1ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA (AUDIÊNCIA PÚBLICA) DA COMISSÃO EXTRAORDINÁRIA DE TURISMO E GASTRONOMIA

//1ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA (AUDIÊNCIA PÚBLICA) DA COMISSÃO EXTRAORDINÁRIA DE TURISMO E GASTRONOMIA

1ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA (AUDIÊNCIA PÚBLICA) DA COMISSÃO EXTRAORDINÁRIA DE TURISMO E GASTRONOMIA

O presidente da FUNDAMIG, Dr. Gilson Assis Dayrell, participou hoje, no Plenarinho I da ALMG, da 1ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA (AUDIÊNCIA PÚBLICA) DA COMISSÃO EXTRAORDINÁRIA DE TURISMO E GASTRONOMIA, que teve por finalidade debater o desenvolvimento do turismo e da gastronomia em Minas Gerais e as políticas públicas de apoio a esses setores.

Participaram também desse momento: o Deputado Marcelo Álvaro Antônio, Ministro do Turismo; o Deputado Federal Newton Cardoso Jr., presidente da Comissão de Turismo na Câmara Federal; o Secretário Marcelo Landi Matte e a Sra. Marina Pacheco Simião, superintendente de Gastronomia e Marketing Turístico da Secretaria de Estado de Turismo; o Sr. Roberto Luciano Fortes Fagundes, presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado de Minas Gerais e do Conselho Deliberativo da Fundação Turismo e Eventos de Belo Horizonte e o presidente Jair de Aguiar Neto, da mesma Fundação, que é filiada à FUNDAMIG; o Sr. Igor Araújo Diniz, presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais – FECITUR; o Sr. Ricardo Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais e coordenador da Frente da Gastronomia Mineira; o Sr. Hans Eberhard Aichinger, gerente de Produtos de Turismo, Gastronomia, Eventos do Sistema Fecomércio/MG; o Sr. Fausto Sebastião Izac, vice-Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL; o Sr. Octávio Elísio Alves de Brito, diretor e presidente do Conselho Empresarial de Turismo da ACMinas; o Sr. Roberto Simões, presidente do Serviço de Apoio às Pequenas e Microempresas de Minas Gerais e do Conselho Empresarial de Turismo da ACMinas.

Dentre os diversos assuntos tratados na audiência, o Turismo foi colocado como negócio essencial para geração de emprego e renda para a população mineira, movimentação da economia criativa – que abarca o Turismo religioso, histórico, termal, a Cultura mineira e sua gastronomia – “que deve ser tratada como a base econômica de Minas Gerais (e não mais as commodities de baixo valor agregado, como o minério), já que devolvem 5 reais em ativação econômica a cada 1 real investido”, nas palavras do Secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Marcelo Matte. Nas palavras do presidente da CVB, Sr. Roberto Fagundes, “Turismo é o negócio da felicidade” e “sua resposta aos investimentos é muito rápida e positiva”.

O Ministro mineiro se mostrou solícito à todas as demandas colocadas e recebeu das mãos do presidente da FUNDAMIG a apresentação do Programa de Férias para Idosos, que a atual diretoria pretende implantar em Minas Gerais, sob coordenação da #FUNDAMIG, como forma de #autossustentabilidade para a Federação e suas filiadas, além de ser um Programa de alto #impacto na Economia, gerando emprego e renda, e na melhoria da qualidade de vida da população idosa, que vem crescendo quase o dobro da taxa de crescimento da população brasileira.

Para saber mais sobre a reunião, assistir a gravação, tal como conferir seus resultados e fotos, acesse: https://www.almg.gov.br/atividade_parlamentar/comissoes/internaPauta.html?idCom=1154&dia=13&mes=05&ano=2019&hr=14:00&tpCom=2&aba=js_tabPauta

2019-05-14T13:28:17-03:0014, 05, 19|0 Comments

Leave A Comment