Evento focado em captação de recursos reúne mais de mil participantes em São Paulo
“Cada ano a gente espera superar o ano anterior. A gente teve mais de mil inscritos e é a primeira vez que a gente atinge esse número. Quase 300 pessoas passaram pelas masterclasses que já aconteceram sábado e domingo. Teremos cinco plenárias, 72 palestras e recebemos 100 inscrições para as mentorias expressas,” destacou Fernando Nogueira, diretor executivo da ABCR, durante a cerimônia de abertura do evento.
Camilla Figueiredo, presidente do Comitê Científico do Festival ABCR, também falou na abertura, destacando a diversidade e a qualidade das propostas recebidas, com participantes de todas as regiões do Brasil. “Em 2024, tivemos 147 inscritos. Cada integrante do comitê analisou, em média, 30 propostas”.
Veja mais sobre o festival em: https://festivalabcr.org.br/
Destaques da participação da FUNDAMIG no evento:
A FUNDAMIG apoia o evento institucionalmente e com divulgação há vários anos. Em 2024, além desse apoio, pudemos também estar entre o seleto grupo de palestrantes do Festival, representados pela nossa superintendente executiva e líder da campanha estadual para o Dia de Doar, Julia Caldas de Almeida. “Este evento não é apenas uma oportunidade de compartilhar conhecimento, mas também um convite à colaboração e à inovação em prol de um futuro mais justo e sustentável. Como participante, pude contribuir com minhas ideias e aprender com profissionais que são referência em Captação de Recursos e sustentabilidade, em um espaço que celebra a diversidade de vozes e experiências”, conta.
Julia falou sobre a experiência com a campanha mineira para o Dia de Doar, a #DoaMG, e todas as conexões que realizamos por aqui, no painel “Captando com muitos para muitos: Dia de Doar e o poder da filantropia comunitária”, que contou também com a participação de Tassia Tostes (do Dia de Doar em Santos), Ana Lúcia Amstalden (Doa Piracicaba) e Lays Gasperin (da Sinergize), conduzidas pela Carol Farias, líder nacional do Dia de Doar, que compartilharam suas experiências com as campanhas.
Julia explicou um pouco da trajetória da campanha, que se iniciou em 2021, diante da necessidade de apoiar o setor de cuidados que tanto sofreu durante a pandemia. A líder da campanha contou que foi um início bem solitário e incipiente, com uma campanha apenas virtual, mas que surpreendeu na adesão por parte de parceiros e interesse das organizações. “Nesse primeiro ano contei com apoio de comunicação da Conectidea, a Nanda (Nanda Soares, fundadora e diretora da Conectidea) fez as artes voluntariamente e nós impulsionamos com o recurso do edital da ABCR”.
Em 2022, a campanha já ganhou um importante parceiro, o Movimento Minas 2032, coordenado pelo Diário do Comércio e pelo Instituto Orior. Além da campanha, tivemos também o primeiro evento presencial, onde buscamos sensibilizar parceiros e conseguimos levar 50 pessoas bastante estratégicas e representativas à sede do Diário do Comércio. Veja aqui como foi o evento: [Evento 2022].
Em 2023, mais dois parceiros chegaram para somar forças: a Bliiv, que coordenou o Grupo de Trabalho com 10 OSC para aprenderem e construírem juntas suas campanhas de captação para o Dia de Doar, sob supervisão do Rodrigo Franzot (cofundador e CMO da Bliiv), e a FDC, que sediou o segundo evento, Conexão #DoaMG, que contou com o dobro de pessoas da primeira edição e uma novidade: seis embaixadores da campanha que nos apoiaram na divulgação para seus públicos. Veja aqui sobre o evento: [Evento 2023].
Para 2024, Julia conta que a campanha foi lançada em 5 de junho, durante a roda de conversa sobre Cultura de Doação que aconteceu após o pré-lançamento do filme DOAR, que foi uma das ações do eixo 1 da campanha, que busca mobilizar e sensibilizar para a causa. Desse eixo também faz parte a coluna semanal no Diário do Comércio, parceiro da campanha desde o primeiro momento, que leva ao conhecimento da sociedade casos práticos que aproximam o tema da realidade das pessoas. A campanha conta também com mais dois eixos: o de qualificação das OSC, liderado pelo Rodrigo Franzot da Bliiv, que este ano está com edital aberto para 20 OSC; e o terceiro eixo, que é o evento presencial, o Conexão #DoaMG.
Desenvolvimento Institucional: Um Tema de Destaque
Um tema certamente se destacou dentre todos os demais, por ser um assunto novo nos palcos de eventos da área, mas também pela sua relevância e por ter feito tanto sentido para quem atua no Terceiro Setor há tantos anos: o Desenvolvimento Institucional. Como é importante falar sobre isso. “Nós precisamos nos desenvolver enquanto organizações, sem finalidade lucrativa, mas com finalidade de superávit, para podermos exercer nosso propósito realmente, sem ficarmos exaustos e adoecidos por não conseguirmos quase nunca fechar as contas no fim do mês”, diz Julia Caldas, superintendente da FUNDAMIG.
Leia mais sobre esse tema na matéria do portal captadores.org: [Desafios e soluções da captação para desenvolvimento institucional].
Veja o que disseram sobre o evento os representantes e parceiros da FUNDAMIG que estiveram por lá:
Solange Bottaro, presidente da FUNDAMIG e VP do Instituto Ramacrisna: “O Festival ABCR 2024 proporcionou encontros e insights valiosos sobre inovação e impacto social.”
Nádia Rampi, VP da FUNDAMIG e diretora da Fundação Dom Cabral: “Voltamos fortalecidos e certos de que impulsionar o impacto nas nossas Instituições é uma missão muito nobre! Vamos em frente!”
Lívia Furtado, assessora jurídica da FUNDAMIG: “Hoje eu conheço o processo de uma associação ou fundação de ponta a ponta: desde o início, quando ainda é um sonho dos fundadores, até a estrutura complexa, com inúmeros funcionários e estratégias para diversificação de fontes de recursos. O jurídico faz parte de todas as fases de uma instituição, contribuindo para que os riscos sejam mapeados, os processos internos controlados, a legislação cumprida e as formalizações efetuadas. E é justamente por atuar com o jurídico especializado, que eu busco conhecer cada uma das formas atuais de captação de recursos para as organizações da sociedade civil. São muitas possibilidades! Não tenho dúvidas que o Terceiro Setor é uma potência!”
Dora Silvia Cunha Bueno, presidente da Associação Paulista de Fundações (APF): “Entidade que representa diversas fundações comprometidas com causas sociais e ambientais em todo o estado de São Paulo, reconhece a importância estratégica do Festival ABCR na promoção da sustentabilidade do Terceiro Setor.”
Rodrigo Franzot, cofundador e CMO da Bliiv e parceiro da FUNDAMIG na campanha #DoaMG: “Participar do Festival da Associação Brasileira de Captação de Recursos é sempre uma experiência enriquecedora. O festival é um ponto de encontro crucial para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), oferecendo um espaço onde podem aprender as melhores práticas, discutir desafios comuns e descobrir inovações na área de captação de recursos. O festival não apenas fortalece as habilidades das organizações, mas também cria uma rede de conexões e colaboração que é essencial para enfrentar as complexidades do nosso setor.”
Lojinha do Dia de Doar
Durante o Festival, a Carol Farias anunciou o lançamento da loja oficial do Dia de Doar, disponível online. A loja oferece uma variedade de produtos, incluindo bottons, camisetas, canecas, adesivos e plaquinhas, todos voltados para fortalecer o movimento e as campanhas em todo o Brasil. Para conhecer e adquirir os produtos, acesse [loja.diadedoar.org.br]. Para quem esteve no evento, também houve a possibilidade de criar um jingle exclusivo do Dia de Doar gerado por Inteligência Artificial.
Nossa superintendente, Julia Caldas, que lidera a campanha #DoaMG, foi também uma das escolhidas para promover a lojinha, veja o vídeo no Instagram em que ela aparece recebendo seu kit de influenciadora da campanha: [Vídeo no Instagram].
Mais fotos:
Movimento Por Uma Cultura de Doação:
Dia de Doar
Com referências da área:
Leave A Comment