PROVE – Programa de Voluntariado do Terceiro Setor

//PROVE – Programa de Voluntariado do Terceiro Setor

PROVE – Programa de Voluntariado do Terceiro Setor

O Programa de Voluntariado do Terceiro Setor – PROVE – é uma metodologia de #gestão de programas de #Voluntariado personalizada para o #TerceiroSetor. Desenvolvida pela filiada à FUNDAMIG, Minas Voluntários, foi aplicada, em fase piloto, em três organizações, simultaneamente, de portes e finalidades diferentes: na FUNDAMIG, onde originou o Programa de Voluntariado Faça a Diferença, na Organização Regional de Combate ao Câncer – Orcca Combate Ao Câncer e no Instituto da Oportunidade Social, ambas organizações filiadas à FUNDAMIG.

Durante a aplicação desse programa, já concluída, validada e lançada para venda no último dia 17, durante a Conect – A Conferência da Fundamig, que ocorreu na Fundação Dom Cabral – Nova Lima, surgiu a necessidade, por parte dos líderes e gestores, de terem um momento dedicado a troca de experiências, aos estudos e construção de boas práticas e saberes nas áreas interdependentes: Voluntariado e Sustentabilidade – especificamente o Voluntariado Transformador e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (#ODS), promulgados em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU Brasil).

Para sanar essa necessidade e em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, último 28 de agosto, FUNDAMIG e MINAS VOLUNTÁRIOS lançam mais essa parceria, o Núcleo de Altos Estudos em Voluntariado e Sustentabilidade (#NAVE).

Apesar do foco no Terceiro Setor, o NAVE se apresenta como fórum Intersetorial de estudos e consultas, em que experiências do setor público e privado são muito bem vindas.
Provocado pelo relatório “O Estado do Voluntariado no Mundo” (2015), do Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV Brasil), informando que “voluntários, em todo o mundo, estão subutilizados no quesito governança”, o NAVE visa aprofundar e responder a três desafios para a gestão do Voluntariado no Brasil, notadamente no Terceiro Setor:
1 – Recrutamento e fidelização de voluntários;
2 – Segurança Jurídica e
3 – Mobilização de Recursos para a gestão e manutenção de ações, projetos e programas de Voluntariado.

2018-09-04T18:39:13-03:0004, 09, 18|0 Comments

Leave A Comment