Palavra do Presidente da FUNDAMIG: As entidades da Sociedade Civil estão se reorganizando para os novos tempos

//Palavra do Presidente da FUNDAMIG: As entidades da Sociedade Civil estão se reorganizando para os novos tempos

Palavra do Presidente da FUNDAMIG: As entidades da Sociedade Civil estão se reorganizando para os novos tempos

O momento é de incertezas. As pessoas precisam de proteção diante da crise, que é abrangente, já que inclui os campos, dentre outros, da Saúde, da Educação, da Assistência Social, da Economia, do Direito e da própria subsistência. O que está em risco é, principalmente, a vida das pessoas que foram atingidas por uma pandemia que cada dia mostra o seu poder de ceifar vidas em todo o mundo.

Manter o isolamento social tem sido a forma recomendada pelos especialistas em todo o mundo para evitar a catástrofe do atendimento pelo sistema de Saúde. Os países que vacilaram diante dessa recomendação voltaram atrás depois de resultados muito negativos em perdas de vidas. Estamos vivendo um momento, todavia, singular, em que as famílias estão tendo a oportunidade ímpar – obrigadas a um convívio forçado durante todas as horas do dia – de estreitar os laços afetivos e ampliar a união entre pais e filhos pelo debate dos problemas pessoais, para os quais, muitas vezes, não se conseguia tempo.

As entidades da Sociedade Civil estão se reorganizando para os novos tempos com reuniões virtuais e uso da tecnologia disponível. Circulam nas redes sociais diversas contribuições importantes de técnicos sobre temas relevantes como Direito Trabalhista, Parcerias, como realizar Assembleias virtuais, determinadas pelo Estatuto Social das entidades, e muitos outros temas relacionados à pandemia. As entidades do Terceiro Setor estão refazendo seu planejamento para 2020 para conseguir manter seus orçamentos e atender as inúmeras e inesperadas alterações provocadas pela pandemia.

A FUNDAMIG disponibiliza, em seus canais digitais, informações que vem contribuindo para amenizar a crise, bem como vem ressaltando o trabalho extraordinário desenvolvido pelas suas associadas em favor da população mineira, com cursos, textos escritos por advogados e contadores e, principalmente, prestação de serviços nas diversas áreas, especialmente da Saúde e da Assistência Social, visando mostrar que, nesse difícil momento, a sociedade civil organizada é a esperança de um Brasil melhor.

Convocamos as nossas filiadas a participarem de nossas reuniões virtuais, que acontecerão doravante, sobre temas relativos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, da ONU. A programação será encaminhada a todas as associadas que indicaram em qual Conselho irão participar, em resposta à consulta que encaminhamos anteriormente, assim como as demais, que permanecem convidadas a compor tais Conselhos.

Vamos em frente, com coragem e segurando na mão de Deus, como Dom Serafim recomendou sempre!

Belo Horizonte, 30 de março de 2020.

Gilson Assis Dayrell

Presidente

FUNDAMIG

2020-04-03T18:41:23-03:0003, 04, 20|0 Comments

Leave A Comment