FUNDAMIG integra Movimento Minas 2032 para o alcance das metas globais

///FUNDAMIG integra Movimento Minas 2032 para o alcance das metas globais

FUNDAMIG integra Movimento Minas 2032 para o alcance das metas globais

Organizações dos três setores se reúnem para acelerarem as ações para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030)

Após contar com a participação da presidente do Diário do Comércio, Adriana Muls, idealizadora do Movimento Minas 2032 – MM2032,no primeiro encontro do ano do Comitê de Desenvolvimento paraas Parcerias, o Voluntariado Transformador e a Cidadania – CDPVTC, foi a vez da FUNDAMIG participar da reunião do Comitê Executivo do MM2032, que aconteceu de forma virtual na manhã do último dia 26.

A reunião contou com importantes organizações, dos três setores da sociedade, todas dispostas a contribuir de maneira efetiva para o alcance das metas globais, propostas pela Agenda 2030 (ODS – ONU, 2015).Dentre elas,o próprio Diário do Comércio, organização idealizadora do Movimento, representado pela própria presidente, Adriana Muls, e pelo YvanMuls, também dirigente do veículo. Adriana fez uma breve abertura e convidou aos demais presentes para se apresentarem, oportunidade na qual Yvan informou que a BH AirPort também passará a integrar o Movimento.

A senhora Virgínia Campos, presidente recém empossada da Sociedade Mineira de Engenharia, que passou a integrar o Movimento na mesma reunião, falou de sua satisfação em fazer parte de tão nobre iniciativa. Além dela, outras representantes do segundo setor, como a Carolina Jardim, da ArcelorMittal Brasil, o Geraldo Magela, do Sistema OCEMG, e a Luciene, da FIEMG, se apresentaram aos novatos. Geraldo, em sua apresentação, citou a importância do conhecimento e participação da população do Plano Plurianual de Ação Governamental–PPAG, com o que WalkíriaZambrzycki, representante do Governo de Minas, concordou de maneira entusiasmada. Ela afirmou que é a melhor maneira de a população participar e influenciar políticas públicas.Também representando o setor público, estava o Lucas Mendes, da FAPEMIG.

O Terceiro Setor estava, também, bem representado na reunião, pela Francine Póvoa, do Capitalismo Consciente, pelo Hernani, da BHCVB/Fundação de Turismo de Belo Horizonte, filiada à FUNDAMIG, assim como aFundação Dom Cabral, representada pela Marina Spínola, também pelo Paulo Roberto Bellonia, da Save Cerrado, pelo professor Raimundo, do Instituto Orior, e pela Valda Maciel, do CeMAIS, que também integra o Comitê de Desenvolvimento para as Parcerias, o Voluntariado Transformador e a Cidadania – CD PVTC, idealizado pela FUNDAMIG, e foi responsável por esse elo entre as organizações.

Após as apresentações, Rodrigo Starling, secretário executivo do CD PVTC FUNDAMIG e presidente da associação filiada Minas Voluntários, fez uma apresentação sobre a FUNDAMIG, seu alinhamento com os ODS e sobre a criação dos Comitês de Desenvolvimento e seus desdobramentos: o Núcleo de Altos Estudos em Voluntariado e Sustentabilidade – NAVE,  a criação, por gestão do CD PVTC junto a Assembleia Legislativa de Minas Gerais- ALMG, da Frente Parlamentar de Apoio ao Terceiro Setor, e o Fórum Internacionaldo Voluntariado Transformador e os ODS. Veja aqui a apresentação.

Depois da apresentação, que gerou grande interesse entre os participantes, o professor Raimundo apresentou as macroorientações do Movimento, de maneira a repassar as organizações responsáveis por cada uma delas. A superintendente executiva da FUNDAMIG, Julia Caldas, comentou que a atuação da FUNDAMIG perpassa quase todas as macro orientações, mas que discutiriam internamente, de maneira a apresentar proposta prática de ação na próxima reunião do Movimento, que ocorrerá no dia 26 de março, seguindo a sequência de reuniões, sempre às últimas sextas-feiras de cada mês.

Adriana e professor Raimundo encerram, então, a reunião, falando sobre o projeto do Encontro de Líderes, evento que será apresentado posteriormente ao grupo.

2021-11-26T08:56:23-03:0005, 03, 21|0 Comments

Leave A Comment