Programa Residência Jurídica

//Programa Residência Jurídica

Programa Residência Jurídica

O Instituto Jurídico para Efetivação da Cidadania e Saúde (IJUCI) apresenta dentre seus projetos executados o Programa de Residência Jurídica, que tem como objetivo ampliar o atendimento ao cidadão que não tem acesso à justiça e que necessita de orientação judicial e acompanhamento do seu litígio (cível, penal, trabalhista, familiar, contrato, relação de consumo, tributário, previdenciário). É aplicada uma metodologia diferenciada e multidisciplinar com a participação de alunos do Direito, Serviço Social, Psicologia, dentre outros, de forma a acolher o atendido com qualidade e eficácia, buscando em todas as esferas o auxílio necessário para o alcance satisfatório da boa condução da demanda apresentada. Até o momento foram mais de 15.000 atendimentos entre ações judiciais e extrajudiciais (conciliação, mediação e arbitragem) com o apoio das áreas elencadas acima. Já passaram pelo IJUCI mais de 5.000 profissionais voluntários e alguns hoje exercem cargos públicos satisfatórios.

Os atendimentos são realizados inicialmente com agendamento prévio 3295-5655. O atendido deverá trazer carteira de identidade, CPF e comprovante de residência (conta de água e/ou luz) bem como todos os documentos que julgue necessários para esclarecimento da demanda.

O voluntário operador de Direito (advogado, bacharel e acadêmico) irá atender o cidadão hipossuficiente nas orientações jurídicas, nas propostas de conciliação extrajudicial, no recolhimento de documento, ajuizamento e acompanhamento processual, podendo também receber processos em andamento. Além disso, pode optar por um dos seguintes perfis de profissionais residentes: atendente/acompanhador, supervisor de atendimentos, revisor ou audiencista. Ressalta-se que a declaração de voluntariado é aceita nos concursos públicos como comprovação dos três anos de prática.

Interessou? Venha participar!

2018-10-11T15:53:27-03:0011, 10, 18|0 Comments

Leave A Comment