Frente Parlamentar de Apoio ao Terceiro Setor se reúne mais uma vez e comemora aniversário da Agenda 2030

///Frente Parlamentar de Apoio ao Terceiro Setor se reúne mais uma vez e comemora aniversário da Agenda 2030

Frente Parlamentar de Apoio ao Terceiro Setor se reúne mais uma vez e comemora aniversário da Agenda 2030

A reunião homenageia os cinco anos do lançamento da Agenda e dos ODS pela ONU e abordará assuntos de interesse das OSCs e de alta relevância para a sociedade civil

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG, por gestão da FUNDAMIG e de uma das associações filiadas, o Minas Voluntários,realizará, no dia 21 de outubro, quarta-feira, àpartir das14 horas, de forma online, mais uma reunião da Frente Parlamentar de Apoio ao Terceiro Setor, que terá como tema“Os cinco anos de lançamento da Agenda 2030 – O Terceiro  Setor e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Em 2015, ano em que completou 70 anos de existência, a Organização das Nações Unidas (ONU) reuniu chefes de Estado, de Governo e altos representantes em sua sede, em Nova York, comunicando ao mundo sobre os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a chamada Agenda 2030.

Esta ambiciosa Agenda, verdadeiro plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, reconhece a erradicação da pobreza, em todas as suas formas e dimensões, o maior dos desafios globais rumo ao desenvolvimento sustentável. A proposta convoca a todos: Governos, empresas, Sociedade Civil organizada e cidadãos, a se engajarem, somando esforços para que a Agenda 2030 saia, efetivamente, do papel.

No documento oficial intitulado “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, os signatários afirmam:

“Estamos determinados a tomar as medidas ousadas e transformadoras que são urgentemente necessárias para direcionar o mundo para um caminho sustentável e resiliente. Ao embarcarmos nesta jornada coletiva, comprometemo-nos que ninguém seja deixado para trás. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas que estamos anunciando hoje demonstram a escala e a ambição desta nova Agenda universal. Eles se constroem sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (…). São integrados e indivisíveis, equilibrando as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.”

Considerando que o alcance destes Objetivos é crucial para o futuro do planeta e, além, que precisa traduzir-se em uma agenda positiva para os países, estados e municípios, a proposta da reunião especial é realizar um balanço dos cinco anos de lançamento desta agenda (2015-2020) frente o Terceiro Setor em Minas, incluindo o fortalecimento das Alianças Intersetoriais, a apresentação e o encaminhamento de novas demandas.

O evento será transmitido online pelo site da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (nesse link). Acompanhe as redes da FUNDAMIG e não perca atualizações do evento.

2020-10-20T12:23:11-03:0015, 10, 20|0 Comments

Leave A Comment