Jovens musicistas participaram do 16º Festival Internazionale Delle Orchestre Giovanilli em Florença, na Itália
Após uma série de apresentações na França, a Orquestra Infantojuvenil Doutor Milton Dias, um dos núcleos da Orquestra Jovem das Gerais, iniciou a sua participação no 16º Festival Internazionale Delle Orchestre Giovanilli em Florença, na Itália. O primeiro concerto aconteceu no domingo, 07 de julho, na Piazza della Signoria, praça central de Florença.
Às 21 horas o palco começou a receber cores diferentes com os uniformes dos jovens musicistas e nesse momento deu-se início às apresentações. As músicas instrumentais tiveram um toque diferente com a coreografia suaves, característica marcante nas apresentações da Orquestra
A plateia teve a oportunidade de assistir a apresentações de música clássica e popular. O sucesso do concerto era perceptível na emoção dos presentes. O desempenho dos jovens musicistas fez muitas pessoas chorarem. A plateia queria uma segunda apresentação e, além disso, havia brasileiros que fizeram questão de entoar a frase “Eu sou brasileiro, com muito amor”, enfatizando o orgulho de estar no exterior privilegiando a uma apresentação de jovens brasileiros.
O maestro Renato Almeida enalteceu a importância do momento para todos eles. “Aproveitem a chance. Sintam a energia positiva deste lugar e absorvam todos os momentos e cada experiência. As recordações ficam e isso ninguém poderá tirar de vocês”, afirmou. A Orquestra Infantojuvenil Doutor Milton Dias ainda realizou apresentações no Terme Tettuccio, em Montecatini Terme. O local é um complexo arquitetônico formado por jardins, e a Igreja Paroquial Pieve di San Pietro a Cascia, em Reggello.
Mais de 150 orquestras já se apresentaram ao longo de dezesseis anos de existência do Festival Internazionale Delle Orchestre Giovanilli. O festival é uma grande oportunidade de trocas de experiências.
Sobre a Orquestra
Fundada em 1997 pelos músicos Renato Almeida e Rosiane Reis, a ONG Orquestra Jovem de Contagem promove o desenvolvimento cidadão através da arte, cultura e educação. A instituição oferece oficinas de instrumentos de cordas, sopros e percussão a crianças, adolescentes e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Situada em Contagem, a ONG atende atualmente 250 crianças. Em seu espaço 1400 beneficiados despertaram talento artístico ao longo dos anos. O acesso democrático à arte possibilitou a seus jovens musicistas a experiência de apresentar concertos em vários segmentos sociais, fato que revitaliza a formação cidadã e a inclusão social.
Seus alunos já fizeram apresentações em vários países, como EUA, Inglaterra, Espanha, Alemanha e agora retornam à França e à Itália. A Orquestra já obteve várias premiações, como o “Musicistas sem Fronteiras”, da Associação Internacional de Voluntariado da Itália, “Título de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Contagem” e “Cidadania Cultural”, da Secretaria de Educação, Esportes e Cultura de Contagem.
Esse sonho é realidade devido a grandes parceiros, como a Petrobras, através de seus programas socioambientais, Copasa, Magnesita, Belgo Bekaert e Supermix Concreto, por intermédio da Lei Rouanet e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Fonte: Assessoria de Imprensa Orquestra das Gerais
Leave A Comment