Cidades Sustentáveis

///Cidades Sustentáveis

Cidades Sustentáveis

FUNDAMIG, AMM e FDC se reúnem com prefeito, secretários e deputados de Lagoa da Prata/MG

Ocorreu, no último dia 3, na Câmara Municipal de Lagoa da Prata/MG, a primeira reunião com o município piloto do Programa Cidades Sustentáveis, uma parceria entre a FUNDAMIG, a Associação Mineira de Municípios – AMM, a Fundação Dom Cabral – FDC e o SEBRAE Minas, dentre outras associadas integrantes do Comitê de Desenvolvimento que atua, principalmente, com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

As organizações da sociedade civil associadas, bem como a diretoria da Federação, tiveram a oportunidade de se apresentar ao município, como atores dispostos a contribuir com o desenvolvimento da gestão municipal, além de ouvir as autoridades municipais acerca da realidade do município.

Nádia Rampi, diretora estatutária e líder do Centro Social da FDC, manifestou, em sua fala, seu agradecimento à FUNDAMIG “que, assim como nós, também tem a sociedade no centro da sua missão, e busca fortalecer o Terceiro Setor no nosso Estado. (…) A Fundação Dom Cabral escolheu a Educação como o caminho para contribuir com o desenvolvimento sustentável da sociedade. Em específico, a Educação voltada para o aperfeiçoamento da gestão e do ambiente de negócios. Porque acreditamos que os negócios precisam gerar desenvolvimento econômico e progresso social.”

Na sequência, Guilherme Levy, chefe de gabinete da AMM, fala sobre a importância da parceria. “A FUNDAMIG vem integralizar os interesses comuns das Fundações e Associações para trazer todo esse desenvolvimento para Lagoa da Prata e mostrar para os municípios o que é possível realizar quando há a parceria entre os três setores da sociedade”.

Dr. Gilson Dayrell, presidente da FUNDAMIG, ressalta a importância da Governança, com base na definição do PNUD: “A governança é o exercício da autoridade econômica, política e administrativa na gestão dos assuntos de um País em todos os níveis. Abarca os mecanismos, os processos e as instituições que servem aos cidadãos e às comunidades para expressar seus interesses, exercer seus direitos, cumprir suas obrigações e resolver suas diferenças.” “Precisamos quebrar os mecanismos da pobreza estrutural para a real promoção social. Resolver a pobreza é muito mais que oferecer cestas básicas.”, afirma o presidente da Federação, responsável pelo Programa.

O Dr. Tomáz de Aquino, vice-presidente da FUNDAMIG, precede a fala do presidente afirmando ter “convicção, não por imaginação, mas por vivência nos três setores que tive, que não existe a menor possibilidade de resolver um problema, seja social ou ambiental, se não tiver os três setores envolvidos. No primeiro setor está a lei, no segundo o recurso e no terceiro a solução”. Ele ainda menciona as APACs como melhor exemplo de intersetorialidade que ele conhece.

Após falas e apresentações dos integrantes do Comitê de Desenvolvimento Cidades Sustentáveis, organizado pela FUNDAMIG, o líder da gestão municipal, o prefeito Di Gianne de Oliveira Nunes, diz que ficou muito admirado e afirma: “Vamos fazer de tudo para que aconteça esse trabalho.” Ele ressalta as qualidades do município e se diz aberto a contar com o apoio proposto para solucionar os problemas existentes. Na sequência, para encerrar a reunião, a presidente da casa, Carol Castro, ressalta que antes de ser vereadora é servidora pública, assistente social, e afirma: “Tenho buscado isso a 20 anos em Lagoa da Prata, Dr. Gilson, buscar mecanismos para vencer a pobreza e conseguir o desenvolvimento social e econômico das famílias, esse dia foi um presente.”

Acompanhe nossas redes para saber mais ou faça contato conosco por nossos canais institucionais.

2021-12-10T19:10:36-03:0010, 12, 21|0 Comments

Leave A Comment