RAMACRISNA INAUGURA NOVO ESPAÇO DO ANTENADOS

//RAMACRISNA INAUGURA NOVO ESPAÇO DO ANTENADOS

RAMACRISNA INAUGURA NOVO ESPAÇO DO ANTENADOS

Instituição Social lança no dia 19 de novembro, às 9h, novo espaço do projeto Antenados, que agora passa a ser também produtora de vídeo.

Crédito: Filipe Abras

Crédito: Filipe Abras

A Instituição Social Ramacrisna, localizada em Betim, dá as boas-vindas ao novo espaço do projeto Antenados, no dia 19 de novembro, às 9h, na Rua Mestre Ramacrisna, 379 – Santo Afonso, em Betim. O novo local conta com ilha de edição, redação, e como novidade traz sala de aula e cinemateca aberta ao público externo. Na ocasião o grupo de jovens irá homenagear o cineasta Guilherme Fiuza dando seu nome ao novo espaço, para este dia também estão previstas uma série de atividades, entre elas apresentação da Orquestra Jovem Ramacrisna e homenagem às pessoas que fizeram parte da trajetória do projeto ao longo dos oito anos de existência.

O lançamento do espaço marca também o novo momento do Antenados – que iniciou-se em 2007 como projetosocial focado em oferecer conhecimento em audiovisual para jovens da zona rural de Betim, e agora passa a ser também produtora de vídeo, com diferencial de ser especializada em Terceiro Setor, já que teve sua origem nesse segmento e portanto conta com experiência na área.O curso de audiovisual que já é oferecido pelo  Antenados ganhará nova reformulação no próximo ano.

“Para a Ramacrisna, perceber que seus projetos ganham vida, independência é sinal que realizamos nossa missão. Nossos jovens se tornam proativos, competentes e passam a caminhar com autonomia, delimitando seus próprios caminhos. É a realização que buscamos” conta Solange Bottaro, vice-presidente da Ramacrisna.

O coordenador do Antenados, Emerson de Oliveira Souza, se diz feliz e orgulhoso do novo caminho trilhado pelo projeto: “O Antenados passa por um momento muito especial, completamos oito anos e estamos reformulando toda a forma de pensá-lo, reavaliando nossos processos e objetivos. Acredito que nos tornaremos mais eficientes, pois além da promoção à educação, reforçaremos a questão do aprendizado profissional, o que pode, de fato, influenciar na qualidade de vida dos envolvidos. Nesse projeto todos somos beneficiados. Eu cheguei bem novo e parte considerável do homem que eu sou hoje provém de minhas experiências no Projeto. Portanto, como não agradecer por tudo e não torcer para que os próximo anos sejam mais profundos ainda?” finaliza.

SOBRE O PROJETO ANTENADOS ____________________________________________________

O Projeto Antenados teve inicio em 2007 com 18 integrantes, moradores da zona rural de Betim. Entre a turma atual e as pessoas que já passaram pelo projeto são contabilizados 94 integrantes, que por meio de atividades de produção e edição de textos, imagens, vídeos e áudios, têm a possibilidade de se tornarem potenciais produtores de conteúdo e agentes transformadores da sociedade em que vivem. Nos oito anos de atividades, completados em 2014, foram concretizadas 400 produções audiovisuais, entre institucionais, reportagens e matérias jornalísticas, 17curtas-metragens, e 19 jornais impressos com tiragem total de 33 mil exemplares e 100 fanzines.

Os Antenados participam frequentemente de cursos e seminários, programas televisivos e eventos como Favela É Isso Aí, Encontro Marcado Com Fernando Sabino, FID- Fórum Internacional de Dança e do Programa Ação com Serginho Groisman. Realizam também oficinas de audiovisual para mais de 2.800 pessoas, entre alunos de escola pública e privada, professores e educadores. Já receberam prêmios como o Professor Aluísio Pimenta e Menção Honrosa Cidadãos do Mundo do Jornal Hoje em Dia.

Os Antenados são responsáveis pelo CRIARTE, único Ponto de Cultura da cidade de Betim, em parceria com o Governo de Minas, e já produziram 15 shows em todo o município. O projeto Antenados contou nesses oito anos com os seguintes parceiros:Petrobras, Minc, Teksid, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, Cemais, FUNDAMIG, Prefeitura de Betim, Vale Verde, Porto Seguro, TV Betim, Jornal Hoje em Dia, Faculdade Pitágoras, Colégio Pitágoras, CEMIG, Rotary Club Belo Horizonte Liberdade, Hospital Risoleta Neves, Funarbe, Ponto de Cultura, Instituto C&A de Desenvolvimento Social e PUC – Betim, entre outros. Em março de 2012, o projeto comemorou cinco anos com a exposição aberta ao público, Projeto Antenados – 5 Anos Transformando Vidas, no Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo, em Betim, que durante 14 dias foi visitada por mais de 1.500 pessoas.

Fonte: Agência Pessoa Comunicação e Relacionamento

2018-09-04T00:51:47-03:0017, 11, 14|0 Comments

Leave A Comment