Estudantes vivenciam rotina empresarial durante a Semana Global do Empreendedorismo (SGE)

//Estudantes vivenciam rotina empresarial durante a Semana Global do Empreendedorismo (SGE)

Estudantes vivenciam rotina empresarial durante a Semana Global do Empreendedorismo (SGE)

Ação integrada a SGE 2014 acontecerá entre os dias 17 e 21 de novembro.

Foto 1

Integrando as ações da Semana Global do Empreendedorismo, a Junior Achievement Minas Gerais (JAMG) realizará o Programa Empresário Sombra Por Um Dia (ESPUD), de 17 a 21 de novembro de 2014. O Programa será realizado com empresários voluntários de diversas áreas e alunos do Nexa-MG (Núcleo de Ex-Achievers).

O Nexa é um núcleo formado por jovens que participaram dos programas do Ensino Médio da Junior Achievement (chamados ex-achievers), e que decidiram continuar em contato com o empreendedorismo. Esses jovens terão a oportunidade de ampliar ainda mais seus conhecimentos, observando a rotina de trabalho de um grande empresário.

O Programa Empresário Sombra Por Um Dia (ESPUD) é desenvolvido com o objetivo de aproximar estudantes e profissionais, promovendo o crescimento e aprendizado dos jovens. Os ex-achievers tem a chance de perceber na prática, todos os conceitos aprendidos em sala de aula, todos voltados ao empreendedorismo. Durante 8 horas, o estudante vivencia, na prática, a rotina de um executivo de negócios, o que inclui reuniões, negociações acompanhamento de processos, análise e desenvolvimento de relatórios e visita a clientes e fornecedores, entre outras atividades.

A Junior Achievement Brasil faz parte do Conselho Nacional da Semana Global do Empreendedorismo, e ambas têm um objetivo em comum: envolver toda a sociedade, inspirando, capacitando e conectando, rumo a um Brasil cada vez mais empreendedor.

A Semana Global do Empreendedorismo

A Semana Global do Empreendedorismo é um movimento criado em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo então presidente da Kauffman Foundation, Carl Schramm, com o intuito de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender.

No Brasil desde 2008, a organização anfitriã é o Instituto Empreender Endeavor, responsável pela coordenação do movimento, mobilização dos demais parceiros e realização de todo o suporte necessário para a viabilização do Movimento no país.

Durante o mês de Novembro acontecem atividades diversas – de palestras a competições –, com diferentes públicos e temáticas, sempre abordando o empreendedorismo de alguma maneira. Só o Brasil foi responsável em 2013 por mais de 4 mil atividades, 600 parceiros e quase 2 milhões de participantes, tendo gerado quase 40 milhões de mídia espontânea, e facebook. Ganhadora, mais uma vez, do prêmio de Maior SGE do mundo.

É um grande movimento que acredita na causa do empreendedorismo como capaz de gerar desenvolvimento econômico social e transformar realidades, e busca, por meio de sua rede, da mídia e do ecossistema empreendedor conectado e ativado, promover melhorias no ambiente empreendedor brasileiro.

Atualmente ocorre em mais de 140 países, tendo em 2013 atingido a marca de mais de 9 mil parceiros, 25 mil atividades e 6 milhões de participantes. 

A Junior Achievement

Criada nos Estados Unidos, em 1919, por Horace Moses e Theodore Vail, presidentes da Strathmore Paper Company e da AT&T, respectivamente, é uma fundação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada. A Junior Achievement acredita na capacidade e potencialidade do ser humano e incentiva os jovens a adotarem responsabilidade pelos próprios destinos. É uma instituição de promoção do empreendedorismo para jovens. Hoje está presente em mais de 120 países, em todas as capitais dos Estados brasileiros e atende mais de 10 milhões de jovens por ano, preparando-os para serem futuros empreendedores.

Em Minas Gerais desde 2003, a Junior Achievement já beneficiou no Estado mais de 145 mil jovens, com a colaboração de mais de 8400 voluntários em cerca de 26 cidades. Histórias de sucesso, números cada vez maiores de atendimento, melhoria constante em seus processos, maior alcance regional e profissionais qualificados. Estas são apenas algumas conquistas da Junior Achievement de Minas Gerais (JAMG).

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação JAMG

Tel: (31) 3249-1645

Jonatan Mendes: jonatan.jamg@gmail.com

Laura Lana: laura.jamg@gmail.com

Fonte: Assessoria de Comunicação Junior Achievement de Minas Gerais

2018-09-04T00:51:38-03:0019, 11, 14|0 Comments

Leave A Comment