Nova diretoria da FUNDAMIG já articula ações para o desenvolvimento, apoio e financiamento do Terceiro Setor

//Nova diretoria da FUNDAMIG já articula ações para o desenvolvimento, apoio e financiamento do Terceiro Setor

Nova diretoria da FUNDAMIG já articula ações para o desenvolvimento, apoio e financiamento do Terceiro Setor

Diretoria aprova, em AGO, planejamento para o biênio

Ocorreu, dia 30 de abril, última terça-feira, na sede da FUNDAMIG, a Assembleia Geral Ordinária, que aprovou o plano estratégico para o biênio 2019-2020 e previsão orçamentária para 2019, além de validar convocação de Assembleia Geral Extraordinária para reforma estatutária, que deverá ocorrer em junho.

A Assembleia, que contou com a participação de representantes da Fundação Cultural de Belo Horizonte,Fundação José Fernandes de Araújo, Fundação Gorceix, Fundação Medioli, Fundação ArcelorMittal, Fundação Dom Cabral, Hospital Felício Rocho, Hospital da Baleia, Instituto Rondon Minas, Instituto da Oportunidade Social, Instituto Observatório da Terra, Instituto BH Futuro, Associação Minas Voluntários e CEVAM  foi iniciada, em segunda convocação, pelo presidente da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado – FUNDAMIG, doutor Gilson Assis Dayrell, que disse ser “uma alegria receber a todos” e, após fazer alguns informes, passou a palavra para a Superintendente da FUNDAMIG, Julia Caldas, que apresentou o plano estratégico para o biênio, que terá como diretrizes estratégicas:

  • Representar as Organizações da Sociedade Civil filiadas à FUNDAMIG e o Terceiro Setor nos âmbitos municipal, estadual e federal, por meio de relacionamento e Alianças Intersetoriais.
  • Oferecer cada vez mais apoio às filiadas, por meio de assessorias, serviços, capacitações e consultorias.
  • Comunicar bem o trabalho da FUNDAMIG e filiadas, de maneira a mobilizar a sociedade em prol do Terceiro Setor, por meio da grande mídia e especializada.
  • Criar formas de sustentabilidade e captação de recursos para a FUNDAMIG e suas filiadas.

Como projetos a serem realizados, foram apresentados:

  • O “Relatório de Impacto Integrado da FUNDAMIG e filiadas”, que está em andamento desde o inicio do ano e deve ser concluído no segundo semestre;
  • O “Projeto FUNDAMIG – 25 anos de história”, que deve ser lançado em forma de vídeo e publicação em 30/11/19, aniversário de 25 anos da FUNDAMIG;
  • O Fundo Patrimonial da FUNDAMIG – FUNPAMIG (Organização gestora do fundo patrimonial da FUNDAMIG – para sustentabilidade da FUNDAMIG e filiadas);
  • O “Programa de Desenvolvimento Organizacional para o Terceiro Setor”, que pretende agregar especialistas, organizações sociais e parceiros de outros setores para oferecer serviços de diagnóstico organizacional, assessorias, consultorias, capacitações sob demanda e in company e prestação de serviços, de forma a apoiar o Terceiro Setor em sua profissionalização em Gestão, Comunicação, Compliance, Accountability, etc.

Para tanto, a FUNDAMIG pretende criar Conselhos de Desenvolvimento, formados por suas filiadas e representantes de outros setores da sociedade, com carácter executivo, para implementar decisões emanadas da Diretoria Executiva e Superintendência, que estarão encarregados de buscar a implementação, pela FUNDAMIG, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS – da ONU (2015), e que substituirão as antigas Câmaras Setoriais previstas em Estatuto.

Dr. Gilson frisa que se inicia agora uma nova FUNDAMIG! Ele dá notícias sobre gestão, junto a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio de parceria com a associação filiada, Minas Voluntários, presidida pelo Rodrigo Starling, presente nessa AGO, que resultou na agenda de duas audiências públicas: a primeira em 9 de maio, quando Dr. Gilson fará apresentação sobre Gerontologia Social e uma proposta de programa de férias para idosos; a segunda, em 15 de maio, quando será lançada a frente parlamentar de apoio ao Terceiro Setor.

Outro ponto fundamental frisado pelo presidente é que a FUNDAMIG deve atuar pautada no conceito da “filantropia empreendedora”, em que a organização deve ser capaz de atuar com recursos adquiridos por ela própria, por meio de produtos ou serviços produzidos para captação de recursos. Informa que está fazendo gestões, junto a órgãos governamentais e representantes do segundo setor, de forma a trazer alianças intersetoriais para a atuação da FUNDAMIG.

A Dra. Mônica Abranches, presidente do Instituto Rondon Minas, cobra das filiadas e organizações do Terceiro Setor que sejam mais ativas e participativas, nas pautas propostas pela FUNDAMIG e em prol delas próprias, fala que foi aplaudida pelos presentes.

Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade e a assembleia foi encerrada.

2019-05-07T11:55:33-03:0007, 05, 19|0 Comments

Leave A Comment