CREPÚSCULO INAUGURA CENTRO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

//CREPÚSCULO INAUGURA CENTRO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

CREPÚSCULO INAUGURA CENTRO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

Espaço, que tem como referência o conceito de inclusão, oferecerá atividades artísticas, clínicas, pedagógicas, além de palestra e debate.

No final desta semana, dias 14 e 15 de novembro, a Associação Crepúsculo, referência em arte inclusiva e inclusão social, concretiza um sonho coletivo: a inauguração do Crepúsculo Centro de Desenvolvimento Humano. Um espaço de convivência no qual pessoa com dificuldades ou limitações aparentes ou não aparentes, possam se desenvolver, relacionar, ampliar suas potencialidades e conquistar autonomia. Para tanto serão utilizadas várias áreas do conhecimento, dentre eles arte, saúde, educação e trabalho. 

A abertura oficial será realizada em dois dias. Na sexta-feira o evento é exclusivo para convidados e contará com a presença de autoridades, apoiadores, formadores de opinião e parceiros. Já no sábado, das 8h30 às 16h, haverá uma série de atividades ABERTA E GRATUITA. Entre elas, o público poderá conhecer e vivenciar todos os Núcleos do Centro de Desenvolvimento Humano, de 8h30 às 10h. Logo depois haverá uma palestra com Arnaldo Alvarenga, coordenador de curso de teatro da Universidade Federal de Minas Gerais, com foco no Desenvolvimento Humano. Das 13h30 às 16h uma mesa redonda com a participação de Cristina Abreu da CDPD, Coordenadoria de Pessoa com Deficiência, Janine Cassiano e Bruna Soares da UFMG e Thereza Portes do Instituto Undió. E para encerrar a tarde show DJ Sansão, o único DJ cego do Brasil. O Crepúsculo –  Centro de Desenvolvimento Humano tem o patrocínio da JotaPlus e apoio da Sambatec.

Luciane Kattaoui Madureira, coordenadora geral da Crepúsculo, conta que a evolução de Associação  para Crepúsculo – Centro de Desenvolvimento Humano marca também um novo momento da entidade que completa 18 anos. “Queremos mostrar que a vida na diversidade é uma construção possível, rica e importante para a humanidade. Uma sociedade inclusiva é aquela que tem consciência de que todo mundo tem limitações e dificuldades, potencias e possibilidades”, evidencia.

A coordenadora conta que atualmente são 80 atendidos na sede da associação, sendo 120 professores em processo de formação em arte e inclusão, 70 alunos em oficinas artísticas em instituições parceiras e 50 jovens atendidos através de parceria junto à Secretaria Municipal de Assistência Social. “Existe uma fala popular que diz para termos cuidado com o que sonhamos, pois este sonho ou desejo pode se tornar realidade. O Crepúsculo completa neste ano 18 anos de vida. Vida que se tornou possível a partir de muito sonho. Sonhamos com uma humanidade repleta de inclusão, conscientização, desenvolvimento, verdade, inteireza, excelência, alegria, atenção, cuidado, inovação, dignidade, honestidade, transparência, qualidade, organização, profissionalismo, ética e um verdadeiro respeito à diversidade humana”, declara Luciane, destacando os valores do Centro.

NÚCLEOS

Crepúsculo – Centro de Desenvolvimento Humano disponibiliza atendimentos individualizados e em grupos, de forma gratuita, através dos seus diferentes Núcleos. O Núcleo Artístico tem dois focos de atuação, sendo um de formação e outro de profissionalização. A formação ocorre através de oficinas de artes plásticas, arte e brincadeiras, dança, música, teatro e contação de histórias. A profissionalização acontece em três grupos artísticos: Crepúsculo Cia de Dança, Núcleo de Investigação Teatral Crepúsculo e Cia Teatral Crepúsculo. Este Núcleo tem o patrocínio do CBMM, BDMG, Vallourec e Boticário, através das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura.

No Núcleo Clínico os profissionais acompanham individualmente cada pessoa com o objetivo não só de tratar os sintomas, mas de entender a complexidade da saúde/doença pessoal, familiar e social, para então propor tratamentos capazes de promover uma vida saudável. São oferecidos atendimentos de Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Massoterapia, Reiki, Massagem Relaxante.

Núcleo Pedagógico oferece atendimentos individualizados e em grupos de psicopedagogia e de alfabetização.

Já o de Formação é o responsável por proporcionar que a metodologia criada e desenvolvida pelo Centro de Desenvolvimento Humano chegue a instituições e equipes que por elas se interessem.

Dentre as novidades, o Núcleo de Cinema e Novas Mídias que atuará em duas frentes: Produção Audiovisual e Acessibilização Audiovisual.

Projeto Diversidade e Protagonismo é uma das ações que se fundamenta na interdisciplinaridade em prol do desenvolvimento humano. A proposta do projeto é de oferecer atividades que promovam uma inter-relação entre os saberes artísticos, clínicos, pedagógicos, sociais e humanos. Prioriza atividades potencialmente geradoras de conscientização, que podem levar à autonomia, propiciando que a pessoa se expresse, atue e seja protagonista de sua vida.  “É um novo momento, inclusive de gestão. Remodelamos nossa estrutura” explicaLuciane Kattaoui.

Visão de Vanguarda: qual terminologia usar?

Deficiente, portadores de necessidades especiais, pessoa especial, entre outros. Há sempre uma dúvida na tentativa de ser politicamente correto e saber qual vocabulário usar. Mas às vezes no uso de um vocabulário inadequado pode refletir preconceito e falta de conhecimento. Para a educadora, e coordenadora, o cuidado com pessoas com qualquer nível de deficiência não passa pela simples ideia de igualdade, mas, especialmente, pelo respeito às particularidades. “Em questão estão às diferenças, comuns ou deficientes, todos somos diferentes”, ressalta.

Dentro desta visão o Crepúsculo Centro de Desenvolvimento Humano apresenta uma nova terminologia. “Apesar do termo Pessoa com deficiência ser hoje o recomendado, já que ele esteve presente na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da Organização das Nações Unidas (ONU), que o Brasil ratificou com valor de emenda constitucional em 2008.  Ele não reflete os valores que trabalhamos. Por isso o lançamento do Centro marca também uma nova visão. A partir de agora iremos utilizar “ser humano com dificuldades ou limitações, aparentes ou não aparentes”, explica Gustavo Bartolozzi, coordenador de comunicação do Centro.

Para ele esta visão nasce de um questionamento coletivo a cerca da utilização do termo “pessoa com deficiência”.“Pois como nossa busca é de desenvolvimento, ampliação das possibilidades, conscientização, o termo não se faz adequado, por não ser construtivo”. Para a equipe do Crepúsculo a diferença é natural e é importante que elas existam. Agora, mais importante do que existir a diferença, porque ela é fato, é entender como elas dialogam, como elas se comunicam. “A gente assusta tanto com a diferença que a gente quer sempre igualar. Na verdade temos é que buscar o equilibro.  A necessidade é da natureza humana, todos nós temos necessidades de superação, que melhorar nossa condição a todo instante”.

Nova identidade visual

A mudança de Associação para Crepúsculo – Centro de Desenvolvimento Humano marca também uma nova identidade visual da Instituição. A nova marca ganha contornos mais modernos, com cores quentes e que dão um sentido de aproximação. Além disso, ela ganha um novo ícone “as pegadas” que simbolizam a caminhada. “A disposição dos pés também passa a ideia de movimento e continuidade”, explica Gustavo Bartolozzi, coordenador de comunicação do Centro.

Outra novidade é o lançamento de um jornal totalmente inclusivo, com periodicidade bimestral  “Como várias são as ações positivas e os saberes humanos capazes de potencializar nossa perspectiva de um futuro de maior qualidade, propomos uma forma de aglutinar esses diversos fazeres em uma só pauta contínua de utilidade pública. Por isso dedicamos esse jornal às várias pessoas, instituições, entidades, associações, organizações, órgãos públicos ou privados que vêm escrevendo histórias mais humanizadas no mundo”, defende.

SERVIÇO_____________________________________________________

CREPÚSCULO INAUGURA CENTRO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

Lançamento

Data: 14 e 15 de novembro

Local: Crepúsculo – Centro de Desenvolvimento Humano

Endereço: Rua Sertões, nº 147 – Prado

www.crepusculo.org.br

Programação

Dia 14/11/14 (somente para convidados)

18h às 19h30  Fruição das atividades do Centro de Desenvolvimento Humano.

19h30 às 20h   Apresentação da Cia Teatral Crepúsculo – espetáculo : Os Quatros Distintos.

20h às 20h30   Pronunciamento   e Homenagens

20h30 às 22h  Coquetel e show de Wilson de Souza

Dia 15/11/14 (gratuito e aberto ao público)

8h30 às 10h30   Credenciamento e Fruição das atividades do Centro de Desenvolvimento Humano

10h30 às 12h     Palestra – Desenvolvimento Humano com Arnaldo Alvarenga.

13h30 às 16h     Mesa Redonda

16h                     Encerramento – DJ Sansão O único DJ cego do Brasil

Fonte: Agência Pessoa Comunicação e Relacionamento

2014-11-13T10:32:20-03:0013, 11, 14|0 Comments

Leave A Comment