Destinação Solidária que faz diferença!

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Destinação Solidária que faz diferença!

A declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IPRF) que se encerraria no dia 30 de abril, foi prorrogada para o dia 30 de junho, devido a situação da pandemia do Covid-19. Essa prorrogação tem um lado positivo para as Organizações da Sociedade Civil; pois elas podem receber as doações via Imposto de Renda, para que continuem desenvolvendo sua missão para a sociedade.

A melhor forma de incentivar as pessoas a destinarem seu imposto de renda para essas organizações, é mostrar de casos que deram certo com a doação. E entre as filiadas à FUNDAMIG, o Comitê Pela Cidadania criou uma forma para que isso se tornasse parte do trabalho que eles desenvolvem. E por isso, Frederico David, conta como tudo aconteceu.

Desde dezembro/2018, quando iniciaram a campanha Destinação Solidária na Regap, o sonho era que a campanha se tornasse corporativa. Para o Fred e para os demais membros da diretoria do Comitê pela Cidadania, estava muito claro que seria vantajoso para todos: empregado – empresa – sociedade. Uma verdadeira relação de ganha-ganha-ganha.

Quando deu início, fizeram  mais de 25 apresentações nos setores da Regap, com cerca de 300 empregados assistindo, 50 toparam já no primeiro mês. Isso reforçou o desejo dele da campanha ser encabeçada pela Petrobras.

Iniciaram com a Destinação Solidária Regap 6%, a pretensão deles era arrecadar R$ 50.000,00 para projetos de educação de crianças e jovens da região. Com muito trabalho e com a doação de mais de 40 colaboradores, conseguiram arrecadar R$ 74.000 para 8 projetos de instituições sociais de Betim, Ibirité, Belo Horizonte e Nova Lima, que impactaram a vida de 5.000 pessoas.

Durante todo esse tempo, Frederico lutou pela ação se tornar corporativa. Porém não entendia o porquê de quase todas as mais de 40 empresas do CMVC (Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo) terem estes programas de sensibilização e gestão da doação do Imposto de Renda dos seus empregados e a Petrobras, maior empresa do Brasil, não ter.

A inspiração de Frederico  pela Destinação Solidária veio exatamente de grandes empresas, como CEMIG, COPASA, VALLOUREC, GERDAU, ANGLO GOLD, CNH, BOMBRIL e Instituto Unimed. Fred lembra do sentimento que teve, como se fosse hoje, quando assistiu à apresentação do representante da gerência de Responsabilidade Social da Cemig, Washington. “Fiquei extasiado ao descobrir que com apenas a Destinação Voluntária de 6% do IRPF dos empregados da Companhia Energética de Minas Gerais foi possível arrecadar mais de 1 milhão de reais, encaminhados a mais de 180 projetos sociais, de quase 100 municípios”.

E agora conseguiram! A Petrobras anunciou o seu apoio à Destinação Solidária de 3%, durante a Declaração do Imposto de Renda.

Existe gratidão e esforço de todos que se movimentaram para realizar este sonho!

Agora é possível conseguir impactar ainda mais vidas!

Texto: Escrito por Fred David, com adaptações

2020-05-28T18:34:02-03:0028, 05, 20|0 Comments

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