Fundo da ONU para democracia oferece financiamento a organizações da sociedade civil

//Fundo da ONU para democracia oferece financiamento a organizações da sociedade civil

Fundo da ONU para democracia oferece financiamento a organizações da sociedade civil

O Fundo de Democracia das Nações Unidas (UNDEF) convida organizações da sociedade civil de todo mundo para se inscrever em seu projeto de financiamento.

As propostas de projeto devem ser enviadas em inglês ou francês – as duas línguas de trabalho da ONU -, até 22 de dezembro de 2019 por meio do site: https://www.un.org/democracyfund/.

Orientações podem ser encontradas em https://www.un.org/democracyfund/content/call-project-proposals

O UNDEF apoia projetos que empoderem a sociedade civil, promovam direitos humanos e encorajem a participação de todos grupos sociais no processo democrático.

A maior parte do financiamento vai para organizações locais da sociedade civil. Dessa forma, o UNDEF assume um importante papel ao complementar o trabalho da ONU, fortalecendo governos democráticos no mundo todo.

Projetos inscritos no Fundo devem cobrir uma ou mais áreas das oito temáticas:

Mídia e liberdade de informação;

Igualdade de gênero;

Ativismo comunitário;

Estado de Direito e direitos humanos;

Engajamento jovem;

Fortalecimento de interação da sociedade civil com o governo;

Ferramentas de conhecimento;

Processos eleitorais.

Serão recebidas propostas de projetos em todas as áreas e, nesta edição, é incentivado o envio de projetos relacionados à mídia e à liberdade de imprensa.

O tema cobre uma série de tópicos, como a promoção de jornalismo cidadão, incluindo em contextos de conflito e pós-conflito; treinamento de jornalistas em conhecimentos técnicos legais, assim como segurança e proteção pessoal, tanto física como online; construção de redes de apoio de colegas a jornalistas freelancers; desenvolvimento de habilidades em jornalismo investigativo; compreensão e avanços da legislação para o acesso à informação; combate a discursos de ódio; desenvolvimento da alfabetização do público para mídia, focando em aprender a receber informações de forma crítica e a avaliar fontes – tanto online quanto em outras mídias.

Essa é a décima-quarta edição de financiamento lançada pelo UNDEF, que oferecerão doações de até 300 mil dólares para projetos de dois anos. Todas as propostas serão sujeitas a um processo seletivo altamente rigoroso.

Fonte: Nações Unidas Brasil

2019-12-19T15:26:53-03:0019, 12, 19|0 Comments

Leave A Comment