FUNDAMIG se apresenta em reunião virtual da Rede Sesc Contagem

///FUNDAMIG se apresenta em reunião virtual da Rede Sesc Contagem

FUNDAMIG se apresenta em reunião virtual da Rede Sesc Contagem

A Rede Sesc Ação Comunitária reuni OSCs de cada regional para somar forças e se apoiarem mutuamente

No último dia 27 de abril a FUNDAMIG participou da Rede Talks, ação virtual da Rede Sesc Ação Comunitária, que tem como linha de atuação a perspectiva de promover conexões para cooperação, compartilhamento e construção de parceiras entre comunidades populares, instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil, que interagem entre si e se conectam por um ou vários tipos de relações, partilhando valores e objetivos comuns.

Entre as Organizações presentes, estavam as associadas à FUNDAMIG – Minas Voluntários e DII Brasil. Estavam presentes representantes da unidade do SESC de Montes Claros, de Contagem, a AMONP – Associação dos Moradores do Bairro Novo Progresso II, o movimento Transformar Contagem, o Clube da Amizade, 123 Contagem de Histórias, Alicerce Educação,  um representante da OAB Comissões, o Lar Fabiano de Cristo, o Estrala da Manhã, o Ensino Social Profissionalizante – ESPRO, AMDII, a Voz do Ressaca e as Unidades de Prevenção à Criminalidade do Estado de MG no município de Betim nas Regionais Jardim Teresópolis e Citrolândia.

Houve um momento Catira, para que todos pudessem expor suas necessidades, de acordo com as atividades apresentadas, a fim de construir trocas significativas entre os parceiros da rede. Alguns eventos foram divulgados, entre eles o “maio Roxo”, que será realizado pela nossa associada DII Brasil; o projeto gratuito “em cena”, pela Voz do Ressaca, e palestras oferecidas semanalmente pela plataforma YouTube da OAB.

Além da apresentação institucional, realizada pela superintendente Executiva da FUNDAMIG, Julia Caldas de Almeida, o secretário executivo do Comitê de Desenvolvimento das Parcerias, Voluntariado Transformador e Cidadania, organizado pela FUNDAMIG, Rodrigo Starling, que é também dirigente do Minas Voluntários, ministrou a micro capacitação em Voluntariado Transformador e ODS. Ele apresentou alguns conceitos relacionados ao tema, listou eventos que acontecem em prol do Voluntariado Transformador e sua relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS (ONU).

Rodrigo ressaltou que, ‘’participar do encontro da Rede SESC em Contagem foi uma honra e alegria. Sem dúvida, a ideia do Voluntariado Transformador em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS é uma inovação necessária e inadiável. Rede Sesc, FUNDAMIG, Minas Voluntários e Transformar Contagem, são exemplos de atuação em rede. Creio que a transformação local e global só ocorrerá pela cooperação e pautas coletivas. Sigamos!”

“A participação da FUNDAMIG no evento da Rede faz parte de ações coordenadas em prol da ampliação e internalização da representatividade da FUNDAMIG em Minas Gerais, além de contribuir para a sensibilização para a urgência da Agenda 2030 e, também, para o Diagnóstico do Terceiro Setor, que será realizado até dezembro de 2022 pela FUNDAMIG, em correalização com o CAOTS/MPPMG. Estamos focados no alcance das metas e acreditamos que isso só será possível por meio de uma aliança intersetorial e da apropriação dos ODS por cada cidadã/cidadão”, complementa nossa superintendente Executiva.

A data para o próximo encontro da Rede SESC Contagem ficou agendada para o dia 25 de maio e os membros da Rede Sesc Ação Comunitária deverão enviar um resumo do trabalho da Instituição, fotos ilustrativas e formas de contato para a construção de um Portfólio expositivo das instituições parceiras da Rede.

Além da regional Contagem, a Rede também ocorre em outras 7 regionais mineiras: BH; Venda Nova; Almenara; Valadares; Juiz de Fora; Uberlândia; e Poços de Caldas. Saiba mais em https://www.sescmg.com.br/wps/portal/sescmg/areas/assistencia/servicos/rede_sesc

2021-04-30T17:07:52-03:0030, 04, 21|0 Comments

Leave A Comment