Voluntariado Transformador: Práticas e Desafios em Tempos de Crise

/, Uncategorised/Voluntariado Transformador: Práticas e Desafios em Tempos de Crise

Voluntariado Transformador: Práticas e Desafios em Tempos de Crise

Você sabe o que significa Voluntariado Transformador? Não só em tempos de crise ou pandemia, o voluntariado tem papel estratégico e fundamental para governos, empresas, sociedade civil e cidadãos.

Com o advento, em 2015, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), voluntários e organizações precisam, cada vez mais, se capacitar.

No momento atual, surgem muitas dúvidas quanto a prática e sequência em ações de Voluntariado Transformador, que se define como a ação cívica que “transita do campo individual para o coletivo, dos grupos isolados para as redes, da crítica negativa para a cooperação e do assistencialismo para o desenvolvimento sustentável”.

A Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (FUNDAMIG) em parceria com uma de suas filiadas, o Centro Mineiro de Voluntariado Transformador (MINAS VOLUNTÁRIOS), tem se posicionado nesse sentido, trazendo à luz alguns caminhos e práticas.

O primeiro deles foi a celebração do acordo de cooperação técnica, assinado em 1º de março de 2019, tendo como objeto “ Estabelecer as bases de cooperação entre o MINAS VOLUNTÁRIOS e a FUNDAMIG para ações, projetos e programas de VOLUNTARIADO TRANSFORMADOR em linha com os ODS/ONU”. Destacamos o seu principal desdobramento, que está a disposição das filiadas neste momento de crise:

Trata-se do Programa de Voluntariado do Terceiro Setor (PROVE), produto de consultoria, com condições especiais para as filiadas FUNNDAMIG. Oferecemos DIAGNÓSTICO GRATUITO E ONLINE para as filiadas que queiram mensurar e, a partir dos resultados, aprimorar suas ações, projetos e programas de voluntariado por meio de assessoria online.

O segundo avanço foi a articulação conjunta da Frente Parlamentar de Apoio ao Terceiro Setor. Instituída no dia 15 de maio de 2019, durante audiência pública da Comissão de Participação Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a frente tem por objetivo a desburocratização, fomento, qualificação e fortalecimento do Terceiro Setor no estado, inovando por ser a primeira do país em linha com os ODS/ONU. Filiadas estão convidadas a nos encaminhar ofícios e pedidos, de forma que possamos pautar, tão logo possível, as ações desta frente.

Como terceiro destaque, a criação dos Conselhos de Desenvolvimento, previstos no parágrafo 5º do artigo 23 do Estatuto Social da FUNDAMIG aprovado em 26/06/2019.Conforme a resolução que dispõe sobre a instalação, composição e funcionamento destes Conselhos de Desenvolvimento, destaca-se o:

CAPÍTULO I – DA FINALIDADE E DA COMPETÊNCIA
Art. 1° Aos Conselhos de Desenvolvimento, órgãos executivos e de assessoramento a Diretoria, compete:

I – assessorar a Diretoria na formulação e execução de ações, projetos e programas voltados ao desenvolvimento institucional, a partir de planos de ação, seu monitoramento, avaliação e construção de indicadores específicos a cada tema.

II – auxiliar a Diretoria no alcance dos objetivos estatutários, pautado nas melhores práticas de governança, transparência, advocacy e compliance, em linha com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o objetivo de número17 “Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”.

A princípio, os cargos de Secretário Executivo, em cada conselho e temática, serão exercidos de forma voluntária, no âmbito do “Faça a Diferença – Programa de Voluntariado FUNDAMIG”, mediante assinatura do Termo de Posse ao Conselho e Termo de Adesão ao Serviço Voluntário, conforme preconiza a Lei nº 9.608/98.

O primeiro destes Conselhos foi justamente o de Parcerias, Voluntariado Transformador e Cidadania que está aberto à adesão das filiadas e parceiros. Em breve, divulgaremos a agenda de reuniões online, visando a sequência deste importante fórum de discussões (e ações).

Por fim, retomando a questão do Voluntariado Transformador e sua prática em tempos de Crise, convidamos gestores e organizações a refletirem na seguinte proposição: O que eu faço ou fazemos tão bem que, mesmo online, podemos traduzir em práticas voluntárias, impactando positivamente a sociedade? A resposta, de fato, será a melhor das opções. A FUNDAMIG está a disposição das filiadas e parceiros para caminharmos nesse sentido.

Afinal, acreditamos que a sociedade evolui em saltos… O Voluntariado Transformador é um dos saltos por excelência, agora e para além de 2030.

Rodrigo Starling – Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento: Parcerias, Voluntariado Transformador e Cidadania da FUNDAMIG / Presidente do MINAS VOLUNTÁRIOS

2020-04-23T20:29:42-03:0022, 04, 20|0 Comments

Leave A Comment