CIRCUTO URBANO ONU-Habitat 2023 “OC + I Brasil: “Planejamento Urbano na Perspectiva da Sustentabilidade“

/, Institucional, Notícias, Terceiro Setor/CIRCUTO URBANO ONU-Habitat 2023 “OC + I Brasil: “Planejamento Urbano na Perspectiva da Sustentabilidade“

CIRCUTO URBANO ONU-Habitat 2023 “OC + I Brasil: “Planejamento Urbano na Perspectiva da Sustentabilidade“

Pelo segundo ano, OC + I Brasil, idealizado pelo Instituto Arvorecer, com parceria da Fundamig e Minas Voluntários, participa do Circuito Urbano, proposto pela ONU Habitat.

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), foi criado em 1978. Com sede em Nairobe/Quênia, está presente no Brasil há mais de 20 anos, atuando em prol do desenvolvimento urbano, social, econômico e ambientalmente sustentável.

Todos os anos realiza o Circuito Urbano, que vai até 31/10 – Dia Mundial das Cidades. Nesta sexta edição o tema será “Investindo em futuros urbanos: cooperação para resiliência do Sul Global”. A ONU acredita que para alcançar o desenvolvimento urbano sustentável, inclusivo e resiliente, é fundamental que se explorem caminhos para ampliar o acesso de governos locais a formas de financiamento que viabilizem o planejamento e implementação de políticas a partir de ferramentas tradicionais e inovadoras.

É neste contexto que dia 24, terça-feira, às 16 horas, o OC + I Brasil (Observatório das Cidades Mais Inteligentes Brasil) participará do evento. Marlene Pintinha, idealizadora do Observatório destaca que “O sinal “+” nos leva à reflexão que uma cidade para ser inteligente precisa + que tecnologia. Precisa sobretudo de investimento nas pessoas. É necessário o desenvolvimento do cidadão e das comunidades onde ele vive e atua”.

Nesta segunda participação o OC + I Brasil propõe o tema “Planejamento Urbano na Perspectiva da Sustentabilidade” especialmente com foco nos países do Cone Sul e a atenção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 e 17.

Além da moderação e tema central, conduzido por Marlene, a programação contará com diversas participações e aprofundamentos: Prof. Dr Francisco José Cardoso com “Planejamento e desenvolvimento urbano: realidade brasileira e desafios – cases moradia digna”; Luiz Chaves “Como pensar o planejamento urbano”; Julia Caldas “As alianças interssetoriais com a participação do Terceiro Setor no desenvolvimento urbano” e Rodrigo Starling “Brasil 2050: sustentabilidade e a urgência de políticas públicas”.

Serviço
CIRCUTO URBANO ONU-Habitat 2023 “OC + I Brasil: “Planejamento Urbano na Perspectiva da Sustentabilidade“
DATA: 24/10/2023 (terça-feira)
HORA: 16h00
LOCAL: https://www.youtube.com/watch?v=uyFxBYBOQVU , com participação livre e gratuita.
INFORMAÇÕES: Instituto Arvorecer / (35) 99253-7770 (WhatsApp)

2023-10-23T18:17:00-03:0023, 10, 23|0 Comments

Leave A Comment