1º Fórum do Terceiro Setor no HackTown SRS – FUNDAMIG itinerante

/, Institucional, Notícias, Terceiro Setor/1º Fórum do Terceiro Setor no HackTown SRS – FUNDAMIG itinerante

1º Fórum do Terceiro Setor no HackTown SRS – FUNDAMIG itinerante

Um marco para o desenvolvimento local por meio das alianças intersetoriais

No último dia 4 de agosto, o Teatro Inatel recebeu um público diversificado composto por gestores, profissionais de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), representantes da sociedade civil e atores do setor público e privado para o 1º Fórum do Terceiro Setor no HackTown SRS, que foi organizado pela equipe da FUNDAMIG. Foi um evento marcante  que se destacou como um ponto de encontro inicial e vital para fortalecer a colaboração e inovação no setor de forma local.

A programação do fórum começou com a assinatura do Protocolo de Intenções “Carta SRS” – Pacto pelos ODS e Cidades Inteligentes – Sul de Minas. A abertura foi conduzida por Julia Caldas de Almeida, superintendente executiva da FUNDAMIG, que também mediou as discussões ao longo do evento. Este pacto simboliza um compromisso conjunto para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e promover cidades mais inteligentes e sustentáveis na região. Rodrigo Starling, presidente do Minas Voluntários (associado à FUNDAMIG), Secretário do Comitê de Parcerias e Voluntariado e membro do Conselho de Administração da FUNDAMIG,  afirma que a  assinatura do protocolo de intenções é uma ponte para este futuro, “sem deixar ninguém para trás”.

O secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e  Turismo de Santa Rita do Sapucaí/MG,  Janilton Prado, destacou que “a Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí, por meio de sua Secretaria, considera que a assinatura da Carta se consolida como um instrumento essencial na promoção de práticas sustentáveis e no apoio às instituições do terceiro setor, que são mais necessárias do que nunca nos dias de hoje.’’

O primeiro painel do dia, intitulado “Terceiro Setor – Fortalecimento e Oportunidades”, foi mediado por Julia Caldas de Almeida e contou com as contribuições de renomados especialistas, como Thais Scharfenberg, consultora em ODS pela ONU, professor Carlos Nazareth Motta Marins, diretor do INATEL e Dr. Julio Caponi, assessor jurídico da Fundação mantenedora do Instituto, que é associada à FUNDAMIG. O tema central foi a inovação em alianças intersetoriais, destacando o protagonismo e a liderança como ferramentas para a transformação social alinhada aos ODS.

Em seguida, Lívia Furtado, assessora Jurídica da FUNDAMIG, apresentou uma palestra sobre “Jurídico especializado para o Terceiro Setor”, abordando a importância de descomplicar o jurídico para as OSCs e promover a inovação legal. Ela ressaltou que “falar sobre Terceiro Setor em um evento de inovação foi, por si só, uma inovação! Para mim, o evento marcou o início de uma parceria entre a responsabilidade social e o desenvolvimento econômico no sul de Minas Gerais. Tenho certeza que nossa mensagem foi transmitida com sucesso!’’

O Fórum também ofereceu uma palestra sobre o Programa de Voluntariado Transformador Intersetorial (PROVI), com Rodrigo Starling, que discutiu como a tecnologia social e a criatividade podem transformar a prática do bem-estar social. 

Na sequência, o painel “Boas práticas na gestão de OSC” trouxe insights sobre a importância do storytelling e da comunicação eficaz na gestão de OSCs. As lideranças locais compartilharam experiências e estratégias para uma comunicação impactante e uma gestão bem-sucedida. Para Isabel Ferreira, cofundadora e diretora do instituto Garotos da Vila, de Santa Rita do Sapucaí- MG, participar do evento foi  muito enriquecedor. “Tivemos acesso a muitas informações que nos direcionam e nos sentimos mais encorajados. Não tínhamos conhecimento do trabalho da FUNDAMIG e o Hacktown nos proporcionou essa oportunidade. Trazemos todas as informações a nossa diretoria que está apta a participar de mais eventos como esse para ajudar que nosso instituto e todas outras entidades da nossa cidade e região cresça à ponto de poder atender nossa demanda de público com ainda mais qualidade e mais benefícios as nossas equipes, que cuidam das pessoas”. 

O evento foi encerrado com a apresentação do Observatório das Cidades Inteligentes (OC+I) Brasil e do Núcleo de Altos Estudos em Voluntariado e Sustentabilidade (NAVE). Marlene Pintinha, presidente do Instituto Arvorecer (associado à FUNDAMIG), e Rodrigo Starling, apresentaram as iniciativas que buscam fortalecer a análise e o desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes e práticas de voluntariado. Starling afirma que a realização do fórum  é um “marco histórico, e por dois motivos: ser o primeiro Fórum da matéria no já consagrado HackTown, e por ser nessa cidade, considerada o vale da eletrônica, com a provocação que se torne também o vale da sustentabilidade/regeneração. Para tanto, é preciso maior protagonismo das lideranças, OSCs, poder público e, principalmente, das empresas.’’ Marlene ressaltou que o 1º Fórum do Terceiro Setor foi importante para a região do Sul de Minas. “A troca de experiências e a geração de novas ideias foram fundamentais para fortalecer o nosso trabalho. Tenho certeza de que esse evento terá um impacto positivo em muitas vidas.’’ 

O 1º Fórum do Terceiro Setor no HackTown SRS, que retoma o projeto da FUNDAMIG de realizar eventos itinerantes por todas as regiões mineiras, proporcionou um espaço para a troca de ideias inovadoras e a construção de parcerias valiosas. A FUNDAMIG continua a sua missão de unir e inovar pelo fortalecimento do Terceiro Setor, promovendo a colaboração e a transformação social. Rita Maria Murano, coordenadora geral da Casa do Caminho, Associação Filantrópica de Santa Rita do Sapucaí, aprimorou o que já sabia e absorveu muitas coisas que não conhecia. E destacou: “estou com muita esperança de que vamos fazer um ótimo trabalho juntos. Vocês sabem tudo sobre o Terceiro Setor e tem boa vontade para nos ensinar.’’

Para finalizar, Jaíne Amaral, head de Operações do HackTown SRS, disse que o HackTown “sempre foi mais do que um festival de tecnologia e inovação. Nossa missão tem sido contribuir para a transformação de realidades em nível municipal, regional, estadual, nacional e internacional.’’ E completou que a decisão de criar o 1º Fórum dedicado ao Terceiro Setor foi um passo nesse caminho, “demonstrando como a consciência ‘glocal’ — pensar globalmente e agir localmente — pode transformar realidades”. Ela finalizou dizendo que ficaram felizes em iniciar uma longa e frutífera parceria com a FUNDAMIG: “Foi incrível ver o impacto do fórum rendendo aprendizado, conexões e fortificando o poder do “servir” do Terceiro Setor.”

A FUNDAMIG, desde sua criação em 1994, tem sido uma referência no apoio e desenvolvimento de Fundações e Associações em Minas Gerais, contribuindo para uma sociedade mais justa e sustentável. Com eventos como este, reforçamos nosso compromisso em promover o intercâmbio e o fortalecimento do Terceiro Setor. Que venham os próximos.

Saiba mais sobre o HackTown SRS

O principal festival independente de inovação, tecnologia e criatividade da América Latina. São mais de 800 palestras, shows e workshops rolando simultaneamente durante 4 dias de atividades espalhadas pela cidade inteira. De auditórios e teatros a bares, restaurantes e outros locais inusitados. Vai ter música. Vai ter tecnologia. Vai ter inovação. E você vai estar no meio de tudo isso, escolhendo o que quer ver e aonde quer ir de acordo com a sua vontade.

Saiba mais sobre a FUNDAMIG : fundamig.org.br

Redes sociais: @fundamig 




2024-08-09T13:03:47-03:0009, 08, 24|0 Comments

Leave A Comment