*Por CPD
A Sociedade Mineira de Engenheiros está registrada, desde o final de junho, à Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado. A FUNDAMIG é a primeira organização representativa de Fundações no Brasil e promove desde 1994 o fortalecimento e o intercâmbio entre fundações e associações em Minas Gerais, como mecanismo de transformação social. A filiação prevê a oferta de programas de formação contínua para gestores, planejamento estratégico, apoio na captação de recursos, intercâmbio de boas práticas compartilhando inovações em gestão de organizações sem fins lucrativos.
Entre as iniciativas reconhecidas da FUNDAMIG está o programa oferecido pela Fundação Dom Cabral voltado para a profissionalização da gestão de organizações sociais. Destaque também para a Conspiração Mineira Pela Educação. O Movimento, criado em 2006, à partir dos Conselhos de Educação da entidade e da ACMinas, contribui à melhoria da educação básica em Minas, por meio de alianças intersetoriais. São filiadas, por exemplo, a Fundação Torino, o Instituto Camargo Corrêa e a Fundação Arcelormittal.
Para Virgínia, a aliança está alinhada ao processo de governança da SME, que poderá alcançar maior eficácia operacional, traduzindo sua missão e sua finalidade em impactos sociais concretos e positivos. “As associações civis de direito privado, como a SME, têm grande potencial para gerar impacto positivo na sociedade. Para isso, é essencial aplicar práticas de gestão eficazes, como planejamento estratégico, transparência, accountability e indicadores para avaliação do impacto social”, avalia Virgínia.
Leia a matéria na íntegra no site da Sociedade Mineira de Engenheiros
Leave A Comment