Terceiro Setor em Minas se prepara para DIA DE DOAR em MG

/, Notícias, Terceiro Setor/Terceiro Setor em Minas se prepara para DIA DE DOAR em MG

Terceiro Setor em Minas se prepara para DIA DE DOAR em MG

*Por Élida Ramirez

FUNDAMIG organiza a terceira edição do Dia de Doar em MG. O objetivo é fomentar a organização para a captação de recursos de forma eficiente e capilarizada

O Dia de Doar, movimento nacional descentralizado, organizado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos, ABCR, acontecerá em 28 de novembro de 2023. Porém, cerca de três meses e meio antes, as organizações e inciativas do Terceiro Setor já se mobilizam para organizar suas campanhas. 

É que para captar recursos de forma sistematizada é necessário gerir estratégias bem organizadas. Aliás, essas são áreas em desenvolvimento no Terceiro Setor: gestão, mobilização, comunicação e obtenção de investimentos. 

Por isso, a reportagem especial pelo Dia do Idealista deste mês, celebrado em todos os dias de datas e meses coincidentes como hoje, 08/08, vai somar esforços para apoiar as inciativas no Dia de Doar em Minas Gerais e potencializar a arrecadação em 2023. Na reportagem, vamos mostrar o impacto das doações, dar dicas de como as iniciativas podem ser organizar, além de falar como pessoas físicas, jurídicas e parlamentares podem converter dinheiro em transformação de vidas e legado social. 

O Dia do Idealista é uma iniciativa do Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global – criado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO e Instituto Orior para fomentar a Agenda 2030, em parceria com o Idealist.org e a Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig).

O DC pretende com esses conteúdos promover o debate e a ação. É aí que entra o Botão de Agir. O instrumento conduz o leitor às oportunidades de ação relacionadas à cada matéria. Nesta reportagem,

Captação inteligente, atendimento eficiente

O Sistema Divina Providência, SDP, é uma instituição composto por entidades de cunho social, filantrópico, humanista e cultural. São 24 obras assistenciais, divididas em instituições de acolhimento e atendimento, centros de formação profissional, centros infantis, restaurantes populares entre outras que atendem cerca de 17, 5 mil pessoas por ano, de 0 a 100 anos.

Os serviços prestados vão desde o acolhimento integral, com moradia, alimentação e educação, na Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo ou no Lar dos Idosos São José. Há cursos profissionalizantes em 8 unidades na capital e Região Metropolitana de Belo Horizonte, encaminhamento a emprego, crédito para abertura de negócios, projetos nas regiões onde as unidades funcionam, além de outros atendimentos. O custo médio da estrutura é de R$ 50 milhões anuais e todo do dinheiro vem de investimento da sociedade.

“Nossa sobrevivência depende de parcerias. Construímos uma gestão confiável e estratégica. Com isso, conseguimos aumentar os colaboradores, os valores e a qualidade da entrega à sociedade. Apesar de ainda trabalharmos com caixa negativo. No ano passado, estivemos no Dia de Doar MG e aprimoramos nossa atuação em relação à tecnologia. Temos o pix facilitado, repaginamos nosso site, estamos desenvolvendo um app para doação. Isso sem falar nas inovações nas campanhas, na criação de novos projetos e busca por parceiros diversos” comenta Dolores Bertila, superintendente geral do SDP.

O SDP serve ainda 42.000 refeições por ano, distribuí mais de 23.500 cestas básicas anuais, além da estrutura de educação e formação. Dolores disse ainda que o SDP vai preparar uma campanha especial para o Dia de Doar 2023 e pretende aliar tecnologia, relacionamento e simplicidade como conseguir alcançar a meta de melhorar a performance de caixa em 10% e mantê-la.

Prepare-se para o Dia de Doar em Minas

A FUNDAMIG articula desde o ano passado o Dia de Doar MG. O objetivo é fomentar a organização para a captação de recursos de forma eficiente e capilarizada.

Para Julia Caldas, é preciso uma nova forma de pensar a captação. Ela destaca que o primeiro passo na organização do evento de captação é dar sentido ao ato de doar.  “A sensibilização precisa estar humanizada para funcionar e defendo que é preciso se colocar no lugar do doador. Na hora de planejar o que fazer, vamos pensar o que ele espera encontrar naquela ação? E falo isso para captar valores em dinheiro, voluntariado, doações de objetos. Tudo passa antes pelas emoções, pelo valor simbólico que aquele gesto significa. Claro que depois de encontrar esse eixo, vem todas as ações organizadas e planejadas”

 Julia complementa com dicas:

– Baixe os materiais do Dia de Doar no site https://diadedoar.org.br/participe/

– Identifique um propósito

– Estabeleça uma meta a alinhada ao propósito

– Elabore um planejamento estratégico para a campanha

– Crie um plano de ação com público bem definido

– Tente que o propósito seja incorporado como ação de captação por longo prazo ou permanente

– Crie uma equipe do tamanho do seu propósito

– Simplifique os processos

– Crie uma estratégia de monitoramento de resultados em tempo real para ir ajustando a captação

A superintendente informa ainda as organizações associadas à Fundamig ou que queiram se associar e, também, a parceiros em potencial para contribuir com esse nosso desafio: hoje, dia 8/8, às 16 horas, haverá um vídeo conferência, pelo Google Meet para organização do Dia de Doar em MG. E destaca: “Vamos começar a agir, já! Idealistas! Somar forças pela solidariedade na campanha #DoaMG 2023. Esperamos vocês!”convoca Julia Caldas.

As campanhas pelo Dia de Doar, as ações voluntárias e a mobilização social estão em consonância com 9 OD´s: 1, 2, 3, 4, 8, 10, 12, 16 e 17 e colaboram para que alcancemos a meta da Organização das Nações Unidas por um mundo mais sustentável de economias mais justas e longevas na Terra.

Agora que você já conheceu algumas possibilidades de como engajar sua iniciativa ou colaborar com quem já faz o bem, clique no botão, aproveite o Dia do Idealista e comece a agir!

2023-08-08T09:23:04-03:0007, 08, 23|0 Comments

Leave A Comment