Orquestra Jovem das Gerais se apresenta no 2º Encontro de Músicos no Caraça

/, Sem categoria/Orquestra Jovem das Gerais se apresenta no 2º Encontro de Músicos no Caraça

Orquestra Jovem das Gerais se apresenta no 2º Encontro de Músicos no Caraça

Renato Almeida, um dos fundadores da instituição, ministra palestra sobre a história da ONG no segundo dia do evento.

Crédito: Assessoria de Imprensa Orquestra Jovem das Gerais

Nesta semana, a Orquestra Jovem das Gerais realiza um concerto na abertura do II Encontro de Músicos no Caraça, no Santuário do Caraça, localizado entre Santa Bárbara e Catas Altas, cidades históricas do Circuito de Ouro de Minas Gerais. O evento ocorre entre os dias 28 e 30 de novembro. Os jovens músicos, com idades entre 12 e 16 anos, serão regidos pelo maestro Renato Almeida.

Os musicistas do projeto social interpretam obras de Maurice Ravel, Mozart, Villa-Lobos, Ary Barroso, Guerra-Peixe, Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Ennio Morricone, Gioachino Rossini, entre outros.

No segundo dia do evento, Renato Almeida, que além de ser um dos regentes do grupo é também coordenador geral e um dos fundadores do projeto social, ministra uma palestra, cujo tema é “A história da Orquestra Jovem das Gerais.” Em seguida, outros profissionais da música dão continuidade ao encontro.

Sobre o 2º Encontro de Músicos no Caraça

O 2º Encontro de Músicos no Caraça reunirá músicos de várias partes do Brasil para concertos, palestras e recital de poemas. Cerca de 1500 pessoas irão prestigiar o evento que pauta a produção musical no Brasil. O Encontro de Músicos no Caraça é idealizado pela renomada flautista Odette Ernest Dias. A história da Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte e o processo de recuperação do Órgão Barroco da Igreja do Carmo, de Diamantina, fazem parte dos temas que serão apresentados ao público.

Sobre a Orquestra

Transformação social é a experiência que crianças, adolescentes e jovens vivem na Orquestra Jovem das Gerais. Há dezessete anos, a instituição desenvolve arte, cultura e educação na vida de seus alunos, que são moradores de regiões em situação de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Projeto Social foi idealizado por Renato Almeida e Rosiane Reis. Ambos são maestros e coordenadores da Organização Não Governamental.

Vários estudantes já realizaram Turnês Internacionais e Nacionais da ONG. Ao longo do tempo, cerca de 230 mil espectadores assistiram a concertos de música orquestral erudita e popular da Orquestra Jovem das Gerais, que já somam mais de 300 apresentações.

Atualmente, 300 alunos têm oficinas de instrumentos de cordas, sopros e percussão. Ao longo dos anos, 1400 estudantes passaram pela ONG. Os resultados do trabalho do Projeto Social são perceptíveis. Vinte e cinco jovens atuam profissionalmente na música; nove ex-alunos cursam faculdade de música; outros treze fizeram a mesma graduação; e dez estudantes são monitores das oficinas.

Esse sonho é realidade devido a grandes parceiros, como a Petrobras, através de seus programas socioambientais, Copasa, Magnesita, Belgo Bekaert e Supermix Concreto, por intermédio da Lei Rouanet e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Fonte: Assessoria de Imprensa Orquestra Jovem das Gerais

2018-09-04T00:51:37-03:0025, 11, 14|0 Comments

Leave A Comment