A força das mulheres no Terceiro Setor

///A força das mulheres no Terceiro Setor

A força das mulheres no Terceiro Setor

Mulheres são potências transformadoras e configuram maioria da força de trabalho no Setor Social

Por Nanda Soares*

Em sintonia com a ONU Mulheres, que escolheu para a campanha do Dia Internacional da Mulher 2021 o tema “Mulheres na liderança: alcançando um futuro igual em um mundo de COVID-19’’, a FUNDAMIG e a Conectidea convidam grandes mulheres que nos orgulham e representam nesta caminhada de empoderamento para a plena participação e protagonismo das mulheres nas tomadas de decisão da sociedade. O objetivo é construir espaço de diálogo e apoiar, principalmente, as equipes das Organizações da Sociedade Civil – OSCs, levando em consideração o cenário pandêmico, que trouxe à tona esta realidade, na qual “as mulheres foram duramente atingidas pela COVID-19, pois constituem 70% das pessoas que trabalham no setor Social e de Saúde, em todo o mundo, e estão na linha de frente da resposta”. ⠀

Segundo o Brasil Giving 2020, “as mulheres mostram-se particularmente mais inclinadas a fazer trabalho voluntário para uma organização sem fins lucrativos ou organização social. Qual a relação e impacto disso no Terceiro Setor?

Uma matéria especial da rede GIFE (2005) já apontava que “a presença das mulheres é marcante no Terceiro Setor. Das 77 organizações associadas ao Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), 51% contavam com mulheres em posições de liderança. Nos centros de voluntariado do país, o sexo feminino também representava mais da metade das pessoas que desejavam fazer algum trabalho voluntário em prol de uma causa, grupo ou comunidade.”

O papel da mulher como agente de transformação tem sido valorizado? Quais avanços e desafios mais significativos para seguirmos rumo à igualdade de gênero? Vamos falar sobre isso? Participe conosco do webinário que acontecerá dia 24, às 17 horas, ao vivo. Acesso pelo canal do YouTube ou redes sociais da FUNDAMIG.

*Nanda Soares é fundadora e diretora da Conectidea, parceira da FUNDAMIG em Comunicação Mobilizadora.

Moderadoras:

Julia Caldas de Almeida, Superintendente Executiva da FUNDAMIG;

– *Nanda Soares, fundadora e diretora da Conectidea, base criativa de transformação social, parceira da FUNDAMIG em Comunicação Mobilizadora.

Convidadas:

Adriana Muls, presidente do Diário do Comércio e idealizadora do MM2032;

Nádia Rampi, líder do Centro Social Cardeal Dom Serafim / Fundação Dom Cabral;

Solange Bottaro – VP Instituto Ramacrisna;

– Tatiana Pereira, coordenadora do Centro de Apoio Operacional ao Terceiro Setor / MPMG.

2021-03-23T11:17:06-03:0018, 03, 21|0 Comments

Leave A Comment