Conspiração Mineira Pela Educação

//Conspiração Mineira Pela Educação

Conspiração Mineira Pela Educação

O Movimento teve inicio em agosto de 2006, a partir da criação dos Conselhos de Educação da Associação Comercial de Minas Gerais (ACMINAS) e da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (FUNDAMIG). Desde os primeiros momentos, escolhemos um foco de atuação: contribuir para a melhoria da educação básica em Minas, especialmente para as redes de escolas públicas do Estado e dos municípios.

Os pensadores
Dentre os notáveis colaboradores da Conspiração, dois pensadores de grande reputação no cenário da educação brasileira contribuíram para os projetos iniciais do Movimento. Antonio Carlos Gomes da Costa foi o principal formulador do manifesto A Carta do Caminho, que explicita o compromisso e a fundamentação da Conspiração. O outro pensador é Claudio de Moura Castro, responsável, principalmente, pelo Projeto Serra Verde, primeira iniciativa do Movimento.

O Movimento
Conspiração Mineira Pela Educação é um Movimento que busca a conquista de uma educação de qualidade para todos. Trata-se, pois, de um propósito que demanda um extraordinário esforço conjugado, tendo em vista a complexidade da educação, a dimensão do nosso Estado e as suas notáveis diversidades. Por isso mesmo, é um desafio que somente pode ser enfrentado com a força de transformação de uma conspiração, com os seus significados histórico e etimológico.

Os Objetivos

A Conspiração Mineira Pela Educação se alinhou com o Movimento nacional Todos Pela Educação, lançado em setembro de 2006, explicitando cinco metas que devem ser buscadas sistematicamente, visando à um novo patamar educacional para todo o país, emblematicamente até sete de setembro de 2022, ano do bicentenário da independência.

São elas:

1- Todas as crianças e jovens, de 4 a 17 anos, estarão na escola;
2- Toda criança até oito anos saberá ler e escrever;
3- Todo aluno aprenderá o que é apropriado para a sua série;
4- Todos os alunos vão concluir o ensino básico;
5- O investimento em educação básica será garantido e bem gerido.

2014-02-12T13:14:46-03:0012, 02, 14|0 Comments

Leave A Comment