Design Thinking na remodelagem das OSCs – Ferramentas para convergência de propósito e ações estratégicas
26, abril, 2018 - 10:30 - 14:30
Data: 26/04
Horário: 13h30 às 17h30
Facilitadora: Nanda Soares e Jenifer Batista
Informações: (31) 3274-6522 ou imprensa@fundamig.org.br
Investimento*: Filiadas – R$ 50,00 / Não Filiadas – R$ 100,00 / Estudantes – R$ 50,00
Apresentação
O uso de processos de design tem ganhado espaço e transformado organizações, ajudando profissionais de todo o mundo a refletir e inovar em suas estratégias e serviços. Este workshop visa apresentar ferramentas que ampliam e aprofundam este olhar estratégico. Em um mundo cada vez mais dinâmico, em que vivemos constantes mudanças de comportamento com grande influência das novas tecnologias, é essencial buscar novas ideias e métodos que facilitem o desenvolvimento de diferentes formas de criar e cocriar, remodelar para otimizar e gerar valor para a sua organização. Conhecer a essência do seu público, saber para quem você está falando e que tipo de informação interessa a essas pessoas é essencial, bem como organizar fluxos e ideias para uma gestão eficiente.
Dinâmica: desafios das Organizações da Sociedade Civil
Um olhar sobre os ODS na estratégia organizacional – Áreas de Impacto
1.Design Thinking (DT) | Desenho de estratégias facilitado pelo pensamento visual
1.1. Abordagem e metodologia
1.2. Double Diamond e sua aplicação | Metodologia do DT
1.3. Onde tem sido aplicado e seus benefícios
1.4. Case
2. Ferramentas
2.1. Golden Circle | Por que, Como, O que
2.2. Matriz CSD | Matriz de Certezas, Suposições e Dúvidas
2.3. Um olhar sobre o Mapa de Stakeholders | Públicos Interessados/de Interesse
2.4. Personas / Mapa da Empatia | Levantamento de perguntas norteadoras para pesquisa de mercado
2.5. Business Model Canvas e Canvas Social | Modelo de Negócios aplicado às Organizações da Sociedade Civil
2.6. Atividade prática
Minicurrículo
Fernanda Soares
Comunicóloga | Agente de Transformação Social
Graduada em Comunicação, habilitada em Relações Públicas, com especialização em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital. É Conselheira no Conselho Regional de Relações Públicas – 3ª Região. Engajada nos movimentos de empreendedorismo social e empoderamento feminino, atua há 10 anos no Terceiro Setor desenvolvendo campanhas e projetos socioeducativos e de sensibilização. Sua trajetória é inspirada nos pilares da comunicação, arte e educação. Possui formações em Compliance no Terceiro Setor, Design Thinking e Impacto Social. Se aprofundou na produção de conteúdo e design estratégico inspirada em metodologias de imersão, roteiro, storytelling e processos colaborativos. Sócia-fundadora da Conectidea, núcleo criativo de comunicação e articulação social.
Minicurrículo
Jenifer Batista
Empreendedora social e facilitadora
Cocria a estratégia de comunicação de negócios, com um olhar sistêmico de empatia e sustentabilidade. Boa ouvinte e observadora, possui formação no SEBRAE, UFMG, UFBA, University of La Verne (Califórnia) e degusta cada dia que passa como um livro. Trabalha em rede, como forma de exercitar a liberdade, autorresponsabilidade e potencializar aprendizados. Gosta de olhar no olho e acredita que a comunicação centrada no ser humano impulsiona mudanças positivas. Por isso, bebe nas fontes do Design Thinking, Dragon Dreaming e Antroposofia, para colocar no mundo conceitos e manifestos conscientes.Facilitadora formada pelo Programa Germinar confia no poder da escuta como uma porta que faz emergir soluções autênticas.