Dicas para ajudar no cuidado com um idoso com doença de Alzheimer

///Dicas para ajudar no cuidado com um idoso com doença de Alzheimer

Dicas para ajudar no cuidado com um idoso com doença de Alzheimer

A  Fundação Chiquita Perilo  da dicas de como é preciso cuidar bem da rotina de idosos e idosas com Doença de Alzheimer. O dia a dia é cheio de desafios e muitas vezes vai exigir do cuidador muita flexibilidade, amor, carinho e “jogo de cintura”. ⠀

Na maior parte das vezes, não se encontra em um livro uma “receita” que se aplique ao dia a dia do idoso com Alzheimer. Baseado em relatos de cuidadores, a fundação lista alguns tópicos que podem auxiliar no cuidado do idoso com Alzheimer:

Autonomia

A autonomia do paciente deverá ser estimulada e é importante que lhe sejam atribuídas tarefas pequenas como: usar talheres,passar sabonete pelo corpo na hora do banho, escolher a roupa que vai sair,etc.

Agitação ao entardecer (Síndrome do por do sol)

É comum o idoso se agitar no final da tarde e início da noite e algumas medidas que podem reduzir esses eventos são: manter os ambientes claros no Inal do dia, evitar número excessivo de pessoas na casa após ás18h e tentar reduzir a quantidades de sombras casa, pois estas podem ser confundidas com pessoas e causara agitação.

Evitar situações de confronto

Comumente o idoso com Alzheimer poderá ter grandes convicções que um evento fictício possa ser real e alguns cuidadores podem argumentar o contrário. Esta não é uma boa estratégia e o melhor seria tentar contornar a situação ou mudar de assunto.

A predileção por algumas roupas é normal

É frequente o idoso se recusar a trocar de roupa específica e nem permitir que a coloque para lavar. Tente adquirir roupas  parecidas e trocar a suja pela limpa na hora do banho.

Sobre a Fundação Chiquita Perilo  Em agosto de 1977 um grupo de voluntárias de Lagoa da Prata, criou o Núcleo do Câncer, em uma reunião convocada pelo médico Dr. Carlos Bernardes de Castro. Daquela reunião saiu a primeira diretoria. Dois meses depois, empossava-se na presidência D. Chiquita Perillo, que ficou no cargo até sua morte em 07 de setembro de 1998. O Núcleo do Câncer, ao longo de sua história, desenvolveu diversas atividades de promoção social e, especialmente, de conscientização a respeito do câncer. O aumento expressivo de pacientes, a credibilidade adquirida, a expansão da assistência, fizeram em fevereiro de 1999 com que as voluntárias transformassem o Núcleo do Câncer de Lagoa da Prata em Fundação “Chiquita Perillo”, também numa homenagem à sua idealizadora, fundadora e presidente por 22 anos.

Para conhecer o trabalho da fundação, acesse http://www.chiquitaperillo.org.br/ .

2021-02-24T16:26:02-03:0024, 02, 21|0 Comments

Leave A Comment