Inscrições abertas para o Edital de Seleção de Voluntários

//Inscrições abertas para o Edital de Seleção de Voluntários

Inscrições abertas para o Edital de Seleção de Voluntários

A Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado – FUNDAMIG em parceria com o Centro Mineiro de Voluntariado Transformador – MINAS VOLUNTÁRIOS, torna público este edital com o intuito de selecionar voluntários para integrar o Conselho de Desenvolvimento: Parcerias, Voluntariado Transformador e Cidadania FUNDAMIG, no âmbito de seu programa de voluntariado  “Faça a Diferença”.

CONTEXTO

A Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado – FUNDAMIG, primeira organização representativa de Fundações no Brasil, foi criada em 30 de novembro de 1994 e permanece até hoje, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade, promovendo o fortalecimento, a multiplicação e o intercâmbio entre Fundações e Associações em Minas Gerais, como mecanismo de transformação social.

Os Conselhos de Desenvolvimento FUNDAMIGestãoprevistos no parágrafo 5º, artigo 23º de seu Estatuto Social. Conforme a resolução que dispõe sobre a instalação, composição e funcionamento destes Conselhos, destaca-se:

“CAPÍTULO I – DA FINALIDADE E DA COMPETÊNCIA

Art. 1° Aos Conselhos de Desenvolvimento, órgãos executivos e de assessoramento a Diretoria, compete:

I – assessorar a Diretoria na formulação e execução de ações, projetos e programas voltados ao desenvolvimento institucional, a partir de planos de ação, seu monitoramento, avaliação e construção de indicadores específicos a cada tema.

II – auxiliar a Diretoria no alcance dos objetivos estatutários, pautado nas melhores práticas de governança, transparência, advocacy e compliance, em linha com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o objetivo de número 17 “Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”.

Na grande área das Parcerias, refletidas neste ODS 17, a FUNDAMIG abriu canais efetivos de articulação, participação e alianças intersetoriais, conforme diretrizes do plano estratégico para o biênio 2019-2020, tais como:

“•Representar as Organizações da Sociedade Civil filiadas à FUNDAMIG e o Terceiro Setor nos âmbitos municipal, estadual e federal, por meio de relacionamento e Alianças Intersetoriais.

• Fortalecer o Apoio às Filiadas, por meio de assessorias, serviços, capacitações e consultorias.

• Potencializar a Comunicação Estratégica, para a FUNDAMIG e filiadas, de maneira a mobilizar a sociedade em prol do Terceiro Setor, por meio da grande mídia e especializada.

• Criar formas de sustentabilidade e captação de recursos para a FUNDAMIG e suas filiadas.”

OBJETIVO DA SELEÇÃO                                                                                                            

Estimular a prática do VOLUNTARIADO TRANSFORMADOR em linha com os ODS/ONU  no âmbito do Conselho de Desenvolvimento: Parcerias, Voluntariado Transformador e Cidadania FUNDAMIG.

VOLUNTARIADO TRANSFORMADOR é o modelo de ação social que transita do campo individual para o coletivo, dos grupos isolados para as redes, da crítica negativa para a cooperação e do assistencialismo para o Desenvolvimento Sustentável.

PRÉ-REQUISITOS                                                                                                                                                                               

Idade mínima de 18 anos e disponibilidade de, pelo menos, 5 (cinco) horas semanais.

VAGAS

ÁREA Nº DE VAGAS
Mídias Sociais 1
Relações Públicas e Marketing Institucional 2
Projetos e Captação de Recursos 3

CRONOGRAMA

Inscrições 22 de abril a 7 de maio de 2020, enviando currículo para o e mail:   voluntarios@minasvoluntarios.org
Resultado 7 de maio de 2020.
Entrega da Documentação Adicional   e termo de adesão  (online) 8 de maio de 2020

CERTIFICAÇÃO

A FUNDAMIG em parceria com o MINAS VOLUNTÁRIOS realizará a certificação dos voluntários, desde que cumpram a carga horária mínima prevista neste Edital. Todos os selecionados assinarão o Termo de Adesão ao Voluntariado, conforme estabelecido na Lei Federal Nº 9608/98.

Os casos omissos serão solucionados pela FUNDAMIG e MINAS VOLUNTÁRIOS.

Os interessados podem se inscrever pelo site do Prosas, até o dia 25 de março.

2020-04-30T19:42:19-03:0012, 03, 20|0 Comments

Leave A Comment