Atividades especiais marcaram o Dia Mundial de Higienização das Mãos no Hospital do Câncer de Muriaé

//Atividades especiais marcaram o Dia Mundial de Higienização das Mãos no Hospital do Câncer de Muriaé

Atividades especiais marcaram o Dia Mundial de Higienização das Mãos no Hospital do Câncer de Muriaé

Eventos e palestras alertam sobre a importância da higiene das mãos

O Dia Mundial de Higienização das Mãos foi lembrado no Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella através de série de eventos destacando a prática. Nos dias 5 e 6 de maio, as atividades aconteceram no auditório do hospital onde foram ministradas palestras sobre o protocolos de segurança do paciente e as metas nacionais de segurança, entre elas, a higienização das mãos.
A palestrante Dulce Silvestre, Gerente de Gestão da Qualidade do Hospital do Câncer explicou que as metas determinadas nos protocolos nacionais e internacionais estão sendo alcançadas com êxito na instituição, e, ao final, os setores finalísticos do hospital como ambulatórios, enfermarias, UTI e centro cirúrgico receberam quadros com as seis metas nacionais de segurança do paciente.

A enfermeira Tatiane Vieira, responsável técnica pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar alertou sobre a importância da higienização das mãos no controle de infecções, através de uma nova metodologia de incentivo à prática no hospital ressaltando que os setores que já tiveram início, os índices de adesão alcançaram 90%.
IMG_9099
Durante o evento, foi apresentado um vídeo sobre a história do Dr. Ignaz Semmelweis referenciado como o pai do controle de infecção hospitalar no mundo. O médico húngaro foi o primeiro a provar cientificamente que a higienização das mãos prevenia inúmeras infecções.
A campanha do Hospital teve início no dia 29 de abril, quando a equipe responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar percorreu pelos setores da instituição fazendo dinâmicas com os colaboradores. Durante a visita aos setores, os colaboradores foram vendados e tiveram as mãos sujas de tinta guache e realizaram a prática de higienização ainda com os olhos vendados. Assim puderam perceber que apesar de lavadas, algumas partes das mãos ainda estavam sujas de tinta.
Fonte: Assessoria de imprensa da Fundação Cristiano Varella
2018-09-04T00:53:35-03:0007, 05, 14|0 Comments

Leave A Comment