A doação muda vidas e transforma realidades sociais. Novo documentário aprofunda o debate sobre cultura de doação e seu potencial transformador

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A doação muda vidas e transforma realidades sociais. Novo documentário aprofunda o debate sobre cultura de doação e seu potencial transformador

DOAR, filme produzido pela Deusdará Filmes com patrocínio da RD Saúde via Lei Federal de Incentivo à Cultura, será lançado em maio

O Brasil está vivendo na prática o poder transformador da doação diante das enchentes que atingiram boa parte do estado do Rio Grande do Sul. Milhões em dinheiro arrecadados, caminhões, aviões e carretas com toneladas de alimentos, água potável, colchões, purificadores sendo enviados do país inteiro para os gaúchos. Sociedade civil unida para aliviar a emergência.

Doar não é algo muito distante dos brasileiros. A Pesquisa Doação Brasil, divulgada em agosto de 2023, identificou que 84% dos brasileiros acima de 18 anos participaram de algum tipo de doação em 2022. Apesar disso, há muitas barreiras para que as pessoas se tornem doadoras recorrentes e não restrinjam as suas doações em momentos de mais urgência.

Aprofundar a conversa sobre cultura de doação é pensar no que vem depois que a água baixa. As doações pontuais e emergenciais são essenciais para assegurar a vida e os primeiros cuidados. Mas muitas necessidades e desigualdades são constantes e precisam de contribuição perene. Como a sociedade pode contribuir para mudar essa realidade?

O documentário DOAR chega para conversar sobre essa e muitas outras perguntas sobre doação. O filme é uma produção da Deusdará Filmes com patrocínio da RD Saúde via Lei Federal de Incentivo à Cultura. DOAR conta histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas por estas doação que acontecem recorrentemente e que sustentam o trabalho das organizações da sociedade civil. Quem doa e quem recebe. E de como é necessário qualificar e ampliar o debate sobre doação e compreender o papel que as pessoas podem exercer na transformação social do país.

O documentarista Sérgio Rizzo, diretor do filme, percorreu o Brasil com a sua equipe para captar uma rica diversidade de doadores e pessoas envolvidas no ecossistema da filantropia. São histórias que mostram como a vida de muitas pessoas são impactadas até mesmo por pequenos atos de doação.

“Falar a respeito do impacto provocado pela cultura de doação é um dos muitos instrumentos que permitem chegar um pouquinho mais perto do país e das pessoas que o constroem diariamente. É um filme sobre o Brasil”, destaca o diretor.

A solidariedade dos brasileiros é visível em momentos de tragédia, mas quais são as barreiras para que as pessoas se tornem doadoras recorrentes? Uma das idealizadoras do filme e criadoras do Movimento por uma Cultura de Doação, Joana Ribeiro Mortari, afirma que doar depende menos da questão econômica e mais de um entendimento do quanto cada real doado pode fazer a diferença, e conforme a doação se torna constante na vida das pessoas, mais potente a cultura de doação brasileira.

“Uma cultura de doação perene acontece a partir de um processo de conscientização da população brasileira sobre a importância do papel do setor social, que é diferente e complementar ao do Estado, da importância do trabalho das organizações sociais no endereçamento dos desafios sociais brasileiros e defesa de causas e de reconhecer a importância de cada um de nós no financiamento de uma sociedade civil forte e vibrante.”

Barreiras para uma doação constante

O Movimento por uma Cultura de Doação aponta, em suas diretrizes para promover a cultura de doação no Brasil, que muita gente não doa por não confiar nas Organizações da Sociedade Civil (OSCs), por não entender o que elas fazem e qual é o papel delas na manutenção do equilíbrio democrático. Por isso, a importância de trazer mais visibilidade para pessoas e organizações, como as que estão no filme, para que o conhecimento e a consciência aproximem mais doadores.

“Falar sobre doação no Brasil é de fato um tabu. Muitas pessoas no país consideram, por motivos variados, que não se deve falar sobre isso”, comenta o diretor do filme, que também é jornalista e professor. “Acredito que a simples existência do documentário favorece a discussão de temas que ainda não circulam como muitos de nós gostaríamos que circulassem”.

Segundo Graciela Hopstein, diretora Executiva da Rede Comuá e uma das entrevistadas no documentário DOAR, a filantropia pode fortalecer a sociedade civil e a democracia, contribuindo com esferas diferentes das trabalhadas pelos órgãos públicos.

“O Estado realmente tem a capacidade de ser muito mais abrangente em termos de ações, estratégias e de públicos. Por isso eu acho que a filantropia ocupa ou deve ocupar um papel muito importante na questão de apoio à sociedade civil, de tudo que tem a ver com acesso a direitos, inclusive em todas as ações de incidência”, explica Graciela.

O Brasil convive com muitos problemas estruturais, questões de injustiça social, socioambientais, de direitos humanos, de direitos dos animais. Para mudar a realidade, é preciso que o Estado, a sociedade e as empresas participem da solução.

“Acreditamos que as empresas podem ser um meio poderoso de transformação social. É por isso que a nossa estratégia de Investimento Privado apoia iniciativas que promovam a saúde dos brasileiros e, também, que fortaleçam a cultura de doação no país, como é o caso do DOAR, a fim de incentivar que mais e mais pessoas e empresas doem para quem precisa”, disse Maria Izabel Toro, gerente executiva de Investimento Social da RD Saúde, patrocinadora do filme.

O documentário DOAR terá sua pré-estreia, em Belo Horizonte, em 5 de junho, às 16 horas,  no Una Cine Belas Artes, à rua Gonçalves Dias, 1581, bairro Lourdes. 

Serviço

Pré-estreia do documentário DOAR em BH

Dia 5 de junho, quarta-feira

Às 16 horas

Una Cine Belas Artes (rua Gonçalves Dias, 1581, bairro Lourdes, BH/MG)

Ingressos disponíveis à R$20,00 pelo Sympla:  https://bit.ly/PreEstreiaFilmeDoarBH 

Sobre a campanha #DoaMG

Desde 2021, a campanha #DoaMG fomenta o Dia de Doar por meio de iniciativas compartilhadas por centenas de organizações e pelas associadas à FUNDAMIG.  A estrutura da campanha é ampla e inovadora e pretende provocar as empresas e a sociedade em geral para que partilhem a responsabilidade da gestão do cuidado.

A campanha tem três eixos, que favorecem a generosidade como meio de transformação social:

Fase 1 – Mobilização – Por meio de trabalho articulado e em rede com pessoas e organizações dos três setores é feita uma campanha educativa e de sensibilização, com matérias, reportagens e outras formas de comunicação com o público potencialmente doador, para que conheçam o tema e o trabalho do Terceiro Setor. Nessa fase, a organizadora da campanha também capta parcerias, voluntários e recursos financeiros para o desenvolvimento e fortalecimento das etapas seguintes.

Fase 2 – Empoderamento – A FUNDAMIG, em parceria com a Bliiv, lança edital e monta um Grupo de Trabalho com organizações da sociedade civil (OSC / ONG), que se encontram com periodicidade, de agosto à novembro, para criarem juntas suas campanhas para o dia de doar, contando com apoio mútuo e o suporte e aceleração nas áreas de captação de recursos, comunicação, tecnologia social e digital.

Fase 3 – Ação – Nessa última fase da campanha, as organizações já estão com suas campanhas prontas e é hora de agir e conectar os doadores a quem precisa das doações para transformar vidas. Para isso, a FUNDAMIG realiza, com o apoio de diversos atores, o Evento Conexão #DoaMG, dentre outras ações. O evento pretende ser um local de encontro e acontece de forma presencial, direcionado ao público empresário, mas também conta com representantes dos três setores da sociedade mineira, que contam com programação inovadora em tecnologia social, meio ambiente e governança para um mundo em regeneração.

Sobre a FUNDAMIG

A Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado – FUNDAMIG, a primeira organização representativa de Fundações no Brasil, foi criada em 30 de novembro de 1994 e permanece até hoje representando o Terceiro Setor e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade, por meio do fortalecimento e do intercâmbio entre Fundações e Associações em Minas Gerais, como mecanismo de transformação social.

Sobre a Bliiv

A Bliiv é uma plataforma de doações online completa e segura que oferece a infraestrutura necessária para as OSCs receberem doações de forma eficiente e transparente. Oferecemos uma solução completa e eficiente para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) receberem doações, gerirem seus doadores, se relacionar com eles e encontrar novos doadores. Uma solução moderna, eficaz e transparente de captação de recursos, ajudando a financiar projetos sociais e impactar positivamente a vida de milhares de pessoas.

Sobre o Instituto Mano Down

Trocar a palavra “exclusão” por “OPORTUNIDADE”, é uma das premissas do Instituto Mano Down, organização sem fins lucrativos, que promove a autonomia e inclusão de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências.

O Mano Down surgiu a partir do amor de Leonardo Gontijo por seu irmão caçula, o Eduardo – também conhecido como Dudu do Cavaco; músico com síndrome de Down.

A história começa em 2011, quando Léo publica o livro “Mano Down – Relatos de um irmão apaixonado” e, partir daí inicia uma trajetória para dar visibilidade e criar oportunidades para que as pessoas com síndrome de Down possam ser incluídas na sociedade e reconhecidas por suas capacidades.

Sobre Sérgio Rizzo

Jornalista, mestre e doutor em Audiovisual pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Dirigiu e escreveu o documentário de curta-metragem “Passo” (2018) e o segmento brasileiro do longa-metragem colaborativo “A Living Tree, Means a Living Planet” (2019), e foi roteirista do documentário de média-metragem “Descarte” (2021). É codiretor e roteirista do programa “Idade Mídia” (Canal Futura/Fundação Roberto Marinho, 2022/2023) e produtor executivo do documentário “Cibernéticas” (2023). É diretor associado da produtora Deusdará Filmes, especializada em documentários de impacto.

Sobre a Doc Station

Distribuidora audiovisual independente, especializada em documentários. Sua proposta é enriquecer o repertório simbólico dos brasileiros com o melhor do cinema do real. É responsável pela plataforma de streaming Doc Station Play, especializada em documentários.

Sobre a Deusdará Filmes

Produtora audiovisual especializada em documentários, a Deusdará cria, desde 2007, conteúdos transformadores para todas as plataformas. Realiza filmes, séries e programas de TV próprios e em parceria com agentes da indústria criativa, organizações sociais e empresas. Comunica a partir de narrativas inclusivas, compromisso ético com a justiça social e a diversidade.

Sobre a RD Saúde

Um ecossistema de saúde integral, com 3 mil farmácias em todo o Brasil e negócios em saúde que dividem o mesmo propósito: contribuir para uma sociedade mais saudável. O grupo começou em novembro de 2011, fruto da união entre Droga Raia e Drogasil, crescendo até se tornar a maior rede de farmácias do Brasil e expandindo para além do varejo farmacêutico, integrando soluções B2B e plataformas digitais.

Informações para a imprensa:

Fernanda Rosário – (13) 99683-6857

Élida Ramirez – (31) 99526-0189




2024-05-28T14:48:26-03:0027, 05, 24|0 Comments

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