Gestão e fidelização de voluntariado – aproveite essa força

//Gestão e fidelização de voluntariado – aproveite essa força
Carregando Eventos
Este evento já passou.

Data: 8 de novembro

Horário: 9 às 13 horas

Facilitador: Rodrigo Starling

Inscrições: AQUI

VOLUNTARIADO TRANSFORMADOR  é aquele que transita do campo individual para o coletivo, dos grupos isolados para as redes, da crítica negativa para a cooperação e do assistencialismo para o desenvolvimento sustentável.Pesquisas confirmam: este modelo vem se expandindo mundialmente, o voluntariado,  agora gerido de forma estratégica e sustentável, se tornou fundamental. Tal dado é ratificado pelo último relatório do Programa de Voluntários das Nações Unidas – UNV intitulado O Estado do Voluntariado no Mundo – Transformar a governança (2015).

Objetivo

Apresentar a metodologia PROVE para gestão de programas de voluntariado sustentavel e transformador, alicerçada no tripé: Comunicação estratégica, Recursos Humanos e envolvimento da alta Gestão.

Público-Alvo                                                                                                                                                                               

Gestores, gerentes, coordenadores e lideranças do Terceiro Setor. Estudantes e profissionais interessados na prática e gestão do voluntariado de caráter sustentável e transformador.

Conteúdo Programático

-O Advento do Voluntariado Transformador: legislação e vanguarda;

-Voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

-Diagnóstico do voluntariado em Minas Gerais

-Aspectos legais do voluntariado nas organizações

-Gestão: como estruturar ou aprimorar um programa de voluntariado (Metodologia PROVE/Minas Voluntários)

-Estratégia: como captar e reter voluntários (o desafio das organizações)

-Consultoria  personalizada (por organização)

-Dinâmica de encerramento 

Facilitador

Rodrigo Starling

Filósofo. Pós-graduado em Gestão de Políticas Sociais pela PUC Minas. Mestre em Ciências Políticas pela ULHT Lisboa. Presidente – Minas Voluntários; Sócio-Diretor – Starling Consultores / Espaço Pensar; Embaixador – “Cercle Universel des Ambassadeurs de La Paix” de Genebra- Suíça & Orange-França. Experiência em gestão de ONGs e articulações político-estratégicas. Ministra palestras e workshops sobre Ética, Oratória, MKT Pessoal; Segurança do Trabalho (SIPAT); Controle do Stress (CIPA) e Meio Ambiente (SIPATMA); Voluntariado, Sustentabilidade e temas ligados ao Terceiro Setor. Atua na organização de eventos nas áreas cultural e social. É poeta, escritor e editor, autor de oito livros. Em 2015/2016 atuou, respectivamente, como voluntário e consultor da Organização das Nações Unidas – ONU.