“Ouro Branco 2030”, da colaboração para o desenvolvimento

/, Institucional, Notícias/“Ouro Branco 2030”, da colaboração para o desenvolvimento

“Ouro Branco 2030”, da colaboração para o desenvolvimento

Reunião virtual do Comitê de Desenvolvimento Cidades Sustentáveis contou com apresentação de case de promoção da participação cidadã no município de Ouro Branco / MG

Os integrantes do Comitê de Desenvolvimento Cidades Sustentáveis, organizado pela FUNDAMIG e com a participação de organizações dos três setores da sociedade, como Associação Nossa Cidade, Associação Mineira de Municípios, Fundação Dom Cabral, Instituto Movimento Pela Felicidade e SEBRAE Minas, puderam assistir na tarde dessa quinta-feira, 16/09, via Google Meet, uma apresentação inspiradora, realizada pelo Guilherme Schulz, gerente de Relações Institucionais na Turin Transportes e co-fundador do Projeto Ouro Branco 2030 / Colaborador da Associação Nossa Cidade,  por sua vez, associada à FUNDAMIG.

Em formato de bate-papo, a apresentação contou com a mediação do Renato Orozco, também representante da Associação Nossa Cidade, que nos conduziu ao case “Ouro Branco 2030”, de promoção da participação cidadã no município de Ouro Branco / MG, movimento da sociedade civil organizada que chegou a motivar a economia de 7 milhões de reais dos gastos públicos no município. “O case ‘Ouro Branco 2030’ mostra que a participação social na construção da cidade não só é possível como extremamente desejável. É também bem significativo que seja um movimento horizontal, descentralizado, independente e informal.” Enfatizou, Renato Orozco.

O Projeto Ouro Branco 2030: da colaboração para o desenvolvimento é uma iniciativa de membros da sociedade civil ouro-branquense, com objetivo de iniciar um processo de conversas que permitam trazer para Ouro Branco as mais modernas metodologias e tecnologias de gestão de uma cidade excelente. Esta iniciativa está alinhada a um projeto maior: o Projeto Brasil 2030: da colaboração para o desenvolvimento, cujo propósito é engajar a população brasileira em um esforço de aprendizado e ação coletiva que nos conduza efetivamente ao desenvolvimento nacional.

O Wagner Reis, representante do Instituto Movimento pela Felicidade – IMF, afirmou que o projeto apresentado está em total alinhamento ao projeto Cidades Felizes, do Movimento. “Como principais aprendizados, pudemos registrar que a orientação pela Agenda 2030 e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é algo norteador, bem como as questões da capacitação da sociedade para ação cívica e articulação intersetorial, a importância da mobilização por um propósito comum e atuação em rede, desburocratizada e desierarquizada, são pontos centrais nessa e em demais atuações semelhantes e exitosas”, constatou a superintendente-executiva da FUNDAMIG, Julia Caldas de Almeida, após o evento, que está disponível no canal da FUNDAMIG no YouTube.

Sobre a Associação Nossa Cidade

A Associação Nossa Cidade congrega pessoas com o propósito de semearmos juntos o dia em que todos viverão bem em comunidades abundantes de um planeta saudável. Estamos espalhados em diversas cidades e operamos de forma descentralizada e empreendedora, com ações colaborativas em conexões comunitárias para um mundo melhor. Visite nosso site: https://www.nossacidade.net/ 

2021-09-17T18:04:29-03:0017, 09, 21|0 Comments

Leave A Comment