estrutura complexa, com inúmeros funcionários e estratégias para diversificação de fontes de recursos. O jurídico faz parte de todas as fases de uma instituição, contribuindo para que os riscos sejam mapeados, os processos internos controlados, a legislação cumprida e as formalizações efetuadas. E é justamente por atuar com o jurídico especializado, que eu busco conhecer cada uma das formas atuais de captação de recursos para as organizações da sociedade civil. São muitas possibilidades! Não tenho dúvidas que o Terceiro Setor é uma potência!”

Dora Silvia Cunha Bueno, presidente da Associação Paulista de Fundações (APF): “Entidade que representa diversas fundações comprometidas com causas sociais e ambientais em todo o estado de São Paulo, reconhece a importância estratégica do Festival ABCR na promoção da sustentabilidade do Terceiro Setor.”

Da esquerda para a direita, Julia Caldas, Solange Bottaro, Américo Amarante Neto e Lívia Furtado.

Rodrigo Franzot, cofundador e CMO da Bliiv e parceiro da FUNDAMIG na campanha #DoaMG: “Participar do Festival da Associação Brasileira de Captação de Recursos é sempre uma experiência enriquecedora. O festival é um ponto de encontro crucial para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), oferecendo um espaço onde podem aprender as melhores práticas, discutir desafios comuns e descobrir inovações na área de captação de recursos. O festival não apenas fortalece as habilidades das organizações, mas também cria uma rede de conexões e colaboração que é essencial para enfrentar as complexidades do nosso setor.”

Da esquerda para a direita, Vinícius Ventura (captador de recursos), Rodrigo Franzot (Bliiv), Julia Caldas e Lívia Furtado.

Lojinha do Dia de Doar

Durante o Festival, a Carol Farias anunciou o lançamento da loja oficial do Dia de Doar, disponível online. A loja oferece uma variedade de produtos, incluindo bottons, camisetas, canecas, adesivos e plaquinhas, todos voltados para fortalecer o movimento e as campanhas em todo o Brasil. Para conhecer e adquirir os produtos, acesse [loja.diadedoar.org.br]. Para quem esteve no evento, também houve a possibilidade de criar um jingle exclusivo do Dia de Doar gerado por Inteligência Artificial.

Nossa superintendente, Julia Caldas, que lidera a campanha #DoaMG, foi também uma das escolhidas para promover a lojinha, veja o vídeo no Instagram em que ela aparece recebendo seu kit de influenciadora da campanha: [Vídeo no Instagram].

Mais fotos: 

Movimento Por Uma Cultura de Doação:

Dia de Doar

Com referências da área: 

2024-07-08T17:43:28-03:0008, 07, 24|0 Comments

Leave A Comment