EDITAL PARA SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS “FAÇA A DIFERENÇA” FUNDAMIG

/, Institucional, Notícias, Terceiro Setor/EDITAL PARA SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS “FAÇA A DIFERENÇA” FUNDAMIG

EDITAL PARA SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS “FAÇA A DIFERENÇA” FUNDAMIG

A Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado – FUNDAMIG em parceria com o Centro Mineiro de Voluntariado Transformador – MINAS VOLUNTÁRIOS, torna público este edital com o intuito de selecionar voluntários para integrar o Comitê de Desenvolvimento: Parcerias e Voluntariado Transformador CDPVT FUNDAMIG, no âmbito de seu programa de voluntariado “FAÇA A DIFERENÇA”.

CONTEXTO

A Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado – FUNDAMIG, primeira organização representativa de Fundações no Brasil, foi criada em 30 de novembro de 1994 e permanece até hoje, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade, promovendo o fortalecimento, a multiplicação e o intercâmbio entre Fundações e Associações em Minas Gerais, como mecanismo de transformação social.

Os Comitês de Desenvolvimento FUNDAMIGestãoprevistos seu Estatuto Social. Conforme a resolução que dispõe sobre a instalação, composição e funcionamento destes Comitês, destaca-se:

“CAPÍTULO I – DA FINALIDADE E DA COMPETÊNCIA

Art. 1° Aos Comitês de Desenvolvimento, órgãos executivos e de assessoramento a Diretoria, compete:

I – assessorar a Diretoria na formulação e execução de ações, projetos e programas voltados ao desenvolvimento institucional, a partir de planos de ação, seu monitoramento, avaliação e construção de indicadores específicos a cada tema.

II – auxiliar a Diretoria no alcance dos objetivos estatutários, pautado nas melhores práticas de governança, transparência, advocacy e compliance, em linha com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o objetivo de número 17 “Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”.

Na área das Parcerias, refletidas neste ODS 17, a FUNDAMIG abriu canais efetivos de articulação, participação e alianças intersetoriais, conforme diretrizes do plano estratégico para o biênio 2023-2024.

OBJETIVO DA SELEÇÃO

Estimular a prática do VOLUNTARIADO TRANSFORMADOR em linha com os ODS/ONU  no âmbito do Comitê de Desenvolvimento: Parcerias e Voluntariado Transformador FUNDAMIG.

VOLUNTARIADO TRANSFORMADOR é o modelo de ação social que transita do campo individual para o coletivo, dos grupos isolados para as redes, da crítica negativa para a cooperação e do assistencialismo para o Desenvolvimento Sustentável.

PRÉ -REREQUISITOS

Idade mínima de 18 anos e disponibilidade de, pelo menos, 5 (cinco) horas semanais.

VAGAS

ÁREAS Nº DE VAGAS
Redação de projetos e mobilização de recursos 5
Pesquisa e produção intelectual (Voluntariado, Sustentabilidade, ODS, ESG, Smart Cities, Inteligência Artificial e temas de vanguarda)  5
Inteligência estratégica (articulação e suporte às atividades do CDPVT FUNDAMIG) 5

CRONOGRAMA

Inscrições 22 de setembro a 15 de outubro de 2023, enviando currículo para o e mail:   contato@minasvoluntarios.org ,  cópia para cdpvt@fundamig.org.br
Resultado 18 de outubro de 2023.
Reunião preparatória on-line/ Assinatura do Termo de Adesão ao Serviço Volu-ntário  24 de outubro de 2023, de 14  às 15h30, on-line pela plataforma Google Meet.

CERTIFICAÇÃO

A FUNDAMIG em parceria com o MINAS VOLUNTÁRIOS realizará a certificação dos voluntários, desde que cumpram a carga horária mínima prevista neste Edital. Todos os selecionados assinarão o Termo de Adesão ao Voluntariado, conforme estabelecido na Lei Federal Nº 9608/98.

Os casos omissos serão solucionados pela FUNDAMIG e MINAS VOLUNTÁRIOS.

Belo Horizonte, 22 de setembro de 2023. Comitê Organizador

2023-09-22T14:55:44-03:0022, 09, 23|0 Comments

Leave A Comment