Palavra do presidente

///Palavra do presidente

Palavra do presidente

Seja bem-vindo, 2022!

Por Gilson Assis Dayrell

Para a mensagem às nossas associadas neste início de 2022, faço minhas as palavras de Nádia Rampi, diretora estatutária e líder do Centro Social Cardeal Dom Serafim da Fundação Dom Cabral, pronunciadas na primeira reunião do Comitê de Desenvolvimento Cidades Sustentáveis no município de Lagoa da Prata/ MG, em 3/12/2021, na presença das associadas e parceiro, AMM, FDC e SEBRAE, e de representantes da gestão municipal – como o Prefeito Di Gianne de Oliveira Nunes e a presidente da Câmara Municipal Carol Castro:

“Precisamos estimular e criar condições mais favoráveis para um desenvolvimento econômico e social inclusivo, sem deixar ninguém para trás. Infelizmente, nós sabemos que muitas pessoas têm sido deixadas para trás no nosso país, não têm tido oportunidades de desenvolvimento e de crescimento. Considero que hoje é um dia que ilumina o caminho futuro e reluz esperança. Nossa parceria contribui com o fortalecimento das cidades como polos acolhedores de pessoas, e garantidores de direitos. Portanto, finalizo minha saudação com as palavras gratidão e confiança. Obrigada por terem criado as condições para formarmos essa coalizão em prol da sustentabilidade, a favor de cidades justas e sustentáveis. Estou confiante que seremos capazes de escrever uma nova história, juntos, de forma colaborativa e íntegra”.

O Acordo de Mútua Cooperação celebrado entre FUNDAMIG, AMM, SEBRAE e FDC tem por objetivo estabelecer relações institucionais para a implementação de ações de cooperação técnica e operacional, no desenvolvimento de um Programa Cidades Sustentáveis, compreendendo planejamento e projetos objetivando DESENVOLVER MINAS GERAIS VIA DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL.

Será um esforço conjunto do governo e da sociedade civil no sentido de trabalhar com os municípios do Estado em prol do desenvolvimento econômico e social das comunidades mineiras, contando certamente com o apoio da Frente Parlamentar de Apoio ao Terceiro Setor, da ALMG, das Associações de Classe, Universidade Federal de Minas Gerais e do Ministério Público do Estado de MG.

Vamos mobilizar profissionais que atuam nas entidades associadas da FUNDAMIG e dispostos a participar dessa jornada de solidariedade que iremos desenvolver e outras entidades que manifestarem interesse em participar, em todas as áreas.

A crise atual de saúde pública, com o elevado número de mortes, e a crise na economia, com a alta do desemprego e da inflação, acelerou o processo de reprodução da pobreza e da desigualdade. Para enfrentar essa situação será necessário focalizar os gastos públicos e privados nas áreas com maior capacidade de quebrar os mecanismos estruturais de reprodução da pobreza e da desigualdade, orientando dessa forma a ação do Estado brasileiro em todos os níveis assim como da iniciativa privada em seus balanços sociais.

Para iniciar o trabalho vamos realizar projeto piloto no município selecionado buscando alcançar o sonho de um Estado mais justo, solidário e menos desigual, com o apoio da Sociedade Civil organizada e de governos e empresas dos municípios mineiros.

Que Deus nos ampare nessa jornada!              

2022-02-03T16:57:33-03:0003, 02, 22|0 Comments

Leave A Comment