ChilFund Brasil e PUC Minas criam núcleo para pesquisas sociais

///ChilFund Brasil e PUC Minas criam núcleo para pesquisas sociais

ChilFund Brasil e PUC Minas criam núcleo para pesquisas sociais

O Núcleo pretende aumentar o número de parceiros para o fortalecimento da pesquisa

O ChildFund Brasil, antigamente conhecido como Fundo para Crianças, organização social sem fins lucrativos, associada à FUNDAMIG desde maio de 2015, atua no Brasil desde 1966 e é sediada em Belo Horizonte / Minas Gerais. Referência e de grande prestígio para a sociedade civil organizada mineira e, também, brasileira, por quatro anos consecutivos é ganhadora do Prêmio Melhores ONGs, além de possuir os Selos DOAR e ONG Transparente.

Com a missão de apoiar o desenvolvimento de crianças em vulnerabilidade social e mais de 50 anos de prática nesse processo, o ChildFund une-se agora à teoria, viabilizada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas – na criação de um centro de pesquisas, o Núcleo de Inteligência Social – NIS (https://nis.org.br/).

O NIS faz a identificação, diagnóstico e levanta soluções para demandas sociais, unindo alianças entre as pesquisas acadêmicas, práticas do Terceiro Setor e inteligência de mercado. Entre suas atividades, o Núcleo se propõe a gerar impacto social sustentável, por meio de metodologias e abordagens de análise, coleta e análise de dados, interpretação e aplicação de tecnologias sociais. Sua missão é realizar pesquisas sociais com apoio tecnológico e de gestão de impactos sociais capazes de serem mensurados, por meio de parcerias intersetoriais.

O ChildFund Brasil possui um acúmulo de anos de experiência no desenvolvimento de programas e projetos sociais embasados na excelência em gestão de projetos, governança e representatividade local que contribuem para o impacto social nas comunidades que atua, criando ambientes para que crianças, adolescentes, jovens e adultos possam desenvolver o seu pleno potencial. Já a PUC Minas, com toda sua expertise acadêmica, contribui com os processos metodológicos e desenvolvimento de inteligência para tomada de decisão e avaliação das ações promovidas no campo de trabalho. Neste sentido, alguns produtos desenvolvidos até aqui, como o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM), que identifica a pobreza por vários olhares, têm sido úteis para identificar novos territórios de atuação, analisar evolução ou involução das comunidades atendidas, bem como avaliar o progresso socioeconômico.

Ao acessar o site do NIS é possível conhecer a equipe responsável pelo trabalho do Núcleo, além dos artigos, relatórios, dissertações e teses desenvolvidas para a realização do trabalho e alguns Atlas Digitais sobre o Índice de Pobreza Multidimensional, que têm como objetivo contribuir com análises para a redução de problemas relacionados à pobreza. Chamamos atenção para o Monitoramento da Covid-19 e para o Atlas da Pobreza Monetária no Brasil, vale conferir.

O futuro do NIS está na continuidade em disponibilizar informações, indicadores e realizar pesquisas, que promovam conhecimento para tomada de decisão, seja de OSCs, de Governos, pesquisadores ou outros. O foco, no momento, está no fomento de novas parcerias institucionais para fortalecer os estudos e pesquisas na área de desenvolvimento social.

2021-07-01T15:59:57-03:0001, 07, 21|0 Comments

Leave A Comment